Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

domingo, 7 de setembro de 2008

Telefônica Speedy GT3 Brasil: Na vitória de Xandy e Mattheis,Salles e Rosset mantêm liderança na tabela




Atuais líderes viraram o jogo na rodada dupla do Rio de Janeiro.
Vantagem, no entanto, é de apenas um ponto



Depois de enfrentar problemas eletrônicos, e de receber duas punições na primeira corrida deste domingo do Telefônica Speedy GT3 Brasil, a dupla Xandy Negrão e Andreas Mattheis voltou ao alto do pódio na segunda prova de hoje no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. As corridas valeram pela 9ª e 10ª etapas da temporada 2008 e marcaram o início da segunda metade do torneio de 16 provas (ou oito rodadas duplas).



Xandy assumiu a primeira posição logo no início da corrida com uma ultrapassagem sobre Ricardo Rosset (parceiro de Walter Salles em um Ford GT V8), e não deixou mais a liderança até a parada para troca de pilotos. Com Mattheis no segundo turno, a dupla manteve a dianteira e diminuiu o prejuízo provocado pelos problemas da primeira prova.



Com esse resultado, eles passaram a somar 61 pontos no campeonato, e ficaram a apenas um de Salles e Rosset, que venceram a primeira prova do dia e completaram a etapa seguinte na segunda colocação.



“Nesta segunda corrida nosso carro esteve perfeito e, com a temperatura mais amena, não tivemos o problema eletrônico que nos atrapalhou pela manhã”, disse Mattheis. “No turno do Xandy o câmbio chegou a ficar travado em terceira marcha durante uma volta, mas logo voltou a funcionar e pudemos completar a prova. Estou muito contente com o resultado. Ganhar no Rio mais uma vez é muito bom”, acrescentou o carioca.



Ao contrário do que ocorreu na prova da manhã, quando tiveram um rendimento impecável apesar do calor, Salles e Rosset sofreram com o aumento da temperatura do carro. Apesar da queda na temperatura ambiente registrada na parte da tarde, eles precisaram diminuir o ritmo no turno de Salles para evitar uma possível quebra – que certamente lhes custaria a liderança do campeonato.



“O alarme da temperatura acendeu depois da parada, que deve ter provocado um superaquecimento. Como eu ainda estava com o fantasma de Brasília na cabeça (quando a dupla enfrentou este problema e deixou de pontuar), preferi ser cauteloso. Por isso, por três ou quatro voltas, precisei diminuir o ritmo até que a temperatura voltasse ao normal”, explicou Walter Salles. “Mas esse não foi o único problema que tivemos na prova, já que nosso carro não teve o mesmo equilíbrio à tarde”, acrescentou.



De volta ao pódio, Alceu Feldmann e Lico Kaesemodel conquistaram pontos importantes no campeonato, e esperam se manter na disputa pelo título até o final da temporada. “No ano passado eu tinha uma vantagem grande para o Xandy e o Mattheis, e eles chegaram a tirar 20 pontos em um único fim de semana. Então, nunca se sabe”, declarou Alceu. A dupla ainda não está confirmada com essa formação para as corridas seguintes, uma vez que Kaesemodel já disputa, neste ano, a Stock Car e na Stock Light.



Lico, no entanto, disse após a prova que não medirá esforços para se manter na competição, até para ajudar seu parceiro a chegar ao título. Alceu e Lico fazem uma das duplas de desempenho mais uniforme do grid, mas como se uniram apenas na rodada dupla passada, em São Paulo, não possuem a mesma pontuação no campeonato. Feldmann é o terceiro, com 40 pontos, enquanto Kaesemodel ocupa a sétima posição, com 27.



O resultado completo da décima etapa do Telefônica Speedy GT3 Brasil é o seguinte:

1º) A.Mattheis/X.Negrão (FG, RJ/SP), 46 voltas em 1:00:05.596 (média de 153.21 km/h)
2º) W.Salles/R.Rosset (FG, RJ/SP), a 23.053
3º) L.Kaesemodel/A.Feldmann (VC, PR/PR), a 30.821
4º) W.Ebrahim/F.Ebrahim (VC, PR/PR), a 50.221
5º) C.Ricci/R.Derani (F4, RS/SP), a 50.796
6º) E.Nascimentos/L.Burti (VC, RJ/SP), a 54.858
7º) R.Matias/M.Stumpf (VC, RS/RS), a 55.776
8º) E.Fittipaldi/V.Brito (P9, SP/PB), a 1:02.621
9º) M.Hahn/A.Khodair (F4, SP/SP), a 1 volta
10º) R.Cattalini/Jorge Neto (F4, PR/SP), a 1 volta
11º) C.Rosa/S.Lucio (F4, RS/SP), a 1 volta
12º) W.Fittipaldi/A.Hermann (P9, SP/SP), a 1 volta
13º) E.S.Ramos/L.Almeida (FG, SP/SP), a 1 volta
14º) F.Longo/D.Serra (F4, SP/SP), a 32 voltas
15º) P.Bonifacio/I.Hoffmann (LG, SP/PR), a 35 voltas
16º) W.Derani/G.Losacco (F4, SP/SP), a 42 voltas
Melhor Volta: A.Mattheis/X.Negrão, 1:13.211





Passadas dez etapas, o campeonato ficou assim:

1) Walter Salles Jr. / Ricardo Rosset, 62

2) Xandy Negrão / Andreas Mattheis, 61

3) Paulo Bonifácio / Ingo Hoffmann, 40

Wagner Ebrahim / Fábio Ebrahim, 40

Alceu Feldmann, 40

6) Cláudio Ricci / Rafael Derani, 31

7) Lico Kaesemodel, 27

8) Matheus Stumpf, 25

9) Valdeno Brito, 23

10) Renato Cattalini / Antonio Jorge Neto, 21

11) Emerson Fittipaldi, 18

12) Norberto Gresse, 15

Allam Khodair / Marcelo Hahn, 15

14) Thiago Marques, 13

Ramon Matias, 13

16) Abramo Mazzochi, 12

17) Giuliano Losacco / Walter Derani, 11

18) Wilson Fittipaldi, 9

19) Elias Nascimento Jr. / Leonardo Burti, 8

20) Sérgio Lúcio, 2

21) Luiz Garcia Jr., 2

Otavio Mesquita, 2

23) Antônio Hermann, 1





LEGENDA

FG – Ford GT V8

P9 – Porsche 997 GT3 Cup S Boxer

VC – Dodge Viper Competition Coupé V10

LG – Lamborghini Gallardo V10

F4 – Ferrari F430 V8





Mais informações:

Rodolpho Siqueira e Caio Moraes
Texto: Rafael Durante
Fotos: Miguel Costa Jr.
Press Consultoria Ltda
Fones: (11) 7863-2965 e 9245-7177
Rádios Nextel: 7*94668 e 104248*12

Nenhum comentário: