Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sábado, 31 de janeiro de 2009

Mineiros terminam penúltimo dia de prova brigando pelo título da master

Transparaná 2009




Dupla de Curitiba termina 7ª e 8ª etapas na terceira posição na classificação geral

A largada do penúltimo dia de disputa do XV Transparaná aconteceu às 8 horas, em frente ao prédio da Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba. As 7ª e 8ª etapas terminaram na tarde de ontem (29), na cidade de Castro, com três duplas de Belo Horizonte nas primeiras colocações da categoria master.

A dupla mineira do piloto Fernando de Souza e do navegador Rafael Dalbello caiu para a segunda posição, perdendo a liderança para outra equipe de Minas Gerais, formada pelo piloto Renato Martins e pelo navegador Cristiano de Souza. A terceira posição da principal categoria da prova, após o término do quarto dia de disputa é de Fernando Lage e Breno Rezende, também de Belo Horizonte.

Na classificação geral, a liderança também é de Renato Martins e Cristiano de Souza, seguidos pelos conterrâneos Fernando Lage e Breno Rezende. Na terceira posição vem a dupla curitibana, formada pelo piloto Edson Magnett e pelo navegador Rone Branco.

Para o piloto Fernando de Souza, de Belo Horizonte, a competição está acirrada demais e, mesmo faltando apenas uma etapa para o fim da prova, o título ainda está indefinido. "Só dá para pensar no título depois da última etapa. Muita coisa pode acontecer de um dia para outro. O resultado do Transparaná é uma seqüência de fatores. Às vezes você pensa que foi bem, mas o resultado é péssimo e vice-versa. Além disso, tem boas equipes competindo, a exemplo de Edson Santos, carro 18, Renato Ferreira Martins, carro 29 e Fernando Lage, do carro 19", avaliou o piloto que liderou boa parte da prova na categoria master e agora está na segunda posição.

A liderança na categoria Sênior, após a 8ª etapa, é da dupla de Realeza/PR, formada pelo piloto Decio L. Toso e pelo navegador Claudemir Dalmolin. Na categoria Jeep, o piloto João A. Szatkoski e o navegador Alberto V. Szatkoski, de Foz do Iguaçu/PR, lideram a prova. Já o piloto Marcos L. de O. Pacheco e o navegador Pedro L. S. Pacheco, de Niterói/RJ, estão na frente na categoria Junior.

Antes do horário estabelecido pela organização para a largada da 7ª etapa do XV Transparaná, que saiu de Telêmaco Borba com destino a cidade de Castro, os pilotos e navegadores fizeram o ajuste de seus equipamentos de navegação, no cronômetro do pórtico de largada.

A primeira dupla a largar foi a do carro 16, de Fernando de Souza e Rafael Dalbello, seguidos pelo carro 18, de Edson Magnett e Rone Branco. Rodados 10 km, na tulipa 08, os competidores fizeram uma conversão para a esquerda, passando ao lado do campo de beisebol, com média de velocidade de 36 km por hora. Após zerar os hodômetros, entraram no reflorestamento de pinus da Indústria Klabin, dando início a uma agitada manhã de trilhas.

Riachos, atoleiros, descidas escorregadias, curvas fechadas e muitos laços obrigaram navegadores e pilotos a ficarem mais atentos na planilha, para não cometerem erros de navegação e pilotagem. Nas proximidades da Fazenda Imbaú, o carro 81, da dupla João e Alberto Szczypior quebrou a ponta do eixo e ficou aguardando o socorro mecânico. Outro carro que quebrou foi o de nº 47, de Juvenil Sampaio e Igor Ratkoski, com problemas no radiador.

Em Harmonia, após o susto do acidente do gaúcho Ruppenthal, os competidores fizeram um neutro de 40 minutos no Posto BR. Após zerarem novamente os hodômetros, os competidores rumaram sentido a Curiúva, dando início a 8ª etapa da prova, com destino a Castro.

A etapa continuou com trilhas dentro do reflorestamento, com muitos obstáculos a serem vencidos. Após terminarem esse trajeto, os pilotos rumaram sentido a Colônia Santo Amaro, passando pelas paisagens das fazendas de gado de corte e plantações de soja. Um trecho que exigia um pouco de preparo físico dos navegadores, que constantemente precisavam descer de seus veículos para abrirem e fecharem as porteiras e colchetes, de acordo com a orientação da planilha. Faltando alguns quilômetros para a chegada em Castro, na Praça Manoel Ribas, os competidores foram brindados com a belíssima paisagem do Canyon do Guartelá, durante um bom trecho do percurso.

O primeiro carro a cruzar o Portal do Transparaná, concluindo a 8ª etapa, foi o carro 18 de Curitiba, do piloto Edson Magnett, que elogiou o trajeto. "Foi um trecho fantástico, com tudo o que um piloto de rally e raid deseja. Estamos com boa classificação e esperamos chegar a Curitiba com o campeonato na mão" disse o piloto. Formando dupla com o navegador Rone Branco, a equipe curitibana terminou o penúltimo dia de prova na terceira posição da classificação geral e em quarto lugar na categoria master.

O navegador de Foz do Iguaçu, Valentin Silva, do carro 56, também gostou do percurso das 7ª e 8ª etapas. "Tivemos alguns problemas com as tulipas nas etapas anteriores, mas a etapa de hoje estava perfeita, tanto as planilhas como a natureza exuberante das trilhas", afirmou o navegador.

As duas últimas etapas iniciaram na manhã desta sexta-feira (30), em Castro. O último dia de disputa termina na tarde de hoje, em Curitiba. O pórtico de chegada continua sendo no Centro Cívico, mas mudou da frente do Museu Oscar Niemeyer para o Palácio Iguaçu. A previsão é de que os competidores terminem o quinto e último dia de prova na capital paranaense a partir das 15h30.

Realizado pelo Jeep Clube de Curitiba, com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo, o Transparaná 2009 conta com o patrocínio da Trilha Eurocar, Goodyear, Itaipu, Apolar Imóveis, Águas Ouro Fino, SMEL CURITIBA - Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Sindicombustíveis, Prefeitura de Guaíra, Jeep Clube de Apucarana, Prefeitura Municipal de Apucarana, Jeep Clube de Castro e Prefeitura Municipal de Castro. O maior raid do país ainda tem o apoio do Costão do Santinho, Radiocom, Capacetes Peels e as Prefeituras Municipais de Curitiba, Guaíra, Telêmaco Borba e Cianorte.



Classificação 7ª e 8ª etapas:

CATEGORIA MASTER

CARRO PILOTO/ NAVEGADOR CIDADE

01 19 Fernando Lage / Breno de A. Rezende Belo Horizonte/MG

02 16 Fernando G. de Souza / Rafael Dalbello Belo Horizonte/MG

03 23 Henry Grosskopf / Andre L. Munhoz São Bento do Sul/SC

04 25 Marcos V. C. de Paula / Vanderlei H. Marques Apucarana/PR

05 29 Renato F. Martins / Cristiano S. de Souza Belo Horizonte/MG

06 14 Jose F. Galan / Ugo Bubani Belo Horizonte/MG

07 28 Lucio F. Dalri / Jean L. Ropelato Rio do Sul/SC

08 9 Jorge W Junior / Gustavo S Gugelmin Porto Velho/RO

09 18 Edson Magnett / Rone Branco Curitiba/PR

10 31 Paulo H. Vieira / Leandro M. Ferreira Curitiba/PR



CATEGORIA SÊNIOR

CARRO PILOTO/ NAVEGADOR CIDADE

01 63 James M. Rodrigues / Alfredo V. Neto Apucarana/PR

02 41 Carlos H. Bevilaqua / Jesse de Souza São Paulo/SP

03 52 Gustavo T. da S. Braga / Flavio T. S. B. Santana Parnaiba/SP

04 71 Rudinei C. Dettoni / Regis P. Reckziegel Realeza/PR

05 69 Marcos J. A. Bezerra / Antonio A. Bezerra Neto Ponta Grossa/PR

06 64 Fernando P. da S. / Alexandre W. Dalssoto Ponta Grossa/PR

07 61 Acyr A. Becker / Fernanda Becker São Bento do Sul/SC

08 49 Iran V. de Paula / Jose E. M. de Paula Sumaré/SP

09 53 Ricardo J. Batista / Giovani Hostalacio São José da Lapa/MG

10 22 Elio Pinto / Eder Przybysz Pinto Apucarana/PR



CATEGORIA JEEP

CARRO PILOTO/ NAVEGADOR CIDADE

01 81 Joao A. Szatkoski / Alberto V. Szatkoski Foz do Iguaçu/PR

02 47 Juvenil S. de Souza / Igor Ratkoski Curitiba/PR

03 82 Marcos O. Nunes / Marcos V. Nunes Curitiba/PR



CATEGORIA JUNIOR

CARRO PILOTO/ NAVEGADOR CIDADE

01 93 Luciano Daleffe / Anderson Muller Guarapuava/PR

02 83 Edinei J. Bordignon / Adriano A. Spessato Palotina/PR

03 86 Marcos L. de O. Pacheco / Pedro L. S. Pacheco Niterói/RJ

04 94 Fabio M. Ribas / Jose K. F. Ferreira Guarapuava/PR

05 96 Agnaldo A. dos Reis / Andre H. L. dos Reis Apucarana/PR

06 87 Sergio R. de Moraes / Ricardo Brescancini Curitiba/PR

07 88 Cecilio Luz Jr. / Emerson Luz Apucarana/PR

08 91 Guilherme J. Reijers / Raul G. Reijers Andradas/MG

09 92 Reginaldo Melhado / Luiz A. Bellusci Londrina/PR

10 80 Leandro B. de Azevedo / Victor Pudell Toledo/PR







FOTOS MARY DEROSSO

--
Novo Conceito - Assessoria em Comunicação
Rua 24 de Maio, 1087 - Rebouças - Fone/Fax: (41) 3333-8017 e Cel. 9683-1526
Jornalista responsável - Maria Isabel Maranhão Ritzmann - MTB 5838 - Cel. (41) 9957-1547
Jornalista Zinho Gomes - Cel. (41) 8477-7297
Fotógrafa Mary Derosso - Cel. (41) 9683-1524
Repórter Fotográfica Heloísa Rego - (41) 9688-2866
Secretária Joana D'ark de Souza - Cel. (41) 9678-2195

Nenhum comentário: