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sábado, 21 de junho de 2008

4ª etapa Stock Car - Santa Cruz do Sul

Santa Cruz do Sul

Cobertura especial em homenagem ao idealizador do Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, ex. Prefeito e atual Dep. Federal Sr. Sérgio Ivan Moraes.

Santa Cruz do Sul (RS)


A Cidade de Santa Cruz do Sul, graças a visão de um excelente empreendedor, ficou muito conhecida a nível nacional e internacional. A construção de um Autódromo Internacional pelo Ex. Prefeito, fez com que a cidade se tornasse destaque no cenário de automobilismo internacional, pois desde sua inauguração até a data de hoje, a cidade nunca tinha recebido tantos turistas.
A assessoria de imprensa do Jornal do Autódromo, entrevistou gerntes dos hotéis locais, restaurantes, comércio e outros, para saber se há algum efeito positivo ter um autódromo de grande porte no município.
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Por Clara schestatsky
Santa Cruz do Sul é uma linda cidade e arborizada. É realmente, bela no seu dia a dia, e isso o turista sente ao chegar.
O Complexo do Autódromo Internacional e Parque de Eventos vieram para destacar ainda mais os seguimentos de hotelaria e gastronomia.
Os hotéis instalados estão sempre prontos para receber turistas de todos os locais do mundo. E, na gastronomia além de encontrarmos variados pratos típicos da culinária alemã como as famosas cucas, lingüiças, joelho de porco, chucrute, entre outros. Os turistas encontram a diferença de preços referidos contando com informações de outras cidades que são consideradas pólos turísticos aqui no Rio Grande do Sul. Santa Cruz do Sul é uma das cidades brasileiras, onde os turistas podem encontrar excelentes pratos diversificados das gastronomias locais, regionais, nacionais e internacionais, com preços ao alcance de todos.
Os hotéis estão situados em vários pontos da cidade, alguns na área central, outros próximos a rodoviária e outros em área nobre.

O Charruá Hotel Santa Cruz, situado na Rua Marechal Floriano, área central, frente à Praça da Bandeira, onde localiza-se o prédio da Prefeitura Municipal, possui 110 apartamentos nos padrões luxo, superior e Standard. Todos com ar condicionado, frigobar, TV a cabo, telefone e internet wi-fi. Possuí uma infra-estrutura, que possibilita o bem estar de seus clientes na suas estadias. Conta com um Web Center onde disponibiliza computadores, impressora, fax e internet. Além do hóspede poder acessar a internet pelo sistema wi-fi (wireless) em qualquer ponto do hotel.
Por possuir uma boa localização é um dos mais requisitados, por turistas, empresas durante todo ano. Na época da temporada de grandes corridas como Stock Car, ficam todos os seus apartamentos ocupados.
Neste hotel como na grande maioria, o restaurante é terceirizado. Um delicioso Café da manhã colonial é servido no hotel, e está incluído na diária.
O Sr. José Luis Kipper, que gerencia o hotel a cerca de 4 anos, e trabalha no mesmo há mais de 08 anos, vem acompanhando assim o crescimento e desenvolvimento de Santa Cruz do Sul em vários seguimentos. E com a implantação do Autódromo Internacional e Parque de Eventos, grandes corridas que acontecem em algumas datas esporádicas durante o ano, o Sr. Kipper informa: “Nosso hotel lota, com os integrantes de várias equipes do automobilismo, que chegam dias antes da corrida para os preparativos no Autódromo Internacional, e alguns já reservam muito antes de se deslocarem de suas cidades. E ainda chegam aos dias que antecedem as corridas. O que deveria ser feito era trazer mais eventos de grande renome, durante o ano. Grandes corridas trazem público e faz com que a economia gire. Sempre estamos procurando melhorar modernizando espaços através de reformas internas, para que nosso cliente se sinta satisfeito com os serviços oferecidos. Inclusive há poucos meses reformamos nosso saguão de entrada e salas de estar dos hóspedes e seus visitantes. A parte do Centro de Eventos Charrua é um amplo espaço para a realização dos mais diversos encontros de negócios. Pronto para serem usufruídos no que diz respeito a congressos, convenções, seminários, reuniões e exposições, com acesso interno e externo, e, além dos amplos salões e salas de reuniões, possui áreas para exposições e local próprio para o coffee break. Inclusive já foi realizado, um evento para convidados vip’s com distribuição de brindes, por uma das equipes que correm na Stock Car. “

O Cíthos Hotel, também localizado em área central, na Rua Fernando Abott, 77 próximo a Catedral São João Batista nesta cidade. O hotel possui 51 apartamentos, suíte, apartamento de luxo duplo, apartamento de luxo triplo, apartamento Standart casal. E também estacionamento próprio. Sala de Internet Wirelles. Sala de Jogos, Sala de Televisão c/ TV à cabo. Restaurante terceirizado, com duas cozinhas, uma própria para o restaurante, outra para que o hotel possa utilizar separadamente no preparo do café da manhã que serve ao seu cliente. O hotel recebe turistas, empresários e funcionários de empresas em viagens de negócios, tem grande fluxo ao longo do ano. Com a preocupação do bem estar do seu hospede, o hotel passou por reformas internas, e hoje está cada vez mais preparado.
O Cíthos Hotel está sob administração da família Romminger, desde 1995. A Sra.Beatriz Homminger administra o hotel há 7 anos. Com o surgimento do complexo turístico Autódromo Internacional e Parque de Eventos, buscam ampliar sua forma de trabalho, na solicitação de reservas pela internet, tanto para os clientes fieis, como novos clientes. Quando acontecem grandes eventos automobilísticos como Stock Car, o hotel fica lotado. Segundo a Sra. Beatriz: “O diferencial que aqui oferecemos na contratação de reservas, é devido ao trabalho de uma agente de turismo que atua na área de prestação de serviços, com a negociação de pacotes de reservas às equipes de corredores que competem em Autódromos de todo Brasil. Essa agente entra em contato com antecedência, até mesmo, já reserva algumas hospedagens de equipes de um ano para outro, de acordo com a satisfação dos clientes, garantindo assim suas estadias. O Cíthos é um hotel de médio porte, e por isso tem dificuldades em hospedar turistas, equipes de pilotos, e pessoas de negócios sem reservas antecipadas, nesta época de corridas. Se houvessem mais eventos de corridas de renome como a Stock Car no autódromo de Santa Cruz do Sul, teria de aumentar o espaço físico com mais apartamentos, para melhor acomodar a todos.
Acredito que o Autódromo Internacional é um local que ainda trará muitas equipes, corredores e turistas para nossa cidade. O que falta no município é a criação de um espaço, próximo ao pórtico da entrada na cidade (acesso Grasel), onde poderia ser construído um local mesmo que pequeno, como um quiosque, para a divulgação de todos os eventos que aconteceriam durante todo o ano. Isso seria muito positivo perante os viajantes, que passam de carros, ônibus de excursões, ou qualquer outro transporte terrestre. Para que os mesmos pudessem obter maiores informações sobre todo pólo turístico de Santa Cruz do Sul.”

A rede de gastronomia de Santa Cruz do sul é muito ampla. Encontramos aqui desde casas de chá, que servem buffet com as iguarias típicas da gastronomia alemãs e também petiscos de variados gostos, além de tortas entre outros. Santa Cruz do Sul dispõem de vários restaurantes de comidas internacionais, exemplo cozinha chinesa, italiana, francesa, uruguaia, portuguesa, entre outras especiarias.
As famosas churrascarias, que são tradicionais no estado do Rio Grande do Sul, fazem parte da gastronomia no município. Entre elas, a tradicional com mais de 50 anos de atividades, a churrascaria Centenário. Há vinte anos está sob a direção do Sr.Constantin e seu sócio Dallazem
Na churrascaria, o movimento cresceu e o bom atendimento e os pratos saborosos mantiveram sua qualidade sempre. Com a inauguração do Autódromo Internacional, houve um grande aumento na clientela da Churrascaria. Turistas, equipes de grandes renomes que vem para a preparação dos boxes de seus pilotos no Autódromo Internacional e os próprios pilotos, quando esses não estão apenas desembarcando de seus jatinhos no dia da corrida e retornando após o termino das mesmas.

Os proprietários há poucos anos atrás, reformaram o prédio onde funciona a churrascaria, para atenderem melhor os turistas e equipe nas datas em que se realizam as provas no autódromo.. Neste período, a churrascaria fica aberta um pouco além de seu horário de funcionamento devido ao grande movimento.
Segundo o Sr. Constantin: ” Se o Autódromo Internacional não estivesse sido implantado na cidade de Santa Cruz do sul, talvez nós não houvéssemos ampliado nosso espaço físico. E também não descartamos a hipótese de que no futuro colocaremos uma lancheria, algo dentro nosso seguimento, se houver estrutura pronta e apropriada para conduzirmos o bom andamento e não atrapalhar o funcionamento da churrascaria no centro da cidade. Por que atualmente não há tantas corridas para que pudéssemos visualizar um empreendimento de um porte igual ao que está já instalado no centro da cidade.”

Todos os locais onde estive entrevistando possuem página na internet
(site), para contato e reservas. Nas páginas contém mapas para localização destes.
Outra informação aos turistas de cidades vizinhas, de todo rio Grande do sul e de todo Brasil, é a de que não se preocupem com seus carros a gás, porque em Santa Cruz do sul, existe o posto de abastecimento 2001 que oferece aos seus clientes e visitantes este serviço 24 horas. Ao lado do Posto localiza-se a oficina Cia do Gás, para quaisquer eventuais problemas técnicos ou mecânicos. A Cia do Gás é a sua convertedora, fone: (51) 3717-1281.
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Estavam presentes toda a imprensa esportiva nacional e alguns correspondentes de imprensa internacional no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, cobrindo a 4ª etapa de Nextel Stock Car.






































































































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Santa Cruz do Sul e a Região têm belezas naturais incríveis, algumas desconhecidas até pelos próprios moradores das localidades.
Tem um Autódromo Internacional com alto potencial para realizarção de grandes provas de vários níveis o ano inteiro, isso dentro de um lindíssimo Parque de Eventos.
No entanto, sua atual administração prefere utilizar seus vultosos recursos de publicidade em encarte colorido de várias páginas em jornal local para seus heróicos feitos de "tapar buracos", de utilização de vultosos recursos, que na sua maioria vieram do Governo Federal, que sequer é citado como parceiro, e para comprar briga com uma cidade coirmã, Blumenau, que sabidamente tem a maior festa germânica da América.
Deixar de investir na divulgação de uma prova tão importante como a Stock Car, em veículos especializados na área, para investir em encartes caríssimos e locais é muito mais que bairrismo, é incompetência pura.
Adm. Ervino R. Martins
Espec. em Polit. e Gestão
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ENTREVISTA COM O DEPUTADO FEDERAL SÉRGIO IVAN MORAES: UM SONHO, UMA REALIDADE


Santa Cruz do Sul tem uma localização privilegiada no mapa do Rio Grande do Sul, situada na região central. É destaque no segmento de fumo, e com isso denomina-se a Capital Mundial do Fumo. Além disso, é comparada às cidades serranas de Gramado e Canela, que são consideradas no Rio Grande do Sul as cidades de maior pólo turístico, com melhores redes de hotéis e gastronomia. Na comparação, Santa Cruz do Sul talvez seja até melhor, e contando sempre com bom atendimento e serviços oferecidos nestes segmentos. Hoje em dia, com o desenvolvimento e progresso, pode ser dito que aumentou o movimento financeiro na cidade. "O turista que vem conhecer e conviver com a população de Santa Cruz do Sul leva consigo uma excelente impressão da nossa cidade", segundo o Deputado Sérgio Moraes.


Santa Cruz do Sul recebe turistas na época de entressafra da venda do fumo em toda a região. Nesta ocasião, circulam pessoas de diversos países do mundo. Também na época do evento da Oktoberfest, que é realizado em outubro durante 10 dias, Santa Cruz do Sul recebe muita gente de vários estados e cidades do Brasil, e muitas vezes também do exterior. Uma festa de cultura Germânica, trazida para cá junto com a colonização alemã que fundou a cidade. Destaca-se também o evento tradicionalista ENART, que envolve diversas etnias do mundo todo. Esse evento também foi apoiado e trazido a Santa Cruz do Sul durante a gestão do empreendedor Deputado Moraes.


O Deputado Moraes, na época que administrava a Prefeitura Municipal, sempre teve uma enorme preocupação em fazer com que Santa Cruz do Sul pudesse ser conhecida e reconhecida como um grande pólo turístico, de âmbito nacional e internacional, e também reconhecida como pólo de grandes negócios.


"Nos 4 primeiros anos primeiros de gestão da minha administração, cogitávamos a implantação de um projeto que trouxesse todos os benefícios referentes ao crescimento de segmentos que gerassem mais divisas ao município. E assim começamos neste primeiro mandato a organização de um planejamento estudado para implantação de um projeto de construção de um complexo turístico que traria a movimentação que faltava na cidade. O projeto foi a criação de um Autódromo Internacional e um Parque de Eventos”, declarou Moraes, que foi reeleito e assim o projeto do autódromo começou a sair do papel.


Devido à grandiosidade da criação deste complexo, de forma alguma poderia ser construído no perímetro urbano. A área foi adquirida pela prefeitura, os engenheiros e arquitetos de Santa Cruz foram contratados pela administração da prefeitura, e projetaram o autódromo de acordo com as regras e leis operacionais, para serem promovidas grandes corridas de destaque no âmbito nacional e internacional.


As obras do autódromo foram feitas com dinheiro do município, cerca de sete milhões de reais, dos cofres públicos pagos à vista. E dois milhões vieram através da Deputada Federal Kelly Moraes, na época em que o complexo estava sendo construído para complementação da obra, verba que veio de Brasília do Ministério do Turismo.


O Deputado Moraes informa que havia deixado crédito em caixa. E não havia completado a obra de asfalto frente aos boxes, que primeiro deveriam estar prontos e logo após sim deveriam ser asfaltados. Isso tudo dentro do prazo previsto, pois já estavam pagos.


"Os únicos locais que não foram concluídos até o presente momento e nem houve como faze-los na minha gestão, foram: lancherias e banheiros. A única solução naquele momento era o arrendamento do local para um comerciante que estivesse interessado em dar continuidade à obra. E o mesmo poderia ser beneficiado com um contrato de uso até findar a verba que deveria ter gasto. E até hoje está sem solução. Somente grama foi plantada pela atual gestão, e poucas foram as melhorias dentro do parque do autódromo”, comentou o Deputado.


Moraes informou que ainda deixou concluídos dois galpões. E também houve descaso na área de camping, que deveria ter ao menos bicas ou torneiras de 50 em 50 metros. Na rede elétrica também não há tomadas e bicos de luz, que são importantes para o bem-estar do campista. E também a falta da manutenção. Bastaria um homem, uma roçadeira, que a prefeitura dispõe, e o local todo estaria em condições.


O que fora dito na transição de sua gestão pelo atual prefeito José Alberto Wenzel, assim que assumiu o mandato "é de que não haveria tempo para o autódromo, mas sim para projetos sociais de maior importância, que seriam destinados à criação de novas creches noturnas, e outros projetos que beneficiariam os cidadãos santa-cruzenses". E no entanto, segundo o Deputado, "nem o que era importante fora realizado e nem o que não era".


Dentro da área do complexo chamado Autódromo Internacional e Parque de Eventos, existia uma área de 40 hectares de terra, designada para o lazer. Onde estava sendo pré-vista uma área de lazer pública, com churrasqueiras, quadras de bocha, futebol sete e vôlei. Onde a população e turistas poderiam usufruir nas temporadas de corridas, ou em qualquer outro tempo que quisessem, era para ser pública. A atual administração municipal doou a área, para o MPA (movimento do Pequeno Agricultor). "Desta forma, o complexo Autódromo Internacional e Parque de Eventos perdeu um local de lazer e, definitivamente, não há o que fazer. Foi realizada doação perante lei aprovada pela câmara municipal”.


Segundo o Deputado Moraes, várias injustiças lhe foram feitas, entre elas destacamos três.
1ª) A Formula Truck, que todo mundo quer ver realizada aqui também. E não sabem o por quê não aconteceu ainda. Conta o deputado Moraes que: "No momento que as obras do autódromo estavam quase concluídas, (para ao menos ser inaugurada a pista), o Deputado Moraes contatou o amigo pessoal Sr. Aurélio Batista Felix (falecido), o idealizador e fundador da Formúla Truck no Brasil, que ficou empolgado com a construção de um autódromo internacional aqui na região. E se propôs receber o amigo Deputado Moraes e o prefeito eleito José Alberto Wenzel, para conversarem sobre a realização da Formúla Truck aqui no autódromo. Essa conversa aconteceu em Viamão, o Deputado e o Prefeito recém eleito na época foram recebidos pelo Sr. Aurélio Batista Felix, lá em Viamão e o Sr. Wenzel desconversou sobre o assunto Formula Truck. Segundo o Deputado Moraes, Wenzel nunca convidou o Sr. Aurélio Batista Felix a vir ao autódromo. O sonho de seu amigo já falecido era correr no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, e a sua viúva estaria interessada em ver um dia a Formula Truck ser realizada aqui, mas não com essa atual gestão.


O Deputado salienta que jamais nenhum de seus amigos pessoais ou conhecidos ligados ao automobilismo foram convidados pelo Prefeito Wenzel a vir sequer prestigiar os eventos no autódromo.

2ª) No dia que antecedia a inauguração, o Deputado juntamente com sua família deslocou-se com seu motorhome, até o local que escolhera dentro da área de camping para acampar. Neste local ocupado, pediram a ele que saísse. Saiu e escolheu outro local dentro do parque. E assim lá chegando um comerciante de carros de aluguel para crianças foi designado para instalar-se ao lado do seu acampamento. Esse comerciante procurou o Deputado Moraes, pediu desculpas e disse-lhe que não iria instalar-se ao lado, devido ao barulho que ira causar-lhes. Luz, o deputado também não tinha, porém uma senhora dona de tenda de pastelaria, lhe cedeu energia elétrica.
3ª) No dia da inauguração da pista, na hora da bandeirada da largada, o Deputado Moraes e a Deputada Kelly foram “barrados ao chegar à pista, e mais uma vez com os aplausos e afeto do público presente, encheram os corações com este carinho esquecendo as mágoas de tantas injustiças". "Eu ainda quero ter o prazer de arrancar a placa de inauguração do autódromo onde está escrito que o prefeito José Alberto Wenzel inaugurou o Autódromo Internacional".

O Deputado garante que as obras do autódromo não pararão se o seu partido assumir a administração na próxima eleição em outubro. "O Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul é um bem público e não privado, terá grande destaque em âmbito nacional e internacional. Não sou contra o arrendamento do local. Se existir alguém capaz de assumir em forma de arredamento do local e colocá-lo em destaque como deveria estar sendo feito, a proposta deste empresário será estudada, mas nunca será permitido arrendamento sem os trâmites legais, somente por forma de licitação pública".
Em meio a tudo que conversei com o Deputado Federal Sérgio Ivan Moraes, me emocionei muito ao redigir toda essa matéria. Existe muita coisa que nós da mídia lutamos sempre, e um dos principais fatores que me fez escrever de coração aberto foi a sinceridade que o Deputado Sérgio Ivan Moraes mostrou-me no momento.
Ninguém pode ser contraditório ao desenvolvimento de uma cidade, que ao meu ver ainda engatinha na falta de união de políticos, empresários e pessoas influentes desta cidade.
O Jornal do Autódromo tem o dever moral de destacar personalidades que trabalharam e trabalham pelo bem de uma sociedade que tem tudo para crescer.
Entrevista realizada no dia 16 de junho 2008.
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Eng. Airton Kohls e Eng. Leomar Teichmann


JORNAL DO AUTÓDROMO: Um pouco sobre você.

Eng. Leomar Teichmann: Sou Engenheiro Civil e pesquisador, de longa data, dos assuntos concernentes ao automobilismo, especialmente os aspectos relacionados a design e segurança de autódromos. Durante muitos anos, antes da disponibilização do Google Earth, possuí um dos maiores acervos brasileiros de material sobre autódromos. Sou colaborador de inúmeros websites e blogs que tratam de automobilismo, não só do Brasil, mas também da Inglaterra, Austrália, Estados Unidos e Itália.

JORNAL DO AUTÓDROMO: Obras como a do Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, trazem benefícios a nossa cidade?

Eng. Leomar Teichmann: Sem sombra de dúvida! É claro que, por ser público, o autódromo fica sob a responsabilidade de pessoas que nem sempre possuem conhecimento ou preparo para administrar uma instalação deste tipo. Infelizmente a Prefeitura perdeu uma grande chance de profissionalizar a gestão de nosso autódromo e afastou deste exatamente as pessoas que mais se dedicavam a mantê-lo e a fazê-lo funcionar dentro da precária estrutura que dispunham para isso. Alguém sabe dizer onde anda o antigo gerente do autódromo, Daniel Eick, que chegava ao ponto de ir ao autódromo sozinho para montar as barreiras de pneus, porque se não o fizesse ninguém havia para fazer?

Do ponto de vista econômico, a exposição da cidade na mídia de todo o País certamente poderia trazer muito mais benefícios do que trouxe até o momento. Isto passa, impreterivelmente, por uma gestão profissional do autódromo que saiba capitalizar os espaços que a cidade tem tido nos maiores veículos de comunicação do país. O aumento do número de hotéis e restaurantes, bem como a modernização dos já existentes, deveria já estar acontecendo em nossa cidade, mas como os eventos não tem ocorrido na freqüência em que se previa, isto deve levar mais algum tempo para acontecer.


JORNAL DO AUTÓDROMO: Como o senhor se sente quando visualiza pelo Google Earth a obra em que foi um dos realizadores?

Eng. Leomar Teichmann: A satisfação é o grande prêmio que obtive nesta obra. Inúmeros desafios e percalços foram vencidos por aqueles que acreditaram ser possível construir algo tão grandioso em Santa Cruz do Sul. Mas ainda há muito para fazer e, para que tenhamos um autódromo, na essência da palavra, temos de tirá-lo do marasmo em que se encontra e deixá-lo em condições de receber grandes eventos nacionais e internacionais.


JORNAL DO AUTÓDROMO: Podemos dizer que o Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, era um sonho que se realizou?

Eng. Leomar Teichmann: Ainda não, pois falta muito daquilo que foi idealizado no projeto que norteou a obra. É claro que grande parte da culpa por isso é das autoridades esportivas que não exigem o que a FIA preconiza e permitem que se realizem eventos em situações longe do ideal. Essa postura levou ao comodismo e ao “achismo” de que o autódromo está bom assim e que nada mais precisa ser feito.


JORNAL DO AUTÓDROMO: Algumas categorias já correram em Santa Cruz. Quais das categorias que ainda não correram e que são importantes no calendário nacional da velocidade e que poderiam vir aqui?

Eng. Leomar Teichmann: O nosso autódromo é o que possui maior potencial de crescimento em todo o Brasil. Categorias como a Fórmula Indy e o Mundial de Motovelocidade já nos sondaram sobre a possibilidade de realizarem eventos aqui, mas o atual estágio do autódromo não permitiu que o assunto evoluísse.

O ideal seria que todas as categorias de nosso automobilismo viessem a Santa Cruz do Sul, mas os interesses dos patrocinadores, bem como a pequena presença de público na maioria dos eventos, acabam fazendo com que nosso autódromo seja preterido em favor de outros mais próximos dos grandes centros.


JORNAL DO AUTÓDROMO: A Fórmula Truck, até esse momento não correu no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, sabe me dizer por qual motivo? Alguns afirmam que a estrutura do autódromo não permite categoria do tipo da Fórmula Truck correr aqui, outros dizem, enquanto a atual administração estará no comando, não virão. O senhor como engenheiro e conhece a estrutura técnica do autódromo, pode falar a respeito do assunto?

Eng. Leomar Teichmann: No início de 2005 o Aurélio Félix, promotor da F-Truck, esteve em Santa Cruz do Sul e afirmou que faria a inauguração do autódromo no dia 5 de junho, mesmo que a pista não estivesse pronta e que “os caminhões tivessem de correr no cascalho”. Ele chegou, inclusive, a garantir que arcaria com o custo da construção do túnel de acesso ao autódromo. Pois bem, o túnel foi construído e, já próximo da data prevista para a inauguração ele esteve as encondidas em nossa cidade e, pela imprensa, fomos todos informados que a F-Truck não faria a inauguração – sob alegação de falta de segurança para realização do evento.

Algo que a maioria das pessoas não sabe é que a renda do evento é do promotor deste e que a Prefeitura recebe um valor fixo pelo aluguel do autódromo.

A F-Truck é um negócio, e como todo negócio seu objetivo maior é o lucro. Santa Cruz do Sul, para Aurélio Félix (talvez pelo túnel que ele nunca pagou), nunca fez parte dos planos da F-Truck e ele utilizou todos os argumentos que pode para não correr aqui. Quem sabe agora as coisas mudem...


JORNAL DO AUTÓDROMO: O Autódromo, com Sérgio Moraes, terá a mesma cara que se encontra hoje?

Eng. Leomar Teichmann: De jeito nenhum! O Sérgio acreditou no sonho que os visionários Paulo Herzog, Cássio Knack, Carlito Hammes, Cesar Cusinato Gautério Jr e Enio Wermuth Jr, entre outros, lhe apresentaram. Diferente dos que o seguiram, o Sérgio viu no autódromo o futuro de Santa Cruz do Sul e abraçou a idéia, mobilizando a equipe técnica e todos os demais que colaboraram para a construção desta maravilhosa praça esportiva que temos hoje em nossa cidade. Se ele voltar a Prefeitura certamente Santa Cruz do Sul vai realmente descobrir o que o automobilismo pode fazer por nossa cidade.



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Para saber mais sobre a estrutura do Autódromo entre no site do Eng. Leomar Teichmann: http://www.lnt.eng.br/scs.html
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