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quarta-feira, 12 de maio de 2010

Carros de estudantes brasileiros disputam a Fórmula SAE Michigan





Equipes de Fórmula SAE da FEI e da Escola de Engenharia de São Carlos da USP representarão o País em Michigan e Califórnia, respectivamente


Dois carros tipo Fórmula, projetados e construídos por estudantes e pós-graduandos em engenharia do Brasil, irão disputar agora em maio e junho duas competições da SAE International, nos Estados Unidos. A equipe Fórmula FEI, do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo, competirá na Fórmula SAE Michigan, de 12 a 15 de maio, em Brooklyn, Michigan; enquanto a equipe EESC USP, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (Universidade de São Paulo) representará o Brasil na Fórmula SAE Califórnia, de 16 a 19 de junho, em Fontana, na Califórnia.

As duas equipes ganharam o direito de representar o Brasil nas competições após se destacarem entre as melhores equipes na VI Competição Formula SAE BRASIL PETROBRAS, realizada em 2009, em Americana, São Paulo.

Em Michigan, a equipe Fórmula FEI, campeã brasileira, competirá com mais 120 equipes de instituições de ensino das Américas, Europa, Oceania e Ásia. No ano passado, a equipe de São Bernardo elevou pela primeira vez o Brasil ao grupo Top Ten, com o 10º lugar na competição, que reuniu 97 equipes.

Para garantir novamente destaque, a equipe da FEI diminuiu o centro de gravidade do carro. “Mais baixo, o veículo terá melhor desempenho durante as curvas”, explica Lucas Kira, capitão da equipe, composta por 14 alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Elétrica. A equipe conseguiu reduzir 40 kg no peso do protótipo, agora com 180 kg. Com isso, conseguiu diminuir de 20 litros para 12,5 litros a cada 100 km o consumo de combustível no carro, que faz até 130 km/h.

O carro possui sistema de telemetria, desenvolvido pelos estudantes, que fornece, em tempo real para o box, informações sobre combustível, tempo de motor ligado e velocidade. Os dados são fornecidos para o piloto por meio de display com tecnologia wireless, no volante do carro.

Califórnia - Em junho, na Califórnia, o Brasil será representado por nove estudantes da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, que levarão um veículo monoposto o com alto desempenho de aceleração. O carro atinge velocidade máxima de 160 km/h e pesa 210 kg e sua carenagem utiliza aço, alumínio e fibra de vidro. “Escolhemos esses materiais pela alta resistência e baixo peso”, afirma Dannylo Thadeu Gosmes, capitão da equipe, aluno do sétimo semestre de Engenharia Mecânica. A equipe competirá com mais 78 equipes de países das Américas, Europa e Ásia.

As competições Formula SAE norte-americanas, atualmente realizadas na Califórnia e Michigan, caracterizam-se pelo elevado nível técnico dos veículos, projetados e construídos por universitários de engenharia, de acordo com regras definidas pela SAE International. O Brasil estreou nos EUA em 2005.

- Surgidos em 1978, nos EUA, os veículos Fórmula SAE possuem motores 4-tempos têm cilindrada máxima de 610 cm³ e a construção do veículo deve obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da associação www.saebrasil.org.br. Atualmente, as competições de carros Fórmula SAE são realizadas nos EUA, Inglaterra, Alemanha, Itália, Japão, Austrália e no Brasil, que ingressou no circuito em 2004. A Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS visa fomentar a especialização técnica da engenharia da mobilidade brasileira.

Segundo o engenheiro Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, as indústrias buscam cada vez mais novos talentos no ambiente competitivo e saudável da Competição Fórmula SAE BRASIL, cujo mérito é complementar a formação do futuro engenheiro. “É notório como a participação em projetos estudantis desta magnitude influencia na hora em que um currículo é examinado pelas empresas”, ressalta Botelho.






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