Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Chuva forte, muita lama e carros fora das trilhas marcaram o terceiro dia de disputa

Transparaná 2009



Apesar dos deslizes, nenhum incidente mais grave foi registrado. Dupla de BH vence as 5ª e 6ª etapas e lidera a prova na categoria máster

A largada da 5ª etapa do XV Transparaná, ligando Apucarana à Mauá da Serra, teve início já na madrugada desta quarta-feira (28). A chuva apertou, dando indícios de que o terceiro dia de competição seria ainda mais difícil. O percurso de 224 km, sendo 31 de deslocamento, até a chegada a Telêmaco Borba no fim da tarde de ontem, teve duração de aproximadamente 7h30, com trilhas repletas de barro que exigiram muito de pilotos e máquinas.

Alguns carros escorregaram mais do que deveriam e foram parar fora das trilhas. Outras equipes sofreram com as panes mecânicas. Os mineiros Fernando G. de Souza e Rafael Dalbello venceram as etapas na categoria master. A dupla de BH, que lidera a prova na categoria, largou na frente nesta quinta-feira, abrindo a 7ª etapa do maior raid do país.

Pela categoria Sênior, as etapas do terceiro dia do Transparaná 2009 foram vencidas pela dupla paulista, formada pelo piloto Ivan Terni e pelo navegador Thiago F. da Silva. Já a categoria Jeep teve como vencedores a dupla de Foz do Iguaçu, do piloto João Szatkoski e do navegador Alberto V. Szatkoski, enquanto a dupla de Guarapuava, do piloto Luciano Daleffe e do navegador Anderson Muller, venceu na categoria Junior.

A partir das 7 horas, a chuva grossa que caia deu lugar a uma garoa fina, que acompanhou os competidores até a chegada no ponto neutro, em Mauá da Serra. Alguns quilômetros após a saída de Apucarana, os transparanaenses encararam trilhas totalmente tomadas de barro e pedras escorregadias. Na tulipa 36 da planilha, após a passagem por São Pedro da Taquara, o carro 21, da dupla João Bosco A. Jr e Joel Kravtchenko, de Curitiba, derrapou na trilha coberta de lama, rodopiou e caiu numa valeta, precisando ser rebocado pelo carro fecha trilha. Um pouco adiante, na tulipa 39, o carro 68 do piloto Osvaldir P. Tobias e do navegador Rodrigo Tobias pifou por falta de água no radiador.

Solavancos, curvas fechadas e subidas escorregadias devido às pedras eram constantes. Além disso, o trecho entre as tulipas 44 e 48 ofereceu aos competidores a oportunidade de conhecer o Castelo Eldorado, antigo cassino da época da ditadura, que recebeu várias autoridades do cenário político, artístico e empresarial brasileiro. Hoje, o local encontra-se fechado para visitação.

Após o neutro de 15 minutos, a prova seguiu em frente pegando o rumo das plantações de milho. Próximo a tulipa 53, em uma descida, com velocidade média de 48 km por hora, o carro 1, do piloto Waldomiro Veiga e do navegador Bolacha (Enedir Junior), derrapou e, desgovernado, saiu da estrada e tombou em meio a plantação de milho. Nem mesmo a experiência do piloto catarinense impediu o acidente, que causou apenas danos materiais. A equipe de Joinvile foi prontamente atendida pela equipe médica volante da prova, que não constatou ferimentos nos ocupantes do carro. A dupla seguiu viagem rumo a Mauá da Serra.

Na tulipa 58, em meio a barragem que abastece uma propriedade, o carro 52, da dupla Gustavo e Flávio Braga, não conseguiu fazer uma curva e acabou caindo na lateral da trilha, sendo socorridos pela dupla do carro 54, Rodrigo e Renato Meinberg, que rebocaram o veículo acidentado até tirá-lo do atoleiro. Nem bem esse episódio havia terminado, a Troller nº 62, da dupla Moacir Bossini e Marcelo Valera Martinez, também não venceu o declive em curva e foi parar no atoleiro na lateral da trilha. Os companheiros de aventura, Fabiano e Valentim da Silva, do carro 56, interromperam a prova para ajudar. No entanto, após algumas tentativas frustradas, seguiram viagem. Então foi a vez da equipe do jeep Willis 82, de Marcos Oziris e Marcos Vinicius Nunes, e o carro 123, da Assessoria da Imprensa da prova, dirigido por Bernd Kaemper, prestaram socorro, mas também sem sucesso. Por fim, Marcelo Martinez conseguiu ancorar o guincho do carro em uma árvore e saiu do atoleiro, seguindo na disputa.

Depois do neutro de 40 minutos em Mauá da Serra, para almoço, abastecimento e pequenos consertos dos veículos, os competidores deram início a 6ª etapa da prova, com destino a cidade de Telêmaco Borba. Na tulipa 94, local de denso barro preto, o carro 56 de Fabiano e Valentim da Silva derrapou e saiu da trilha, mas após um rápido controle da direção, o veículo retornou para a pista.

