Mais potente e com maior torque, novo propulsor completa primeira temporada neste fim de semana, em Interlagos. Novidade deixou o carro cerca de dois segundos mais rápido e mudou o arranjo de forças da categoria
A julgar pelos resultados obtidos pelo paranaense José Cordova nessa temporada, é possível afirmar que o atual campeão da categoria tomou a decisão correta ao confirmar presença na temporada de 2008 da Copa Renault Clio. Já bicampeão do torneio, ele havia declarado que não participaria do atual campeonato, mas se manteve na disputa, animado pelo potencial de mudança que oferecia a chegada do novo motor 2.0 que passou a equipar os carros da categoria neste ano.
A novidade, aliás, deu um novo gás ao torneio, que na etapa do Rio de Janeiro chegou ao maior número de inscritos dos dois últimos anos: 28. E serviu, também, para alterar a divisão de forças na categoria. A adaptação ao novo propulsor – que por ter maior torque exigiu mudanças no acerto dos carros – foi sentida de maneira diferente pelas equipes. E quem descobriu primeiro os segredos do equipamento levou vantagem.
Foi o caso da equipe W Racing, de Cordova e José Vitte. E a opinião é dos próprios adversários. “Demoramos algumas corridas para chegar no mesmo nível da W Racing, que sem dúvida saiu na frente”, opinou Wagner Cardoso, atual vice-líder da competição, referindo-se ao domínio da equipe rival. A principal dificuldade dos times é, principalmente, a maior capacidade de tração dos carros graças ao torque mais elevado do motor. Deixar o carro “pregado” ao chão, para aproveitar melhor a força do propulsor 2.0, vem sendo o desafio.
“Temos dificuldade em relação à tração”, avaliou Rodolfo Pousa, quarto no campeonato. “Fomos desenvolvendo o carro com o passar das etapas, e hoje temos um ritmo de corrida mais próximo. Todos estão trabalhando e acredito que tenhamos um vencedor diferente nas duas últimas corridas do campeonato”, acrescentou.
Além de deixar o Clio mais prazeroso de guiar, o novo motor representou uma diferença considerável no cronômetro. Com cerca de 20 cavalos a mais que o modelo anterior, ele deixou os carros da categoria aproximadamente dois segundos mais rápidos por volta.
“Para quem está estreando na competição, o motor também foi positivo”, disse Cesare Marucci, novato mais bem colocado no campeonato. “O motor antigo exigia uma toca mais suave, e esse permite alguns pequenos erros. No meu caso, a adaptação está sendo maior, já que eu nunca havia pilotado com pneus slick”, acrescentou.
A rodada de encerramento da Copa Renault Clio começa nesta sexta-feira, às 8h50, com o primeiro treino livre do fim de semana. A programação da rodada prevê a realização de duas provas, sendo uma no sábado (às 15h00) e outra no domingo (às 12h05).
Mais informações:
Rodolpho Siqueira e Caio Moraes
Texto: Rafael Durante
Foto: Fernanda Freixosa
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