Duas sessões de treinos livres realizadas hoje (sexta, 16) no Motorland Aragon, circuito espanhol localizado no sudoeste da península ibérica, deram ao brasileiro André Negrão uma boa mostra da sofisticação técnica do novo monoposto da Fórmula Renault européia. Utilizando sempre o mesmo acerto, o piloto de Campinas (SP), esteve sempre entre os três mais rápidos com pneus usados, mas sem alterar o set up do carro para pneus novos, acabou registrando tempos mais modestos. Amanhã Negrão disputa a prova de classificação onde o melhor tempo de cada piloto determina a posição no grid para a primeira prova do fim de semana (amanhã à tarde, horário local), e a segunda a posição no grid para a segunda corrida (domingo ao meio dia).
“Enquanto todos os 21 pilotos na pista estavam com pneus usados, eu me mantive entre os três primeiros. O aumento da temperatura ambiente e a manutenção do mesmo acerto de chassi não me ajudaram a manter esse rendimento, mas nem por isso minha confiança em um bom resultado nas duas provas deste fim de semana foi abalada”, comentou o piloto ao final das duas sessões de treinos. A primeira delas abriu a programação de treinos coletivos deste fim semana, na qual além da nova Fórmula Renault 2.0 estão incluídas provas de turismo – Mégane e Clio Eurocup e mais duas categorias de fórmulas: a básica F4 Renault 1,6 e a top Renault 3,5. O piloto mais rápido no treino de hoje foi o holandês Daniel de Jong.
A temporada
A temporada européia da Renault World Serie prevê sete etapas nos principais autódromos europeus, cinco deles incluídos no calendário da F1. Além de oferecer ingressos grátis, o público tem acesso livre ao paddock e além de competições baseadas em equipamento padronizado e de alta performance pode assistir a shows e desfiles de automóveis antigos da marca francesa. As datas deste ano são:
17/18 de abril – Motorland Aragon, Espanha
2/3 de maio – Spa-Francorchamps, Bélgica
13/14 de junho – Hungaroring, Hungria
4/5 de julho – Silverstone, Inglaterra
18/19 de julho – Le Mans (Bugatti), França
19/20 de setembro – Nürburgring, Alemanha
24/25 de outubro – Barcelona, Espanha
O carro
Projetado e construído pela Renault, o novo monoposto usado este ano foi homologado pela FIA segundo os padrões de segurança que serão adotados na F3 internacional a partir de 2011. Além disso, em relação o trem de força do novo carro foi melhorado em relação ao modelo usado até o ano passado: o motor está mais potente e o câmbio de seis marchas agora possui sete.
Ficha Técnica do Formula Renault 2.0 2010
Chassi – Monocoque construído em laminas do tipo colméia de abelha (honeycomb) e fibra de carbono. Carroceria em fibra de carbono equipada com asas dianteiras e traseira e difusor aerodinâmico traseiro.
Motor – Tipo Renault F4R 832, de quatro cilindros em linha, diâmetro e curso dos pistões, em mm: 82,7 x 93.
Cilindrada total: 1.998 cm³.
Potência máxima 210 bhp a 7.150 rpm.
Torque máximo: 220 Nm a 5.500 rpm
Rotação máxima do motor: 7.500 rpm
Unidade autoportante atrelada à caixa de câmbio e parte integrante do chassi.
Sistema de ignição e injeção de combustível integrado.
Transmissão
Tração traseira
Caixa de câmbio seqüencial de sete velocidades, mais marcha-a-ré
Comandos elétricos de troca de marcha semi-automática montados junto ao volante de direção.
Diferencial de deslizamento limitado, autoblocante; embreagem de dois discos de cerâmica.
Suspensão
Dianteira: Amortecedor ajustável único de duplo cilindro.
Traseira: Dois amortecedores ajustáveis de duplo cilindro.
Freios
Discos flutuantes de 278 mm de diâmetro e 18 mm de espessura. Pinças de quatro pistões.
Rodas e pneus
Rodas de alumínio, de peça única; dianteiras: 9 x 13 polegadas; traseiras: 10,5 x 13 polegadas.
Pneus Michelin; dianteiros: 20-54 x 13; traseiros 24-57 x 13
Dimensões, peso e capacidade de combustível
Comprimento: 4.391 mm
Bitola dianteira: 1.502 mm; bitola traseira: 1.440 mm
Peso em ordem de marcha: 505 kg
Capacidade do tanque de combustível: 50 litros
Novac Business
Assessoria de Imprensa
andrenegrao@beepress.com.br
(11) 3459 8097
“Enquanto todos os 21 pilotos na pista estavam com pneus usados, eu me mantive entre os três primeiros. O aumento da temperatura ambiente e a manutenção do mesmo acerto de chassi não me ajudaram a manter esse rendimento, mas nem por isso minha confiança em um bom resultado nas duas provas deste fim de semana foi abalada”, comentou o piloto ao final das duas sessões de treinos. A primeira delas abriu a programação de treinos coletivos deste fim semana, na qual além da nova Fórmula Renault 2.0 estão incluídas provas de turismo – Mégane e Clio Eurocup e mais duas categorias de fórmulas: a básica F4 Renault 1,6 e a top Renault 3,5. O piloto mais rápido no treino de hoje foi o holandês Daniel de Jong.
A temporada
A temporada européia da Renault World Serie prevê sete etapas nos principais autódromos europeus, cinco deles incluídos no calendário da F1. Além de oferecer ingressos grátis, o público tem acesso livre ao paddock e além de competições baseadas em equipamento padronizado e de alta performance pode assistir a shows e desfiles de automóveis antigos da marca francesa. As datas deste ano são:
17/18 de abril – Motorland Aragon, Espanha
2/3 de maio – Spa-Francorchamps, Bélgica
13/14 de junho – Hungaroring, Hungria
4/5 de julho – Silverstone, Inglaterra
18/19 de julho – Le Mans (Bugatti), França
19/20 de setembro – Nürburgring, Alemanha
24/25 de outubro – Barcelona, Espanha
O carro
Projetado e construído pela Renault, o novo monoposto usado este ano foi homologado pela FIA segundo os padrões de segurança que serão adotados na F3 internacional a partir de 2011. Além disso, em relação o trem de força do novo carro foi melhorado em relação ao modelo usado até o ano passado: o motor está mais potente e o câmbio de seis marchas agora possui sete.
Ficha Técnica do Formula Renault 2.0 2010
Chassi – Monocoque construído em laminas do tipo colméia de abelha (honeycomb) e fibra de carbono. Carroceria em fibra de carbono equipada com asas dianteiras e traseira e difusor aerodinâmico traseiro.
Motor – Tipo Renault F4R 832, de quatro cilindros em linha, diâmetro e curso dos pistões, em mm: 82,7 x 93.
Cilindrada total: 1.998 cm³.
Potência máxima 210 bhp a 7.150 rpm.
Torque máximo: 220 Nm a 5.500 rpm
Rotação máxima do motor: 7.500 rpm
Unidade autoportante atrelada à caixa de câmbio e parte integrante do chassi.
Sistema de ignição e injeção de combustível integrado.
Transmissão
Tração traseira
Caixa de câmbio seqüencial de sete velocidades, mais marcha-a-ré
Comandos elétricos de troca de marcha semi-automática montados junto ao volante de direção.
Diferencial de deslizamento limitado, autoblocante; embreagem de dois discos de cerâmica.
Suspensão
Dianteira: Amortecedor ajustável único de duplo cilindro.
Traseira: Dois amortecedores ajustáveis de duplo cilindro.
Freios
Discos flutuantes de 278 mm de diâmetro e 18 mm de espessura. Pinças de quatro pistões.
Rodas e pneus
Rodas de alumínio, de peça única; dianteiras: 9 x 13 polegadas; traseiras: 10,5 x 13 polegadas.
Pneus Michelin; dianteiros: 20-54 x 13; traseiros 24-57 x 13
Dimensões, peso e capacidade de combustível
Comprimento: 4.391 mm
Bitola dianteira: 1.502 mm; bitola traseira: 1.440 mm
Peso em ordem de marcha: 505 kg
Capacidade do tanque de combustível: 50 litros
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