Navegador Walace Von Schmidt teve um problema de última hora e retornou a São Paulo. Assim, o cearense Silvio Deusdará assumirá o posto, no rali que tem início nesta quarta-feira em Teresina/PI e termina no sábado (31) na praia de Cumbuco no Ceará
Imprevistos acontecem a todo o momento durante um rali. E o piloto paulista Luiz Facco precisou driblar um deles antes mesmo do início do Velopiocerá, a modalidade Cross Country de Velocidade da maior prova off-road do Nordeste, o Piocerá. O navegador da equipe Acelera Siriema, Walace Von Schmidt, já estava em Teresina (PI) quando precisou retornar a São Paulo para resolver um problema pessoal. Sem navegador, Facco não desistiu do desafio de estrear na 22ª edição da competição e anunciou nesta terça-feira, que disputará a prova com o cearense Silvio Deusdará.
Aos 27 anos, Deusdará ruma para a quarta participação na prova e já acumula dois títulos no Piocerá/Cerapió, em 2004 e 2005 quando foi Campeão na categoria Graduados Especial. Natural de Fortaleza, o navegador iniciou no Rally de Regularidade em 2000, mas a partir de 2005 começou a participar de vários campeonatos de Cross Country, como Mitsubishi Cup Nordeste e Sudeste, RN 1500, Rally dos Sertões entre outros.
Para Facco, o entrosamento com o novo navegador será fundamental, uma vez que competirão juntos pela primeira vez. “A partir de amanhã o Silvio assumirá o lugar do Walace para ajudar nossa equipe. Agora nosso foco mudou. Vamos fazer o melhor para obtermos um bom entrosamento e tentar evoluir a cada dia para chegarmos ao destino final”, explica o piloto que em 2008, ano de estréia no RN 1500 foi Campeão categoria Production Diesel, outro rali de quatro dias também conhecido no meio off-road, mas disputado no Rio Grande do Norte.
“Conheço a qualidade de prova e sei que enfrentaremos bons competidores também. Mas darei o melhor possível para fazer um bom trabalho para equipe, sem esquecer que o mais importante é chegar todos os dias”, diz o navegador que chega na madrugada desta quarta-feira à capital piauiense para a prova de quatro dias e cerca de 1.200 quilômetros de percurso.
Com a baixa de Schmidt, Deusdará não chegou a tempo do Prólogo, que definiu a ordem de largada para a prova e Facco para cumprir regulamento, correu ao lado de uns dos integrantes da equipe Márcio Santos. O Prólogo aconteceu nesta terça-feira à tarde num circuito fechado de 1.200 metros ao lado do Shopping Teresina e foi disputado apenas pelos participantes de Velopiocerá, que pisaram fundo para o aquecimento, que antecede as etapas (até o fechamento deste texto o resultado do Prólogo não havia sido divulgado).
A dupla Facco/Deusdará, que compete pela Super Production com uma Mitsubishi L200 RS encara a primeira etapa da prova a partir de Teresina com destino à cidade de Piripiri, ainda no estado do Piauí. A equipe Acelera Siriema tem patrocínio da Gonçalves S/A Ind. Gráfica, SI Indústria e Fontoura Dias Stands com apoio da 4x4 Experts.
Primeiro dia do Velopiocerá– A partir das 8 horas desta quarta-feira (28), os veículos da modalidade Cross Country de Velocidade encaram aproximadamente 100 quilômetros de trechos cronometrados, mais 18 de deslocamento inicial e 145 de deslocamento final totalizando cerca de 263 quilômetros de percurso. Segundo organização o trecho será rápido e a velocidade deve prevalecer. Técnica e cautela serão exigidos, caso os competidores se depararem com trechos alagados. O terreno será de piso de estradões de terra e piçarra. A chegada está prevista às 13 horas.
Vale destacar que o Rally Piocerá/Cerapió completa 22 anos de história e é a maior prova off-road de regularidade da América Latina. A cada ano as largadas são intercaladas. Nesta edição sai do Piauí com destino ao Ceará e quando acontece o inverso passa a se chamar Cerapió. A partir de 2006 surgiu a modalidade Velopiocerá para aqueles que gostam de acelerar nos Carros e Caminhões, mas foi a partir deste ano que a prova mudou o formato e passa a ser em linha, como os principais ralis Cross Country do mundo. Os veículos largam de uma cidade com objetivo de chegar em outra, com especiais mais longas que exigem técnica e resistência das equipes. Na edição 2008, de acordo com a organização, tiveram 30% de desistência com um total de 485 inscritos: 268 motos, 113 bikes, 36 quadriciclos, 32 carros no Regularidade e 36 no Velopiocerá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário