Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quinta-feira, 19 de junho de 2008

ENTREVISTA COM O DEPUTADO FEDERAL SÉRGIO IVAN MORAES: UM SONHO, UMA REALIDADE


Santa Cruz do Sul tem uma localização privilegiada no mapa do Rio Grande do Sul, situada na região central. É destaque no segmento de fumo, e com isso denomina-se a Capital Mundial do Fumo. Além disso, é comparada às cidades serranas de Gramado e Canela, que são consideradas no Rio Grande do Sul as cidades de maior pólo turístico, com melhores redes de hotéis e gastronomia. Na comparação, Santa Cruz do Sul talvez seja até melhor, e contando sempre com bom atendimento e serviços oferecidos nestes segmentos. Hoje em dia, com o desenvolvimento e progresso, pode ser dito que aumentou o movimento financeiro na cidade. "O turista que vem conhecer e conviver com a população de Santa Cruz do Sul leva consigo uma excelente impressão da nossa cidade", segundo o Deputado Sérgio Moraes.


Santa Cruz do Sul recebe turistas na época de entressafra da venda do fumo em toda a região. Nesta ocasião, circulam pessoas de diversos países do mundo. Também na época do evento da Oktoberfest, que é realizado em outubro durante 10 dias, Santa Cruz do Sul recebe muita gente de vários estados e cidades do Brasil, e muitas vezes também do exterior. Uma festa de cultura Germânica, trazida para cá junto com a colonização alemã que fundou a cidade. Destaca-se também o evento tradicionalista ENART, que envolve diversas etnias do mundo todo. Esse evento também foi apoiado e trazido a Santa Cruz do Sul durante a gestão do empreendedor Deputado Moraes.


O Deputado Moraes, na época que administrava a Prefeitura Municipal, sempre teve uma enorme preocupação em fazer com que Santa Cruz do Sul pudesse ser conhecida e reconhecida como um grande pólo turístico, de âmbito nacional e internacional, e também reconhecida como pólo de grandes negócios.


"Nos 4 primeiros anos primeiros de gestão da minha administração, cogitávamos a implantação de um projeto que trouxesse todos os benefícios referentes ao crescimento de segmentos que gerassem mais divisas ao município. E assim começamos neste primeiro mandato a organização de um planejamento estudado para implantação de um projeto de construção de um complexo turístico que traria a movimentação que faltava na cidade. O projeto foi a criação de um Autódromo Internacional e um Parque de Eventos”, declarou Moraes, que foi reeleito e assim o projeto do autódromo começou a sair do papel.


Devido à grandiosidade da criação deste complexo, de forma alguma poderia ser construído no perímetro urbano. A área foi adquirida pela prefeitura, os engenheiros e arquitetos de Santa Cruz foram contratados pela administração da prefeitura, e projetaram o autódromo de acordo com as regras e leis operacionais, para serem promovidas grandes corridas de destaque no âmbito nacional e internacional.


As obras do autódromo foram feitas com dinheiro do município, cerca de sete milhões de reais, dos cofres públicos pagos à vista. E dois milhões vieram através da Deputada Federal Kelly Moraes, na época em que o complexo estava sendo construído para complementação da obra, verba que veio de Brasília do Ministério do Turismo.


O Deputado Moraes informa que havia deixado crédito em caixa. E não havia completado a obra de asfalto frente aos boxes, que primeiro deveriam estar prontos e logo após sim deveriam ser asfaltados. Isso tudo dentro do prazo previsto, pois já estavam pagos.


"Os únicos locais que não foram concluídos até o presente momento e nem houve como faze-los na minha gestão, foram: lancherias e banheiros. A única solução naquele momento era o arrendamento do local para um comerciante que estivesse interessado em dar continuidade à obra. E o mesmo poderia ser beneficiado com um contrato de uso até findar a verba que deveria ter gasto. E até hoje está sem solução. Somente grama foi plantada pela atual gestão, e poucas foram as melhorias dentro do parque do autódromo”, comentou o Deputado.


Moraes informou que ainda deixou concluídos dois galpões. E também houve descaso na área de camping, que deveria ter ao menos bicas ou torneiras de 50 em 50 metros. Na rede elétrica também não há tomadas e bicos de luz, que são importantes para o bem-estar do campista. E também a falta da manutenção. Bastaria um homem, uma roçadeira, que a prefeitura dispõe, e o local todo estaria em condições.


O que fora dito na transição de sua gestão pelo atual prefeito José Alberto Wenzel, assim que assumiu o mandato "é de que não haveria tempo para o autódromo, mas sim para projetos sociais de maior importância, que seriam destinados à criação de novas creches noturnas, e outros projetos que beneficiariam os cidadãos santa-cruzenses". E no entanto, segundo o Deputado, "nem o que era importante fora realizado e nem o que não era".


Dentro da área do complexo chamado Autódromo Internacional e Parque de Eventos, existia uma área de 40 hectares de terra, designada para o lazer. Onde estava sendo pré-vista uma área de lazer pública, com churrasqueiras, quadras de bocha, futebol sete e vôlei. Onde a população e turistas poderiam usufruir nas temporadas de corridas, ou em qualquer outro tempo que quisessem, era para ser pública. A atual administração municipal doou a área, para o MPA (movimento do Pequeno Agricultor). "Desta forma, o complexo Autódromo Internacional e Parque de Eventos perdeu um local de lazer e, definitivamente, não há o que fazer. Foi realizada doação perante lei aprovada pela câmara municipal”.


Segundo o Deputado Moraes, várias injustiças lhe foram feitas, entre elas destacamos três.
1ª) A Formula Truck, que todo mundo quer ver realizada aqui também. E não sabem o por quê não aconteceu ainda. Conta o deputado Moraes que: "No momento que as obras do autódromo estavam quase concluídas, (para ao menos ser inaugurada a pista), o Deputado Moraes contatou o amigo pessoal Sr. Aurélio Batista Felix (falecido), o idealizador e fundador da Formúla Truck no Brasil, que ficou empolgado com a construção de um autódromo internacional aqui na região. E se propôs receber o amigo Deputado Moraes e o prefeito eleito José Alberto Wenzel, para conversarem sobre a realização da Formúla Truck aqui no autódromo. Essa conversa aconteceu em Viamão, o Deputado e o Prefeito recém eleito na época foram recebidos pelo Sr. Aurélio Batista Felix, lá em Viamão e o Sr. Wenzel desconversou sobre o assunto Formula Truck. Segundo o Deputado Moraes, Wenzel nunca convidou o Sr. Aurélio Batista Felix a vir ao autódromo. O sonho de seu amigo já falecido era correr no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, e a sua viúva estaria interessada em ver um dia a Formula Truck ser realizada aqui, mas não com essa atual gestão.


O Deputado salienta que jamais nenhum de seus amigos pessoais ou conhecidos ligados ao automobilismo foram convidados pelo Prefeito Wenzel a vir sequer prestigiar os eventos no autódromo.

2ª) No dia que antecedia a inauguração, o Deputado juntamente com sua família deslocou-se com seu motorhome, até o local que escolhera dentro da área de camping para acampar. Neste local ocupado, pediram a ele que saísse. Saiu e escolheu outro local dentro do parque. E assim lá chegando um comerciante de carros de aluguel para crianças foi designado para instalar-se ao lado do seu acampamento. Esse comerciante procurou o Deputado Moraes, pediu desculpas e disse-lhe que não iria instalar-se ao lado, devido ao barulho que ira causar-lhes. Luz, o deputado também não tinha, porém uma senhora dona de tenda de pastelaria, lhe cedeu energia elétrica.
3ª) No dia da inauguração da pista, na hora da bandeirada da largada, o Deputado Moraes e a Deputada Kelly foram “barrados ao chegar à pista, e mais uma vez com os aplausos e afeto do público presente, encheram os corações com este carinho esquecendo as mágoas de tantas injustiças". "Eu ainda quero ter o prazer de arrancar a placa de inauguração do autódromo onde está escrito que o prefeito José Alberto Wenzel inaugurou o Autódromo Internacional".

O Deputado garante que as obras do autódromo não pararão se o seu partido assumir a administração na próxima eleição em outubro. "O Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul é um bem público e não privado, terá grande destaque em âmbito nacional e internacional. Não sou contra o arrendamento do local. Se existir alguém capaz de assumir em forma de arredamento do local e colocá-lo em destaque como deveria estar sendo feito, a proposta deste empresário será estudada, mas nunca será permitido arrendamento sem os trâmites legais, somente por forma de licitação pública".
Em meio a tudo que conversei com o Deputado Federal Sérgio Ivan Moraes, me emocionei muito ao redigir toda essa matéria. Existe muita coisa que nós da mídia lutamos sempre, e um dos principais fatores que me fez escrever de coração aberto foi a sinceridade que o Deputado Sérgio Ivan Moraes mostrou-me no momento.
Ninguém pode ser contraditório ao desenvolvimento de uma cidade, que ao meu ver ainda engatinha na falta de união de políticos, empresários e pessoas influentes desta cidade.
O Jornal do Autódromo tem o dever moral de destacar personalidades que trabalharam e trabalham pelo bem de uma sociedade que tem tudo para crescer.
Entrevista realizada no dia 16 de junho 2008.
************************************************************************************
Envie sua opinião ao Jornal do Autódromo.
************************************************************************************
O jornaldoautodromo.com.br é o principal veículo de comunicação esportivo do Brasil. Seu principal noticiário é o automobilismo e a velocidade em geral. Cobrindo notícias no Brasil e no Mundo.
PUBLICAÇÃO:Admin@jornaldoautodromo.com.br - 51 3713.1674 / 51 9211.4735

Ressaltando que o http://www.jornaldoautodromo.com.br/; é a sala vip de mais de 100 assessores de imprensa do Brasil e do mundo. Foi criado por pessoas inteligentes que tem visão, e sabiam que seria um sucesso garantido para divulgação e noticiar qualquer evento, local, regional, nacional e no exterior. Basta, fazer uma simples pesquisa no Google com o endereço eletrônico do jornal do autódromo. O acesso diário ao jornal do autódromo supera o índice de acessos mensal de grandes jornais locais ou regionais.

Segundo análise do Google, o site www.jornaldoautódromo.com.br, desde que foi ao ar no dia 01/05/2005 até 18/06/2008, ultrapassou 27.000.000 de acessos.

Ressaltando que o Jornal do Autódromo, utiliza as ferramentas (APPS) do Google desde seu lançamento. Notícias publicadas no site do Jornal, são prioridades nas buscas pela internet. Recentemente as instituições de ensino superior da região e no Brasil, começaram a utilizá-las.

Bem vindo ao Jornal do Autódromo.

Clara Schestatsky

Nenhum comentário: