Pilotando um Porsche 911 GT3 RSR, o trio formado por Max Wilson/Marcel Visconde/Raul Boesel venceu na noite deste domingo (23/11) a Mil Milhas Brasil, em Interlagos, e confirmou o favoritismo que já se desenhava desde os primeiros treinos. Rápido e resistente, o carro inscrito e preparado pela Stuttgart Sportcar/Dener Motorsport recebeu a bandeirada com 23 voltas de vantagem sobre o protótipo Mitsubishi Eclipse pilotado por Eduardo de Souza Ramos/Leandro de Almeida/Geraldo Piquet, segundo colocado.
Durante toda a prova, o Porsche só enfrentou um imprevisto: uma parada extra na décima volta para checagem geral. Max sentiu o carro escorregar em uma curva e parou imaginando que um pneu havia furado. Por medida de segurança, a equipe trocou os quatro pneus, aproveitou para reabastecer e sanou um vazamento da água usada para refrescar o macacão dos pilotos. O carro ficou parado por cerca de 2 minutos, voltou à pista em 12º lugar e, 19 voltas depois, já estava novamente na liderança. Foi a oitava vitória da Porsche na mais tradicional corrida de longa duração do Brasil (veja lista abaixo).
Max Wilson venceu a prova pela segunda vez (a primeira foi em 2001, também com Porsche) e destacou a importância da prova: “É uma corrida importante e toda a equipe está de parabéns”, afirmou. Marcel, que fez sua estréia no automobilismo na Mil Milhas de 2005, obteve sua primeira vitória na prova. “Gosto muito desse tipo de corrida e o Porsche é muito resistente, um tanque de guerra. Foi emocionante receber a bandeirada em primeiro lugar”, afirmou Marcel, que em junho havia vencido em dupla com Max outra prova tradicional, os 500 Km de Interlagos. Boesel, vencedor da Mil Milhas de 2002, também estava satisfeito: “É uma prova histórica e ganhá-la pela segunda vez me enche de orgulho”.
Outro Porsche, um 911 GT3 Cup pilotado por Beto Posses/Otávio Mesquita/Omilton Visconde Jr./Ricardo Landi, terminou a prova em quarto lugar. Mesmo com um superaquecimento intermitente, o carro andou sempre entre os primeiros colocados e nas voltas finais ameaçou o terceiro lugar da Maserati de Cleber Faria/Vanue Faria/Leonardo Vital, mas a entrada do safety car para remoção de dois carros acidentados no S do Senna acabou fazendo a vantagem da Maserati crescer de 40 segundos para uma volta. Já sem possibilidades de disputar diretamente o terceiro lugar, o Porsche fez uma última parada no box para reabastecimento e troca de pilotos. Os irmãos Visconde tiveram boas razões para comemorar: além da vitória de Marcel e do quarto lugar de Omilton, Henry Visconde dividiu com Fábio Sotto Mayor, Fernando Rebellato e Ricardo Landi a condução do BMW M3 vencedor na categoria II (carros de turismo com motor acima de 2 litros).
Resultado final da 26ª Mil Milhas Brasil:
1) 911- Max Wilson/Marcel Visconde/Raul Boesel (Porsche 911 GT3 RSR, categoria I), 368 voltas em 11h00:15.197, média de 144,100 km/h
2) 5-Eduardo de Souza Ramos/Leandro de Almeida/Geraldo Piquet (Mitsubishi Eclipse, categoria I), 345 voltas
3) 105-Cleber Faria/Vanue Faria/Leonardo Vital (Maserati Trofeo, categoria I), 342 voltas
4) 15- Beto Posses/Otávio Mesquita/Omilton Visconde Jr./Daniel Landi (Porsche 911 GT3 Cup, categoria I), 340 voltas
5) 22-Lucas Molo/Istvan Minach/Uberto Molo/José Mário Castilho (Ferrari 360, categoria I), 335 voltas
6) Sérgio Pistilli/Hyppolito Martinez/Henrique Assunção (Spyder-VW, categoria III), 317 voltas
7) 20-Fábio Machado/Paulo Varassim/Lorenzo Varassim (Spyder-VW, categoria III), 317 voltas
8) 77-Claudemir Fernandes/Daniel Gianfratti/Carlos Ortolani/José Ricardo Serata (Spyder-VW, categoria III), 310 voltas
9) 14-Valter Rossete/Rafael Derani/Clemente Lunardi/Fábio Greco (Maserati GT, categoria I), 283 voltas
10) Carlos Prado/Ricardo Dilser/Fernando Rebellato/Samuel Russell (Chevrolet Corsa, categoria IV), 268 voltas
11) 92-Renato Rattes/Marcelo Nogueira/Luís Piccolo (Spyder-VW, categoria III), 265 voltas
12) 70-Fábio Sotto Mayor/Henry Visconde/Fernando Rebellato/Ricardo Landi (BMW M3, categoria II), 255 voltas
Vitórias da Porsche na Mil Milhas Brasil
1993 (Porsche 911 RS), Antônio Hermann/Franz Konrad/Franz Prangemeier
1994 (Porsche 911 RS), Wilsinho Fittipaldi/Christian Fittipaldi
1995 (Porsche 911 RS), Wilsinho Fittipaldi/Antônio Hermann
1996 (Porsche 911 turbo), Roberto Keller/Roberto Aranha/André Lara/Walter Salles
2001 (Porsche 911 GT3 RS), Regis Schuch/Max Wilson/Flavio Trindade/André Lara
2002 (Porsche 911 GT3 RS), Regis Schuch/Raul Boesel/Flavio Trindade
2003 (Porsche 911 GT3 RS), Ingo Hoffmann/Ricardo Etchenique/Alexandre Negrão
2008 (Porsche 911 GT3 RSR), Max Wilson/Marcel Visconde/Raul Boesel
Fotos: Porsche 911 GT3 RSR (número 911) de Max Wilson/Marcel Visconde/Raul Boesel; Porsche 911 GT3 Cup (número 15) de Beto Posses/Otávio Mesquita/Omilton Visconde Jr./Ricardo Landi; pódio da Mil Milhas, com Marcel, Max e Boesel no degrau mais alto. Fotos de Vinicius Nunes/JV Photo Racing.
Nenhum comentário:
Postar um comentário