A sexta etapa do Transparaná 2009 foi marcada por trechos cobertos de lama e água empossada nas laterais da trilha, além de erosões que obrigaram os pilotos a exercitar toda a sua experiência em Raid. Os pilotos e os navegadores precisaram ter bom condicionamento físico, pois foram várias as propriedades cortadas pela trilha com portões e colchetes que precisavam ser abertos e fechados após a passagem de cada carro.

Na altura da tulipa 147, a dupla do carro 15, do piloto Acásio Junior e do navegador Leonardo Quinones, parou por falha mecânica. Um pouco adiante, após passarem por Pedra Vermelha, na tulipa 185, o carro 47, da categoria jeep, da dupla Juvenil Sampaio de Souza e Igor Ratkoski, ficou parado na lateral da trilha, devido a quebra do pivô do motor. O carro 83, do piloto Ednei Bordignon e do navegador Adriano Spessato, após fazer o desvio da ponte da tulipa 188, molhou as velas e ficou parado aguardando pelo socorro mecânico.

Ainda mais dois carros apresentaram problemas mecânicos durante esta etapa. O carro 42 de Emerson Coleti e Ervino Haupt também parou por falta de água no radiador e o carro 93, de Luciano Daleffe e Anderson Muller, após passar por um bueiro, teve o pneu dianteiro esquerdo furado, obrigando a dupla de Guarapuava a parar para a troca.

A chegada da etapa que encerrou o terceiro dia de disputa foi em frente a Prefeitura de Telêmaco Borba. À noite aconteceu um jantar de confraternização na Sociedade Harmonia, onde aconteceu a divulgação do briefing e a lista de largada da 7ª etapa, que teve início hoje, em Telêmaco Borba com destino a Castro.

Classificação 5ª e 6ª etapas:

CATEGORIA MASTER

CARRO PILOTO/ NAVEGADOR CIDADE

01 16 Fernando / Rafael Belo Horizonte/MG

02 18 Edson / Rone Curitiba/PR

03 29 Renato / Cristiano Belo Horizonte/MG

04 19 Fernando / Breno Belo Horizonte/MG

05 2 Gilberto / Tiago Três Coroas/RS

06 33 Flavio / Rafain Brusque/SC

07 20 Marcos / Plinio Arapongas/PR

08 31 Paulo / Leandro Curitiba/PR

09 7 Antonio / Valdecir Maringá/PR

10 25 Marcos / Vanderlei Apucarana/PR



CATEGORIA SÊNIOR

CARRO PILOTO/ NAVEGADOR CIDADE

01 55 Ivan / Thiago São Paulo/SP

02 30 Decio / Claudemir Realeza/PR

03 61 Acyr / Fernanda São Bento do Sul/SC

04 66 Valdir / Lucas Realeza/PR

05 49 Iran / Jose Sumaré/SP

06 42 Emerson / Ervino Curitiba/PR

07 60 Luis / Aldo São Bento do Sul/PR

08 72 Cícero / Rosni Guarapuava/PR

09 59 Joni / Gunnar São Bento do Sul/SC

10 63 James / Alfredo Apucarana/PR



CATEGORIA JEEP

CARRO PILOTO/ NAVEGADOR CIDADE

01 81 João / Alberto Foz do Iguaçu/PR

02 47 Juvenil / Igor Curitiba/PR

03 82 Marcos / Marcos Curitiba/PR



CATEGORIA JUNIOR

CARRO PILOTO/ NAVEGADOR CIDADE

01 93 Luciano / Anderson Guarapuava/PR

02 96 Agnaldo / Andre Apucarana/PR

03 80 Leandro / Victor Toledo/PR

04 90 Emilson / Mario Castro/PR

05 94 Fabio / Jose Guarapuava/PR

06 86 Marcos / Pedro Niterói/RJ

07 91 Guilherme / Raul Andradas/MG

08 88 Cecílio / Emerson Apucarana/PR

09 87 Sergio / Ricardo Curitiba/PR

10 92 Reginaldo / Luiz Londrina/PR



















--
Novo Conceito - Assessoria em Comunicação
Rua 24 de Maio, 1087 - Rebouças - Fone/Fax: (41) 3333-8017 e Cel. 9683-1526
Jornalista responsável - Maria Isabel Maranhão Ritzmann - MTB 5838 - Cel. (41) 9957-1547
Jornalista Zinho Gomes - Cel. (41) 8477-7297
Fotógrafa Mary Derosso - Cel. (41) 9683-1524
Repórter Fotográfica Heloísa Rego - (41) 9688-2866
Secretária Joana D'ark de Souza - Cel. (41) 9678-2195

Nenhum comentário: