Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Oktoberfest de Blumenau

OKTOBERFEST
25 Anos da Maior Festa Alemã das Américas


Criada em 1984 como evento turístico-cultural, a Oktoberfest de Blumenau consolidou-se, em pouco tempo, num dos mais importantes produtos turísticos do calendário nacional, projetando, sobremaneira, a cidade e o estado de Santa Catarina e proporcionando um inestimável crescimento e divulgação das características étnico-culturais da gente que desbravou e colonizou o Vale do Itajaí.

As tradições alemãs, trazidas e cultuadas pelos primeiros imigrantes – os usos e costumes, a gastronomia, a música, as danças, o folclore – foram imediatamente impactadas pelo surgimento da festa, resultando num processo de revitalização, preservação e enriquecimento surpreendente.

A Oktoberfest motivou também o surgimento de um expressivo número de festas turístico-culturais no Estado, como a Marejada, de Itajaí, a Fenarreco, de Brusque, a Festa do Imigrante, de Timbó, a Tirolefest, de Treze Tílis e tantas outras, viabilizando, dessa forma, a formatação do produto turístico "Festas de Santa Catarina".

A partir de 2005, a Oktoberfest de Blumenau iniciou um processo de revitalização de suas atrações e serviços. Como forma de fortalecer a característica cultural do evento, estabeleceu-se uma temática voltada à Colonização do Vale do Itajaí – iniciada pelos imigrantes alemães a partir de 1850 – para orientar os desfiles da promoção, que realmente oferecem aos turistas um verdadeiro espetáculo ao ar livre. Também foram definidos novos padrões para as bandas, garantindo-se, dessa forma, a execução de músicas predominantemente de origem germânica, e criou-se novos projetos decorativos.


Cultura

A Oktoberfest garante, em especial, aos visitantes, o contato direto com a cultura genuína e autêntica da gente do Vale do Itajaí, suas danças, sua música, sua gastronomia, enfim, suas tradições, usos e costumes. Além disso, os turistas que participam da Festa de Outubro podem saborear a comida típica germânica – como o Kassler, o Eisbein e o Marreco Recheado – e provar o chope artesanal, produzido pelas cervejarias do Vale. O chope regional foi introduzido na festa pela primeira vez em 2005 e conquistou o paladar dos visitantes, especialmente pela variedade da bebida.

Considerada hoje a maior festa alemã das Américas, a Oktoberfest de Blumenau – que em 24 anos reuniu mais de 16 milhões de pessoas do Brasil e Exterior – nasceu após duas grandes cheias que assolaram a região em 1983 e 1984. A primeira edição reuniu 102 mil pessoas e chamou a atenção do país. Na edição seguinte, a festa atraiu brasileiros dos vários cantos. A partir de 1986, consagrou-se no calendário nacional de festas populares, transformando Blumenau no principal destino turístico do Sul do país em outubro.
Jornalista: Tânia Rodrigues – 47 9604-8776
************************

Nenhum comentário: