Reabastecimento passa a ser obrigatório na prova deste final de semana em Curitiba, segunda etapa da temporada 2013 da Stock Car
Após fazer uma boa estreia com a equipe Shell Racing no treino classificatório da etapa de São Paulo da Stock Car, quando fez o quarto melhor tempo no Q1 e garantiu um lugar no top-10 do grid, Popó Bueno quer repetir a dose em Curitiba, onde a categoria disputa neste domingo a segunda etapa da temporada 2013.
"A corrida de São Paulo marcou minha volta para a equipe onde consegui meus melhores resultados na Stock Car, e conseguir um quarto lugar no Q1 foi uma ótima reestreia. Infelizmente na corrida tive problemas e não completei dentro do top-10, por isso meu objetivo em Curitiba é fazer outro bom treino classificatório e, desta vez, manter a performance da corrida e marcar vários pontos", diz Popó.
Assim como na pista de Interlagos, o piloto da Shell Racing espera uma melhora significativa no tempo de volta dos carros da Stock Car em Curitiba, com a melhor performance dos pneus Pirelli. "Certamente veremos os tempos caírem bastante, talvez não de maneira tão expressiva como em Interlagos, que é um circuito de maior extensão, mas eu diria que por volta de de 2 a 3 segundos", espera Popó.
Uma das novidades da etapa em Curitiba será a volta do reabastecimento obrigatório com Shell V-Power etanol durante a corrida. Em Interlagos, as equipes poderiam optar por não fazer o pit stop. Já nesta etapa, quem não fizer a parada será excluído da corrida - e também haverá uma janela de reabastecimento, entre a 10a e a 16a volta. Popó aprovou a iniciativa.
"O reabastecimento trará bastante emoção às corridas, mas, da maneira como estava, sem janela e sem ser obrigatório, poderia criar resultados injustos, com base na sorte de ter um safety car na hora certa, por exemplo", diz Popó.
O chefe da equipe Shell Racing, Rodolpho Mattheis, também está otimista em uma boa corrida em Curitiba. "Vencemos esta etapa com o Valdeno (Brito) no ano passado e, mesmo tendo novos pneus para 2013, temos um bom ajuste do carro para iniciar bem os treinos livres. Estamos esperando menor desgaste de pneus neste circuito, mas só poderemos falar mesmo em termos de estratégia após os carros entrarem na pista", diz Rodolpho.
A disputa dos primeiros treinos livres será neste sábado. O treino classificatório será às 15h10 de sábado e a largada às 11h00 de domingo, ambos com transmissão ao vivo e em HD pelo SporTV. A TV Globo exibe compacto da prova no Esporte Espetacular no domingo seguinte, dia 24/03.
Programação, Stock Car, 2ª etapa:
Sábado, dia 16/3:
07h30 - 07h45: Shakedown
08h00 - 09h05: 1º Treino livre - (1º grupo)
09h15 - 10h20: 1º Treino livre - (2º grupo)
11h20 - 12h25: 2º. Treino livre - (1º. Grupo)
12h35 - 13h40: 2º. Treino livre - (2º. Grupo)
15h10 - 16h00: Classificação
Domingo, dia 17/3:
11h00: Largada (40 min de prova + 1 volta)
12h15 - 13h15: Visitação boxes
www.rf1jornalismo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário