Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

DTM: Rockenfeller amplia liderança e Audi coloca oito carros entre os Top-10 em Oschersleben





Audi marca pontos com todos os seus carros na etapa deste domingo • Jamie Green conquista seu primeiro pódio pela Audi

Com o segundo lugar obtido na etapa de Oschersleben, realizada neste domingo no circuito próximo a Magdeburg, o alemão Mike Rockenfeller deu um grande passo rumo à conquista do título de campeão da temporada de 2013 do DTM, o campeonato alemão de carros de turismo. O resultado obtido na oitava etapa da temporada deixou o piloto da Audi Sport Team Phoenix com 33 pontos de vantagem sobre o segundo colocado na tabela, o brasileiro Augusto Farfus, da BMW.

Os 70.500 expectadores que lotaram as arquibancadas de Oschersleben assistiram a mais uma prova sem erros de Rockenfeller, e viram, também, uma incrível corrida de todos os pilotos da Audi na competição. Todos os oito representantes da marca das quatro argolas terminaram a corrida entre os dez primeiros colocados - e, consequentemente, dentro da zona de pontos. Foi o primeiro resultado desse tipo para a Audi na temporada.

Antes da etapa deste domingo, oito pilotos ainda tinham chances matemáticas de chegar ao título. A partir deste momento, apenas Rockenfeller e Farfus seguem na briga. Não por acaso, Farfus foi o único adversário real do piloto da Audi neste fim de semana.

"Ele (Farfus) teve um desempenho extremamente forte hoje (domingo)", disse Rockenfeller. "Com os pneus mais duros as coisas não estavam muito boas para mim, e somente com os compostos mais macios meu ritmo foi mais rápido. Por isso estou muito feliz com este segundo lugar, e com a importância do resultado deste domingo para o campeonato", acrescentou.

No início da prova, Mike Rockenfeller chegou a cair para o quarto lugar. Com os pneus macios, ele logo reassumiu o segundo posto e somou mais 18 pontos para o campeonato.

A etapa de Oschersleben também foi positiva para Jamie Green, do Audi Sport Team Abt Sportsline. Ele levou seu Red Bull Audi RS 5 DTM ao primeiro Top-3 da temporada, e, com isso, conquistou seu primeiro pódio correndo pela Audi no DTM. Segundo colocado na tomada de tempos, Green herdou a pole position após a punição a Bruno Spengler e fez boa largada neste domingo, mas logo na primeira curva foi ultrapassado por Farfus. Depois de seu segundo pit stop, ele voltou à pista logo atrás de Mike Rockenfeller e cruzou a linha de chegada em terceiro.

Quarto colocado na prova, o piloto da Audi Sport Team Rosberg, Filipe Albuquerque, conquistou seus primeiros pontos na temporada. Timo Scheider também conquistou seu melhor resultado do ano em Oschersleben. O bicampeão da categoria realizou belas ultrapassagens e subiu da nona posição no grid para o quinto lugar no momento da bandeirada na prova deste domingo.

Ainda mais ultrapassagens realizou Mattias Ekström, que optou por uma estratégia de paradas um pouco diferente da escolhida pelos demais competidores - ele optou pelo uso de pneus mais duros nos dois primeiros pits, e só então usou os compostos macios. Deste momento em diante, o sueco começou a recuperar posições e, de décimo terceiro no grid, cruzou a linha de chegada em sétimo.

Miguel Molina, Adrien Tambay e Edoardo Mortara - que chegou a cair para a última posição durante a prova -, completaram a incrível corrida de Oschersleben para a Audi em oitavo, nono e décimo lugares, respectivamente. Dieter Gass, chefe da Audi Sport no DTM, não escondeu a satisfação pelos resultados dos pilotos da marca em Oscherleben.

"Ter nossos oito carros na zona de pontos é algo que nunca nos aconteceu antes, e estávamos esperando ansiosamente por um desempenho como o deste domingo. Obviamente gostaríamos de ter vencido a corrida. O mais importante, no entanto, é que o Mike Rockenfeller deu outro grande passo em direção ao título. Ele tem agora 33 pontos de vantagem sobre o segundo colocado no campeonato, e somente um rival nessa disputa. Mas ainda há 50 pontos em jogo e vamos continuar trabalhando para conquistar o título", declarou.

A próxima etapa do DTM será disputada dentro de duas semanas, em Zandvoort, na Holanda. Esta prova pode coroar a conquista de Mike Rockenfeller por antecipação, caso ele consiga manter uma diferença superior a 25 pontos para Augusto Farfus. Depois do ótimo resultado alcançado em Oschersleben, a Audi se aproximou da BMW no campeonato de construtores. A marca das quatro argolas tem 267 pontos, contra 276 da rival. A Marcedes-Benz aparece em terceiro, com 237.

Veja como terminou a etapa deste domingo e como está o campeonato após oito etapas:

Corrida
1) Augusto Farfus (BRA), RBM BMW, 51 voltas em 1h11min40s894 
2) Mike Rockenfeller (ALE), Phoenix Audi, a 6.298 
3) Jamie Green (ING), Abt Sportsline Audi, a 6.912 
4) Filipe Albuquerque (POR), Rosberg Audi, a 10.837 
5) Timo Scheider (ALE), Abt Audi, a 13.325 
6) Gary Paffett (ING), Mercedes AMG, a 14.707 
7) Mattias Ekström (SUE), Abt Sportsline Audi, a 21.980 
8) Miguel Molina (ESP), Phoenix Audi, a 22.692 
9) Adrien Tambay (FRA), Abt Audi, a 23.109 
10) Edoardo Mortara (ITA), Rosberg Audi, a 23.977 
11) Pascal Wehrlein (ALE), Mercedes AMG, a 24.136 
12) Marco Wittmann (ALE), MTEK BMW, a 29.004 
13) Dirk Werner (ALE), Schnitzer BMW, a 36.997 
14) Roberto Merhi (ESP), Mercedes AMG, a 38.620 
15) Timo Glock (ALE), MTEK BMW, a 48.244 
16) Joey Hand (EUA), RBM BMW, a 48.756 
17) Daniel Juncadella (ESP), Mercedes AMG, a 49.751 
18) Christian Vietoris (ALE), Mercedes AMG, a 58.626 
19) Andy Priaulx (ING), RMG BMW, a 1:10.972 
20) Martin Tomczyk (ALE), RMG BMW, a 2 voltas 
21) Bruno Spengler (CAN), Schnitzer BMW, não completou 
22) Robert Wickens (CAN), Mercedes AMG, não completou

Campeonato
1) Mike Rockenfeller, 124 pontos
2) Augusto Farfus, 91
3) Christian Vietoris, 71
4) Robert Wickens, 70
5) Bruno Spengler, 67
6) Gary Paffett, 65










Nenhum comentário: