Pole position para a prova deste sábado ficou para Andreas Mattheis e Xandy Negrão. Já a primeira posição no grid da segunda corrida do fim de semana foi para Walter Salles e Ricardo Rosset
As duas duplas que decidem neste fim de semana o título do Telefônica Speedy GT3 Brasil continuam exibindo grande equilíbrio na definição do primeiro lugar na temporada. Depois de terminarem dois dos três treinos livres da rodada praticamente empatados – com pneus em condições semelhantes, a maior diferença foi de onze centésimos de segundo –, eles se alternaram no topo da folha de tempos nas duas sessões classificatórias deste sábado.
Andreas Mattheis e Xandy Negrão vão largar na pole position na prova deste sábado, enquanto Walter Salles e Ricardo Rosset serão os primeiros no grid da corrida de domingo. Na primeira classificação, Mattheis colocou o Ford GT V8 na pole com o tempo de 1min35s476, e terá a seu lado na primeira fila o Lamborghini Gallardo V10 de Paulo Bonifácio e Ingo Hoffmann (1min35s919). Salles e Rosset saem em terceiro (1min36s054).
Já na tomada de tempos para a segunda prova, que será disputada no domingo, os vice-líderes garantiram a ponta com 1min34s905. Xandy e Mattheis ficaram em segundo (1min35s134), enquanto Ingo e Boni fecharam o ensaio em terceiro (1min35s530).
“Nosso carro está bom, e na soma dos melhores trechos eu teria feito um tempo bem próximo da pole, mas acabei pegando tráfego no miolo do circuito”, disse Walter Salles. “O importante foi que resolvemos o problema que explica o 7º e 8º lugares obtidos no grid em Curitiba, e as coisas voltaram a funcionar como no início do ano”, acrescentou ele. Um problema no acelerador do Ford GT da dupla, que só acionava cerca de 70% da potência do motor, obrigou a dupla a completar duas provas de recuperação na capital paranaense.
Na opinião de Andreas Mattheis, o aumento de 8ºC na temperatura da pista do primeiro para o segundo treino de classificação pode ter sido determinante para que Xandy Negrão não conseguisse superar Ricardo Rosset na tomada de tempos para a prova de domingo. Xandy admitiu que não está contente com o comportamento do carro, e a explicação pode estar no acerto do carro para a temperatura mais baixa.
“O carro se comportou bem no primeiro treino, mas talvez não tenha aceitado o aumento da temperatura para a segunda sessão. Testamos no horário mais quente do dia, e talvez no fim da tarde, com a temperatura mais amena, possamos melhorar”, declarou Mattheis.
A corrida desta tarde, aliás, pode valer a eles o título de campeões da temporada. Para evitar a conquista antecipada de Xandy e Mattheis, Salles e Rosset precisam terminar a corrida à frente da dupla atual campeã. “Estamos vivos no campeonato, e competitivos neste fim de semana”, avisou Ricardo Rosset. “Nosso carro está bom com pneus velhos, e por isso acredito que, largando em terceiro, temos chance de ir para a frente na corrida deste sábado”, acrescentou.
Na disputa pelo terceiro lugar na tabela, os irmãos Wagner e Fabio Ebrahim deram o troco em Lico Kaesemodel e Alceu Feldmann e superaram os rivais em ambas as classificações. Eles tinham terminado todos os ensaios livres atrás dos adversários, mas se recuperaram no momento decisivo e saem na quarta posição em ambas as provas.
Classificação – Corrida de sábado
1º) Andreas Mattheis (FG, SP), 1:35.476, média de 162.47 Km/h
2º) Paulo Bonifacio (LG, SP), 1:35.919
3º) Walter Salles (FG, RJ), 1:36.054
4º) Fabio Ebrahim (VC, PR), 1:36.570
5º) Lico Kaesemodel (VC, PR), 1:36.711
6º) Elias Nascimento (VC, RJ), 1:36.727
7º) Duda Rosa (F4, RS), 1:37.039
8º) Rafael Derani (F4, SP), 1:37.139
9º) Miguel Paludo (P9, RS), 1:37.216
10º) Emerson Fittipaldi (P9, SP), 1:38.345
11º) Marcelo Hahn (F4, SP), 1:38.917
12º) Renato Cattalini (F4, SP), 1:39.008
13º) Fabio Casagrande (F4, DF), 1:39.032
14º) Abramo Mazzochi (VC, RS), 1:39.073
15º) Neto de Nigris (LG, SPRS), 1:39.324
16º) Amilcar Collares (VC, SP), 1:39.645
17º) Walter Derani (F4, SP), 1:40.128
Classificação – Corrida de domingo
1º) Ricardo Rosset (FG, SP), 1:34.905, média de 163.45 Km/h
2º) Xandy Negrão (FG, SP), 1:35.134
3º) Ingo Hoffmann (LG, SP), 1:35.530
4º) Wagner Ebrahim (VC, PR), 1:36.087
5º) Giuliano Losacco (F4, SP), 1:36.482
6º) Claudio Ricci (F4, RS), 1:36.556
7º) Matheus Stumpf (VC, RS), 1:36.568
8º) Antonio Jorge Neto (F4, SP), 1:36.578
9º) Leonardo Burti (VC, SP), 1:36.668
10º) Alceu Feldmann (VC, PR), 1:36.782
11º) Valdeno Brito (P9, PB), 1:36.816
12º) Daniel Serra (F4, SP), 1:37.025
13º) Thiago Marques (LG, PR), 1:37.229
14º) Affonso Giaffone N (VC, SP), 1:37.343
15º) Antonio Hermann (P9, SP), 1:39.142
16º) Sergio Lucio (F4, DF), 1:40.050
17º) Josué M Pimenta (F4, SP), 1:40.054
LEGENDA
FG – Ford GT V8
P9 – Porsche 997 GT3 Cup Boxer
VC – Dodge Viper Competition Coupé V10
F4 – Ferrari F430 V8
LG – Lamborghini Gallardo V10
Mais informações:
Rodolpho Siqueira e Caio Moraes
Texto: Rafael Durante
Fotos: Miguel Costa Jr.
Press Consultoria Ltda
Fones: (11) 7863-2965 e 9245-7177
Rádios Nextel: 7*94668 e 104248*12
Nenhum comentário:
Postar um comentário