Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sábado, 24 de abril de 2010

Sob chuva, treinos livres terminam com liderança de Claudio Ricci e Rafael Derani em Pinhais


Rafael Derani e Claudio Ricci
Credito: Pedro Bicudo


De volta ao circuito onde conquistou o título por antecipação no ano passado, dupla ficou com o melhor tempo do dia no Itaipava GT Brasil

Claudio Ricci e Rafael Derani, atuais campeões do Itaipava GT Brasil, voltaram nesta sexta-feira (23) ao topo da folha de tempos da categoria, após as duas primeiras sessões de treinos livres para a segunda rodada dupla da temporada, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR). Com pista molhada ao longo de todo o dia, o que provocou atraso na programação (a primeira sessão, prevista para às 11h05, começou apenas às 15h00) e redução de três para dois treinos, eles conseguiram a melhor marca pilotando um modelo Ferrari F430, com o tempo de 1min21s901.

Meio segundo melhor que a volta mais rápida completada pela dupla que ficou em segundo lugar, Ricardo Maurício e Bruno Garfinkel, com um Lamborghini Gallardo LP560, que fez 1min22s416. "O resultado de hoje traz uma motivação extra. Nós sabemos que será difícil andar próximo ao Ford GT e ao Lambo, mas é um sinal positivo. Embora tenha sido um treino em condições especiais, deu para perceber que o carro evoluiu com o novo escapamento", comentou Claudio Ricci, que detém a marca recorde do circuito para o Itaipava GT Brasil: 1min18s511.

Em função do tempo ruim, praticamente todas as melhores marcas foram estabelecidas na primeira sessão - na outra, com tempos bem acima em função da pista molhada, os mais velozes foram Chico Longo e Daniel Serra, de Lamborghini Gallardo LP560. O desempenho de Claudio Ricci e Rafael Derani reforça o bom histórico da dupla em Pinhais, onde venceram uma corrida e conquistaram o título por antecipação no ano passado. "Pouca gente sabe, mas a minha primeira vitória no automobilismo foi aqui, correndo pelo Itaipava Trofeo Maserati", conta Rafael Derani.

"Claro que os tempos não servem muito de referência, porque a pista começou muito molhada e depois foi secando e no fim da tarde choveu de novo, mas é um indício de que estamos competitivos para esta etapa. Fizemos o tempo de pneus slick, mas mesmo na chuva estávamos andando num bom ritmo, então acho que aqui nós temos muito mais chances do que tínhamos em Interlagos", revela Rafael Derani. No carro deles, há um novo escapamento, menor, mais leve e resistente, substituindo o anterior, que era o original do carro - este, segundo o time, é equipamento de competição.

Também há mudanças no Lamborghini Gallardo LP560, mas com o objetivo de reduzir a vantagem apresentada pelo carro, que neste ano tem aproveitamento de 100%. O modelo está 75 kg mais pesado e ganhou dois restritores para diminuir a potência. Só que a chuva impediu que as mudanças fossem analisadas apropriadamente. "Não dá para tirar muita coisa, é difícil pegar referência. Foi mais para ver se o carro estava em ordem, um shakedown mesmo", afirma Ricardo Maurício, segundo mais rápido do dia ao lado de Bruno Garfinkel.

"Valeu para saber que o carro está bom. Quando a pista começou a secar, mudamos o acerto e o Ricardinho (Maurício) estava virando bem. Agora é esperar para ver se a pista estará seca e, se estiver, começar tudo de novo", diz Bruno Garfinkel. A previsão é novamente de tempo ruim para o sábado (24), com mais intensidade justamente no horário da terceira etapa do campeonato, corrida marcada para 16h00. No domingo (25), dia da quarta etapa, que terá transmissão ao vivo da RedeTV! a partir das 13h00, as chances de chuva são menores.

"Com certeza será um fim de semana mais equilibrado do que foi em São Paulo. Mas para o espetáculo e para o público, acho que seria mais interessante se não chovesse", conclui Claudio Ricci. Claudio Dahruj e Rafael Daniel, líderes do campeonato, ficaram em terceiro nesta sexta-feira, seguidos justamente pelos vice-líderes, Valdeno Brito e Matheus Stumpf, em quarto. Marcello Sant’Anna e Leonardo Vital levaram o Dodge Viper Competition Coupe ao quinto lugar. O melhor entre os paranaenses foi Lico Kaesemodel, parceiro de Leonardo Burti, que fechou o dia em sétimo.

O FIM DE SEMANA EM DEZ NOTAS
- Para garantir o equilíbrio, o Lamborghini Gallardo LP560 sofreu modificações para esta etapa: terá dois restritores, baixando a potência em aproximadamente 40 cv, e ganhou 75 kg de peso extra.

- Esta é a primeira vez que o Lamborghini Gallardo LP560 corre fora de São Paulo: entre 2009 e 2010, o carro já fez quatro corridas no Brasil, mas todas em Interlagos.

- Xandy Negrão, parceiro de Andreas Mattheis, não corre em Pinhais. Está se recuperando de uma cirurgia no abdome. No lugar dele, anda o filho, Xandinho Negrão.

- Marcelo Hahn e Allam Khodair venceram as duas últimas corridas realizadas pelo Itaipava GT Brasil em Pinhais, em 2009.

- A dupla Marcos Gomes e Thiago Viana trocou de carro: está correndo agora com um modelo antigo do Lamborghini Gallardo - substituindo a Ferrari F430.

- No ano passado, o campeonato foi decidido por antecipação exatamente em Pinhais, dando o título para a dupla Claudio Ricci e Rafael Derani.

- Etapa marca a estreia da Ferrari do Corinthians, carro que será guiado por Linneu Linardi e o piloto da casa, Julio Campos.

- Modelos Ferrari F430 estão estreando novo escapamento nesta etapa, que segundo a equipe de Linneu Linardi deve render até meio segundo.

- Os carros Ferrari F430 GT3 voltaram a usar também os pneus do ano passado - os compostos deste ano, que estrearam em Interlagos, não se adaptaram bem ao carro.

- Dodge Viper de Marcelo Sant’Anna e Leonardo Vital sofria com problemas de superaquecimento em Interlagos e, para Curitiba, trocou radiador e melhorou sistema de ventilação do motor.

OS MELHORES TEMPOS DO DIA EM PINHAIS
1º) 3 - R.Derani/C.Ricci (FE, SP/RS), 1:21.901, média de 162,41 Km/h
2º) 33 - B.Garfinkel/R.Mauricio (LA, SP/SP), 1:22.416
3º) 8 - C.Dahruj/R.Daniel (LA, SP/SP), 1:23.027
4º) 7 - V.Brito/M.Stumpf (FO, PB/RS), 1:23.230
5º) 17 - M.Santanna/L.Vital (VI, SP/SP), 1:24.545
6º) 19 - C.Longo/D.Serra (LA, SP/SP), 1:25.317
7º) 5 - L.Kaesemodel/L.Burti (FO, PR/SP), 1:26.432
8º) 77 - C.Serra/J.Adibe (LA, SP/SP), 1:26.603
9º) 70 - W.Derani/A.Pizzonia (FE, SP/AM), 1:27.167
10º) 9 - A.Mattheis/X.Negrão (FO, RJ/SP), 1:27.767
11º) 57 - S.Laganá/A.Hellmeister (MA, SP/SP), 1:28.118
12º) 82 - M.Mello/W.Freire (MA, SP/SP), 1:28.375
13º) 100 - L.Linardi/J.Campos (MA, SP/PR), 1:28.445
14º) 69 - M.Gomes/T.Viana (LA, SP/SP), 1:29.884
15º) 16 - M.Hahn/A.Khodair (LA, SP/SP), 1:30.115
16º) 30 - Cleber Faria (LA, SP), 1:30.472
17º) 55 - Renan Guerra (MA, SP), 1:30.551
18º) 99 - R.Ribeiro/G.Sondermann (MA, SP/SP), 1:31.478
19º) 81 - C.Burza/A.Posses (MA, SP/SP), 1:31.861
20º) 18 - F.Poeta/S.Lucio (FE, RS/SP), 1:32.236
21º) 13 - Pedro Queirolo (VI, SP), 1:32.674
22º) 105 - Vanue Faria (LA, SP), 1:33.475
23º) 72 - C.Federico/L.Medrado (MA, SP/SP), 1:35.385
24º) 21 - Valter Rossete (MA, SP), 1:36.520
25º) 75 - H.Assunção/C.Kray (MA, SP/RS), 1:37.769

PROGRAMAÇÃO DO ITAIPAVA GT BRASIL
Sábado (24)
08h40 - 09h25: 4º Treino Livre - Itaipava GT Brasil
09h35 - 10h20: 1º Treino Classificatório - TNT SuperBike
10h30 - 11h15: 2º Treino Classificatório - TNT SuperBike
11h25 - 12h10: Treino Classificatório / 3ª Etapa - Itaipava GT Brasil
12h20 - 13h05: Treino Classificatório / 4ª Etapa - Itaipava GT Brasil
13h15 - 14h00: 3º Treino Classificatório - TNT SuperBike
15h10 - 15h25: Super Pole - TNT SuperBike
16h00: 3ª Etapa - Itaipava GT Brasil

Domingo (25)
09h45 - 10h00: Warm Up - Itaipava GT Brasil
10h15 - 10h30: Warm Up - TNT SuperBike
13h00: 4ª Etapa - Itaipava GT Brasil
14h30: TNT SuperBike

OS VENCEDORES DO ITAIPAVA GT BRASIL EM PINHAIS
2009 Allam Khodair/Marcelo Hahn
2009 Allam Khodair/Marcelo Hahn
2009 Claudio Ricci/Rafael Derani
2009 Matheus Stumpf/Ramon Matias
2008 Alceu Feldmann/Lico Kaesemodel
2008 Xandy Negrão/Andreas Mattheis
2008 Ricardo Rosset/Walter Salles
2008 Alceu Feldmann/Thiago Marques
2007 Xandy Negrão/Andreas Mattheis
2007 Alceu Feldmann/Paulo Bonifácio
2007 Alceu Feldmann/Paulo Bonifácio
2007 Alceu Feldmann/Paulo Bonifácio

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO - ITAIPAVA GTBR3
1 Claudio Dahruj/Rafael Daniel, Lamborghini, 40 pontos
2 Matheus Stumpf/Valdeno Brito, Ford, 32
3 Andreas Mattheis/Xandy Negrão, Ford, 22
4 João Adibe/Chico Serra, Lamborghini, 21
5 Beto Monteiro/Julio Campos, Porsche, 21
6 Marcelo Hahn/Allam Khodair, Lamborghini, 19
7 Bruno Garfinkel/Ricardo Maurício, Lamborghini, 15
8 Thiago Viana/Marcos Gomes, Ferrari, 14
9 Pedro Queirolo, Dodge Viper, 12
10 Leo Burti/Lico Kaesemodel, Ford, 11
11 Eduardo Souza Ramos/Leandro Almeida, Ford, 10
12 Daniel Serra/Chico Longo, Lamborghini, 9
13 Walter Derani/Antonio Pizzonia, Ferrari, 9
14 Roberto Posses/Betinho Gresse, Porsche, 7
15 Cleber Faria, Lamborghini, 6
16 Rafael Derani/Claudio Ricci, Ferrari, 5
17 Fernando Poeta/Fabio Carreira, Ferrari, 5
18 Vanue Faria, Lamborghini, 3
19 Marcello Sant’Anna/Leonardo Vital, Dodge Viper, 0

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO - ITAIPAVA GTBR4
1 Alan Hellmeister/Sérgio Laganá, 37 pontos
2 Renan Guerra, 35
3 Valter Rossete, 28
4 Leonardo Medrado/Cristiano Federico, 28
5 Henrique Assunção/Carlos Kray, 21
6 Marçal Melo/William Freire, 13
7 Carlos Burza/ André Posses, 9
8 Alexandre Morsa, Roberto Laganá, e Samuel Melo/Adriano Griecco, 0

CALENDARIO DO ITAIPAVA GT BRASIL
DATA / ETAPA / CIRCUITO, ESTADO
20 e 21 de março / 1ª e 2ª etapas / Interlagos, São Paulo
24 e 25 de abril / 3ª e 4ª etapas / Pinhais, Paraná
15 e 16 de maio / 5ª e 6ª etapas / Interlagos, São Paulo
17 e 18 de julho / 7ª e 8ª etapas / Jacarepaguá, Rio de Janeiro
07 e 08 de agosto / 9ª e 10ª etapas / Interlagos, São Paulo
11 e 12 de setembro / 11ª e 12ª etapas / Velopark, Rio Grande do Sul
30 e 31 de outubro / 13ª e 14ª etapas / Pinhais, Paraná
27 e 28 de novembro / 15ª e 16ª etapas / Interlagos, São Paulo

ESTATÍSTICAS DO ITAIPAVA GT BRASIL
VITÓRIAS - PILOTOS
Xandy Negrão, 14
Andreas Mattheis, 14
Alceu Feldmann, 7
Paulo Bonifácio, 5
Claudio Ricci, 5
Rafael Derani, 5
Ricardo Rosset, 4
Walter Salles, 4
Miguel Paludo, 4
Ricardo Maurício, 3
Claudio Dahruj, 3
Rafael Daniel, 3
Allam Khodair, 2
Marcelo Hahn, 2
Lico Kaesemodel, 2
Chico Longo, 1
Daniel Serra, 1
Clemente Lunardi, 1
Constantino Jr, 1
Ingo Hoffmann, 1
Matheus Stumpf, 1
Ramon Matias, 1
Norberto Gresse, 1
Thiago Marques, 1
Thiago Camilo, 1
Valdeno Brito, 1

POLES - PILOTOS
Xandy Negrão, 13
Andreas Mattheis, 13
Ricardo Rosset, 7
Walter Salles, 7
Claudio Ricci, 5
Rafael Derani, 5
Alceu Feldmann, 4
Paulo Bonifácio, 4
Chico Longo, 4
Daniel Serra, 4
Matheus Stumpf, 3
Ramon Matias, 3
Claudio Dahruj, 2
Rafael Daniel, 2
Ricardo Maurício, 2
Miguel Paludo, 1
Clemente Lunardi, 1
Constantino Jr, 1
Lico Kaesemodel, 1
Norberto Gresse, 1
Carlos Crespo, 1
Roberto Moreno, 1
Valdeno Brito, 1
Nelson Merlo, 1
Bruno Garfinkel, 1

MELHORES VOLTAS - PILOTOS
Claudio Ricci, 11
Xandy Negrão, 9
Andreas Mattheis, 9
Ricardo Rosset, 7
Walter Salles, 7
Walter Derani, 6
Rafael Derani, 5
Chico Longo, 4
Daniel Serra, 4
Claudio Dahruj, 3
Rafael Daniel, 3
Carlos Crespo, 2
Roberto Moreno, 2
Allam Khodair, 2
Marcelo Hahn, 2
Alceu Feldmann, 1
Paulo Bonifácio, 1
Clemente Lunardi, 1
Constantino Jr, 1
Ingo Hoffmann, 1
Lico Kaesemodel, 1
Matheus Stumpf, 1
Ramon Matias, 1
Thiago Camilo, 1
Thiago Marques, 1
Ronaldo Freitas, 1
Bruno Garfinkel, 1
Chico Serra, 1

VITÓRIAS - MARCAS
Ford, 12
Lamborghini, 10
Viper, 9
Ferrari, 8
Porsche, 5

POLES - MARCAS
Ford, 16
Ferrari, 11
Lamborghini, 9
Viper, 6
Porsche, 2

MELHORES VOLTAS - MARCAS
Ferrari, 18
Ford, 15
Lamborghini, 8
Viper, 2
Porsche, 1


Lico Kaesemodel e Leonardo Burti
Credito: Fernanda Freixosa



Chico Longo e Daniel Serra
Credito: Fernanda Freixosa



Bruno Garfinkel e Ricardo Mauricio
Credito: Fernanda Freixosa



Assessoria de Imprensa – Itaipava GT Brasil
TIAGO MENDONÇA
Tel.: (11) 3045.0836
Cel.: (11) 8331.5464
imprensa@sro-la.com.br




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Nenhum comentário: