Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Clio Arrancada competirá na categoria “Street Tração Dianteira”




"etapa renault de Arrancada" definirá os campeões paranaenses deste ano

A Renault do Brasil patrocinará a última etapa do Campeonato Paranaense de Arrancada, que acontece neste final de semana (18 e 19 de outubro), no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais. Batizada de "Etapa Renault de Arrancada", esta corrida definirá os campeões paranaenses de 2008. "Quem vence o campeonato paranaense pode ser considerado o melhor piloto do País, pois apesar de ser um certame regional, é o que reúne o maior número de carros e competidores, oriundos de várias cidades do Brasil", diz Eduardo Pereira, diretor da Força Livre Motorsport, organizadora do evento.

Além de apoiar a última etapa, a Renault do Brasil participará do evento com a versão "Arrancada" do Clio Campus. O modelo, que é pilotado por Claudio Alexandre da Silva, compete na categoria "Street Tração Dianteira" (STD). Nesta categoria podem participar carros de rua, com preparação livre do motor, motores aspirados (sem turbo), pneus radiais e com uso obrigatório de banco de competição e cinto de segurança homologado. Neste ano, 18 pilotos estão participando na categoria "STD". O recorde da categoria é do catarinense Juliano Monguilhott, que percorreu os 402 metros em 12s792.

De acordo com Cássio Pagliarini, Diretor de Marketing da Renault do Brasil, a "Etapa Renault de Arrancada", será mais uma importante ferramenta de relacionamento entre as concessionárias da marca situadas na região da Grande Curitiba e os seus clientes, além de promover o modelo Renault Clio Campus, versão de entrada da gama de produtos da marca no País, que valoriza a relação custo / benefício e conta com um preço bastante competitivo em relação aos seus principais concorrentes diretos".


Ainda segundo o executivo da empresa, "a ligação da marca Renault com o automobilismo é bastante intensa e existe de longa data. Por isso, a Renault do Brasil vem realizando várias ações ligadas a esse esporte, como a "Etapa Renault de Arrancada", a Fórmula 1, a Copa Renault Clio e o "Centro Pilotagem Roberto Manzini by Renault", sempre com o objetivo de aproximar a marca do público jovem e dos apaixonados por automóveis".

Além das atividades ligadas aos esportes a motor, a Renault do Brasil lançou, recentemente, o site http://www.renault.com.br/automobilismo. Neste hotsite, os aficionados por automobilismo poderão acompanhar de perto todas as informações e novidades das categorias apoiadas pela empresa, assim como, fazer o download de papéis de parede e "emoticons" para computadores; e de "ringtones" com o ronco dos motores e dos carros nas pistas.

Conheça os preparativos e os detalhes da "Etapa Renault de Arrancada"

Antes de alinharem no início da reta de 402 metros de extensão do Autódromo Internacional de Curitiba, os 200 competidores, divididos em 21 categorias - de acordo com o regulamento -, entrarão de dois em dois na pista para fazerem o burnout, que é o aquecimento dos pneus.

No pré-stage, o "pinheirinho" (espécie de farol, com várias luzes, que sinalizam aos competidores os 'estágios' pré-largada e partida em si) acende duas luzes amarelas de cada lado mostrando que os pilotos estão alinhados. "A partir deste momento é acionado o start pela cronometragem. São três luzes que descem no "pinheirinho", em um intervalo de 300 milésimos de segundos, até que a luz verde acenda, começando a arrancada", explica o coordenador de cronometragem da Força Livre Motorsport, Agno Oliveira.

Na arrancada, vale também o tempo de reação do piloto - tempo que ele leva para olhar para o semáforo e começar a acelerar. A reta marca cinco parciais de tempo: 60 pés (cerca de 18 metros), 100 metros, 201 metros, 300 metros e 402 metros. "Sensores de velocidade, do tipo fotocélula, são colocados na pista e eles registram o tempo na passagem do carro", diz Agno Oliveira. Vence a competição o piloto que conseguir o menor tempo de reação, somado ao menor tempo registrado para percorrer os 402 metros de pista. "Vale ressaltar que os pilotos lutam contra o tempo. Não adianta apenas vencer o outro carro que larga junto, é necessário fazer o menor tempo de toda categoria", explica o diretor Adalberto Monteiro, da Força Livre Motorsport.

Durante o final de semana da "Etapa Renault de Arrancada", todos os pilotos treinarão na sexta-feira (antes do evento), e no sábado pela manhã. No sábado, à tarde, acontecerão duas largadas em todas as categorias e no domingo serão realizadas outras três. "Os pilotos terão cinco chances de fazer o menor tempo em sua categoria", explica Adalberto. Os cinco primeiros colocados em cada categoria receberão troféu e premiação em dinheiro.

Sobre o Campeonato Paranaense de Arrancada

O Campeonato Paranaense de Arrancada conta com cinco etapas. Os dez primeiros colocados em cada categoria recebem pontuação da seguinte maneira: 1º lugar – 20 pontos; 2º - 15; 3º - 12, 4º - 10, 5º - 8, 6º - 6, 7º - 4, 8º - 3 , 9º - 2 e 10º - 1 ponto. Todos os pilotos inscritos recebem ainda um ponto de bonificação na primeira etapa, dois pontos na segunda etapa, três pontos na terceira etapa, quatro pontos na quarta etapa e cinco pontos na quinta etapa.

Sobre o Renault Clio Campus

O Clio Arrancada, juntamente com os carros da Copa Renault Clio, são as principais ferramentas de divulgação do Clio Campus, versão de entrada da gama de produtos da marca no País. O Renault Clio Campus está disponível na configuração com duas ou quatro portas e conta com todos os atributos de conforto, robustez e confiabilidade que transformaram o modelo em um sucesso entre os seus proprietários.

Além disso, o Clio Campus (2 ou 4 portas) traz uma ampla lista de itens de série, como ar quente, alarme sonoro de luzes acesas, banco traseiro rebatível, barras de proteção lateral nas portas, console central com cinzeiro e acendedor de cigarros, fechadura inviolável e com giro falso, pára-choques dianteiro e traseiro pintados na mesma cor da carroceria, retrovisores com regulagem interna, vidros verdes e volante com novo desenho.

O Clio Campus pode ser adquirido por meio do sistema de vendas e-commerce, através do Portal de Vendas da Renault do Brasil (http://www.renault.com.br), e o cliente pagará – frete incluso – R$ 25.790,00 (2 portas) e R$ 27.490,00 (4 portas).

Informações para a imprensa:
Renault do Brasil

Gerson Almeida (Produto)

Tel.: (11) 2184 8328 / 8329

Fax: (11) 2184 8322

E-mail: gerson.s.almeida@renault.com

Site: www.imprensa.renault.com.br

Etapa Renault de Arrancada

Zero41 Assessoria em Comunicação

Thiago César Augusto

E-mail: imprensa@forcalivre.com.br

Site: www.zero41.com.br

Tel. (41) 3527-4041



Imagens:

Você está recebendo em anexo imagens em baixa resolução. As imagens em alta resolução estão disponíveis para download no site http://www.imprensa.renault.com.br.




Thiago Cesar Augusto
Jornalista Assessor de Imprensa DRT 5059
41. 9998-4141

Zero41 Assessoria em Comunicação
www.zero41.com.br
41. 3527-4041

Nenhum comentário: