· Caminhões Iveco Stralis estreiam novidades na terceira prova do ano, que acontece no domingo, 16 de maio
· Beto Monteiro, piloto do Iveco Stralis 88, será o único pernambucano na prova
· Cristiano da Matta correrá pela primeira vez no Autódromo Internacional Ayrton Senna
A Scuderia Iveco completará dois anos de participação no Campeonato Sul-Americano e Brasileiro da Fórmula Truck neste domingo, 16, na prova de Caruaru, (PE), que será realizada no Autódromo Internacional Ayrton Senna. A Iveco também vai aproveitar a terceira etapa do campeonato deste ano para apresentar novidades no motor, no sistema de freios e novos defletores de seus caminhões de corrida. O piloto do Iveco Stralis 88, Beto Monteiro, será o único pernambucano e representante do Nordeste a largar na prova, marcada para as 14h.
Nesta etapa de Caruaru, a Scuderia Iveco experimentará diversas modificações realizadas no motor Iveco-FPT Cursor 13. “Fizemos alterações que aumentaram a potência, principalmente nas retomadas e na velocidade final dos Stralis”, revela Marcelo Sakurai, engenheiro de produto da equipe. Outra alteração é no sistema de refrigeração do motor, especialmente preparado para a prova. “Tradicionalmente faz muito calor em Caruaru”, explica o engenheiro. Os caminhões Stralis também estreiam em Pernambuco um novo sistema de freios, com diferentes tipos de regulagens.
“Com essas novidades, aliadas à evolução constante que nossos caminhões vem registrando ao longo desses dois anos, estamos confiantes para a etapa de Caruaru. Queremos brigar pelo pódio”, afirma Marco Piquini, diretor de Comunicação da Iveco Latin America. “Além disso, o Beto conhece o autódromo como ninguém”.
Correndo em casa, Beto Monteiro conta com a torcida de seu estado natal. “Pilotar em Caruaru é sempre um diferencial, pois ganho um reforço e tanto com o apoio da torcida da minha terra. Muitas pessoas se sentem pressionadas quando atuam em casa. Eu, pelo contrário, sinto-me estimulado. Eu quero vencer no domingo”, diz Monteiro, que correrá pela oitava vez em Caruaru pela categoria.
O piloto pernambucano diz que o autódromo Ayrton Senna “é a pista mais técnica do campeonato, exige maior trabalho do piloto e de desenvolvimento do caminhão. Ela possui uma grande variedade de curvas, que por outro lado, são mais “travadas”.
Cristiano da Matta, que estreiou nesta temporada pela Scuderia Iveco vai correr em sua primeira oportunidade na pista de Caruaru. “Acho ótimo correr em pista nova, pois aumenta o desafio. Quero chegar o mais perto possível do pódio”, diz. Ex-piloto da Fórmula 1 e campeão da CART (Fórmula Indy), da Matta costuma treinar fisicamente pedalando pelas ruas de Belo Horizonte (MG). “Ando de bicicleta quase todos os dias é o meu jeito de treinar fisicamente”. Da Matta está gostando da experiência de dirigir um caminhão de corrida. “Tudo é novo para mim nesta competição de alto nível. Estamos chegando cada vez mais perto da vitória”.
DOIS ANOS DE EVOLUÇÕES
A Scuderia Iveco completa seus dois anos de Fórmula Truck marcados como um período de aprendizado e evoluções dentro e fora das pistas. “Somos a equipe mais nova na competição e ainda estamos em fase de desenvolvimento de nossas potencialidades. O ano de 2008 foi difícil e complicado, como é para qualquer iniciante. Mas, em 2009, já obtivemos resultados interessantes: cinco pódios, o quarto lugar entre as equipes e dois pilotos entre os 10 primeiros colocados”, afirma Marco Piquini.
CRONOLOGIA DA SCUDERIA IVECO NA FÓRMULA TRUCK:
04/05/2008
Scuderia Iveco estreia na terceira etapa do Campeonato de Fórmula Truck, realizada no Autódromo de Caruaru (PE). O primeiro piloto foi o paulistano Adalberto Jardim, ex-Stock Car.
06/07/2008
Para completar a segunda vaga da equipe é contratado Adilson Magalhães, o Cajuru, que estreou na etapa de Interlagos com o Stralis número 55.
14/09/2008
Scuderia Iveco marca os primeiros pontos de sua história. Foi na etapa de Campo Grande (MT), com o piloto Adalberto Jardim conquistando a quinta colocação.
12/10/2008
Adílson Cajuru garante mais 8 pontos ao terminar a corrida de Curitiba em oitavo lugar.
07/12/2008
Scuderia Iveco encerra o ano com 22 pontos e o título de destaque da competição, tendo conquistado por duas vezes o prêmio de melhor equipe, concedido pelos promotores do evento, pela organização e concepção do box e do Hospitality Center.
29/01/2009
A grande novidade da equipe para a temporada 2009 foi a contratação do pernambucano Beto Monteiro, campeão da categoria em 2004. Ele passa a guiar o Stralis número 88.
08/03/2009
Na estreia, Monteiro consegue a sétima posição e soma 8 pontos, em Guaporé (RS).
19/07/2009
Beto Monteiro conquista seu primeiro troféu pela Scuderia Iveco. Em Interlagos (SP), o piloto chega em quarto lugar e fatura mais 14 pontos no campeonato.
16/08/2009
Em Londrina (PR), Monteiro continua a boa fase e termina em quinto, leva outro troféu e soma mais 12 pontos no histórico. É o segundo pódio consecutivo da equipe.
25/10/2009
Scuderia Iveco vibra com a melhor colocação de sua história, o terceiro lugar em Santa Cruz do Sul (RS), de Beto Monteiro. Piloto soma mais 17 pontos.
15/11/2009
Em Curitiba (PR), Monteiro conquista pela segunda vez consecutiva o terceiro lugar. O pernambucano faz história mais uma vez, ao terminar a competição na 7ª colocação e somar 77 pontos, tornando-se o piloto com o maior número de pontos conquistados num mesmo ano pela equipe.
14/01/2010
Abrindo a temporada 2010, a Iveco anuncia oficialmente a contratação do mineiro Cristiano da Matta, que foi piloto por dois anos da Fórmula 1 e campeão da CART (Fórmula Indy). Da Matta substitui Adílson Cajuru.
21/01/2010
Iveco anuncia a contratação de Mariana Felício, ex-participante do Big Brother Brasil 6, como piloto do Pace-Truck Stralis, durante as etapas da Fórmula Truck de 2010 e 2011.
Iveco
A Iveco projeta, produz e vende uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, ônibus, veículos comerciais para aplicações militares, fora de estrada, bombeiros, defesa civil, etc. A Iveco emprega mais de 28.000 pessoas e possui 27 fábricas em 16 países do mundo, utilizando excelente tecnologia desenvolvida nos cinco centros de pesquisa e desenvolvimento. Além da Europa, a empresa opera na China, Rússia, Austrália e América Latina. Mais de 6.000 mil concessionárias e pontos de serviços, distribuídos em 100 países, garantem suporte técnico onde quer que um produto Iveco esteja em serviço.
São Paulo, 13 de maio de 2010.
Visite o site e blog da Iveco no Brasil: www.iveco.com.br / www.blogiveco.com.br
Mais informações
MM EDITORIAL
Fernanda Chiossi
fernanda@mmeditorial.com.b
Carlos Eduardo Biagini
carlos@mmeditorial.com.br
(11)2941-7568
Nenhum comentário:
Postar um comentário