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segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Alarme avisa sobre excesso de velocidade e risco de colisão traseira



Dispositivo mais completo do mercado, o modelo Olimpus PadLock Elite também surpreende na relação

custo-benefício. Alarme é bom auxílio contra dois problemas recorrentes para os motoristas: multas por velocidade e colisões traseiras, muito comuns especialmente nos centros urbanos


Ajudar a evitar roubos e furtos é a finalidade mais evidente de um dispositivo de alarme. Mas a tecnologia está levando este equipamento a desempenhar uma gama cada vez mais ampla de funções – também relativas à segurança pessoal e do patrimônio dos motoristas. O Olimpus PadLock Elite é o alarme mais completo em comercialização no Brasil, com 33 funções e recursos diferentes. Entre eles, dois são novidades especialmente interessantes nestes dias de grandes congestionamentos e intensa fiscalização eletrônica nos centros urbanos e estradas do País: o alerta de excesso de velocidade e a sinalização de risco de colisão traseira. Outro destaque do Elite é seu preço: apesar de oferecer tantos recursos, o preço médio de venda é de apenas R$ 260.

As duas funções destacadas nesta matéria são realizadas através do sistema VSS (sigla de vehicle speed sensor, ou sensor de velocidade do veículo), comum nos veículos modernos. “Com esta conexão, o Elite capta a variação de velocidade e passa a executar as funções que chamamos de speed warning (alerta de excesso de velocidade) e de brake warning (risco de colisão traseira)”, diz Leandro Antonio Ribeiro, Coordenador de Produtos da Olimpus Automotive. “No caso do alerta de velocidade, o usuário faz previamente a programação que deseja estabelecer. Por exemplo, em São Paulo muitas vias expressas obedecem a um limite de 90 km/h. Então, essa máxima ou uma velocidade um pouco menor pode ser registrada no dispositivo. Toda vez que o veículo atingi-la, o motorista será avisado por meio de quatro bipes curtos e discretos do sistema de alarme”, detalha Leandro Ribeiro.

Operação descomplicada – O Elite permite registrar até quatro velocidades diferentes, personalizando o sistema de acordo com as necessidades do motorista ou da via onde se trafega. Sua programação é realizada de forma simples: basta apertar um botão do controle do alarme quando o veículo estiver na velocidade desejada. “Fizemos questão de desenvolver um sistema muito fácil de usar, no qual com apenas um toque em um único botão é possível programar ou desprogramar as velocidades. É uma tecnologia totalmente pensada para o uso fácil, rápido e descomplicado”, continua o coordenador de produtos da Olimpus.

O brake warning é um aviso de redução brusca de velocidade que é automaticamente emitido para os motoristas que vêm atrás. “Isso é feito com o acionamento do pisca-alerta”, diz Ribeiro. “Quando o sistema capta uma redução súbita da velocidade do carro, o pisca-alerta é acionado duas vezes para chamar a atenção de quem vem a seguir, reduzindo a possibilidade de uma colisão traseira, muito comum especialmente no trânsito urbano”, continua o especialista.

O Olimpus PadLock Elite também realiza funções que visam a comodidade do motorista. “Ele pode travar automaticamente as portas. Isso pode ser feito tanto por tempo (geralmente, dez segundos após ligar a ignição com as portas fechadas) quanto por velocidade atingida (aproximadamente 20 km/h)”, diz o Coordenador de Produtos da empresa. Uma vantagem interessante do Elite é efetuar a subida de vidros em alguns automóveis do mercado brasileiro sem a necessidade de aquisição de um módulo específico – algo que encarece a instalação desta comodidade em torno de R$ 60 a R$ 120, dependendo dos preços praticados pelo lojista.

“É possível ainda, com um dos botões do controle, abrir o porta-malas, algo muito útil para uma dona de casa que faz compras”, sugere Leandro Ribeiro. E esta é apenas uma das muitas facilidades oferecidas. “Há uma combinação de possibilidades bastante interessantes, que vão da personalização do tipo e do volume dos sons do alarme para cada função executada até a escolha da sensibilidade do ultra-som que dispara a sirene de alerta em caso de quebra dos vidros do veículo. É um sistema muito sofisticado”, resume.

O PadLock Elite também se beneficia de dois sistemas que dificultam bastante a ação dos assaltantes: conta com dispositivo anti-clonagem do controle remoto, que gera um novo código criptografado a cada vez que uma função é acionada pelo controle, e o sistema PIN Code, um código pessoal exclusivo que somente o proprietário possui para a eventualidade de precisar desarmar o alarme quando não estiver de posse do controle remoto.




Mais informações:

Rodolpho Siqueira e Caio Moraes
Press Consultoria Ltda
Fotos: Olimpus/Cláudio Laranjeira (imagens de trânsito)
Fones: (11) 7863-2965 e 9245-7177
Rádios Nextel: 7*94668 e 104248*12

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