Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Gabriel Dias é o 28º brasileiro a vencer na F3 Inglesa





Largando da pole pela quinta corrida do Campeonato Britânico de Fórmula 3 e com pista molhada, piloto paranaense o marcou a 132ª vitória do Brasil na categoria.


Gabriel Dias guardará este dia 2 de maio como um momento especialíssimo em sua carreira. Foi neste domingo, pela quinta etapa do prestigiado Campeonato Britânico de Fórmula 3, no circuito de Silverstone, que o paranaense da equipe Hitech tornou-se o 28º brasileiro na história da categoria a vencer no torneio. Foi a 132ª vitória de um piloto do país, colocando Gabriel em um hall de pilotos que conta Emerson, Wilson e Christian Fittipaldi, Nelson e Nelsinho Piquet, Ayrton e Bruno Senna , Alex Dias Ribeiro, José Carlos Pace, Ingo Hoffmann, Chico Serra, Raul Boesel, Maurizio Sala, Maurício Gugelmin, Gil de Ferran, Rubens Barrichello, Oswaldo Negri Jr, Helio Castroneves, Cristiano da Matta, Ricardo Rosset, Luciano Burti, Enrique Bernoldi, Mario Haberfeld, Antonio Pizzonia, Danilo Dirani, Lucas Di Grassi e Adriano Buzaid - dos quais 20 chegaram à Fórmula 1.

"É uma sensação indescritível. É algo do qual posso me orgulhar pela vida toda e contar no futuro para meus filhos e netos", comemorou o paranaense, que completou as dez voltas da corrida em 22min13s659 com 1s098 de vantagem para o segundo colocado, o japonês Daisuke Nakajima.

Largando da pole position após o oitavo lugar na corrida disputada no sábado (1º), Dias conseguiu uma excelente largada, mas sofreu para manter a ponta nas primeiras voltas. "Mesmo com chuva, muitos pilotos passaram a exercer pressão e estavam se arriscando muito. Eu estava de olho no Nakajima, que vinha logo atrás, mas consegui me defender e abrir vantagem", lembrou.

Logo depois, Dias iniciou uma disputa com o inglês Alexander Sims, da ART Grand Prix. A equipe e o piloto, bem como seu companheiro de equipe, o mexicano Esteban Gutierrez, disputam o final de semana como convidados e não pontuam pelo Campeonato Britânico. "O Sims me passou, mas logo consegui recuperar a posição. Então a equipe me avisou pelo rádio que eles não pontuariam por estarem como convidados. Meu engenheiro então me pediu para deixá-lo passar e não arriscar os dez pontos, que a esta altura são vitais para o campeonato", ponderou o paranaense, agora oitavo colocado na pontuação da temporada com 28 pontos. O líder é o francês Jean-Eric Vergne, da Carlin, com 68.

"Eu tinha que me preocupar com o Nakajima, mas o carro estava 100% e pude manter um bom ritmo sem ter de me arriscar muito, apesar de naquele momento ser possível eu ir mais rápido. A equipe me avisava a todo momento que era para eu manejar com cuidado", disse.

A vitória de Gabriel Dias marcou o 36º triunfo de um piloto brasileiro em Silverstone pela Fórmula 3 Inglesa - o primeiro na nova configuração do traçado. "A equipe está muito feliz e eu não consigo descrever este sentimento, de ter vencido em um campeonato tão importante e que revelou tantos pilotos", afirmou. "Esta vitória foi muito importante para mim dentro do torneio e para o moral da equipe também. Precisávamos demais deste resultado", lembrou o curitibano, que ano passado foi vice-campeão da National Class, divisão de acesso da F3 Britânica, com oito poles e seis vitórias em 15 provas disputadas em 2009.

"Agora já podemos trabalhar com o moral mais alto, para brigar com mais freqüência pelas vitórias. Estamos trabalhando forte e merecemos o resultado alcançado hoje", concluiu.

A terceira corrida da segunda rodada tripla acontece logo mais, às 12h45 (horário de Brasília). Com maior duração - 20 voltas - o brasileiro largará da sexta colocação. "Tenho que me manter concentrado e ter cuidado na largada, mas mesmo assim lutar para ganhar o maior número de posições nas primeiras voltas. Vencemos agora, mas quando eu voltar para o carro a história será diferente, com foco total no que virá pela frente", afirmou.

1-) Gabriel DIAS / BRA, Hitech Dallara-Volkswagen, 10 volltas em 22min13s659
2-) Daisuke NAKAJIMA / JPN, RR Dallara-Mercedes - a 1s098
3-) Jean-Eric VERGNE / FRA, Carlin Dallara-Volkswagen - a 4s391
4-) Adriano BUZAID / BRA, Carlin Dallara-Volkswagen - a 4s661
5-) Jazeman JAAFAR / MAS, Carlin Dallara-Volkswagen - a 14s218
6-) Carlos HUERTAS / COL, RR Dallara-Mercedes - a 15s021
7-) James CALADO / GBR, Carlin Dallara-Volkswagen - a 18s541
8-) Felipe NASR / BRA, RR Dallara-Mercedes - a 19s586

Fotos: Divulgação








ReUnion Press
Rodolpho Siqueira/Cleber Bernuci/Maria Domingues
11. 7283-3715
11. 3848-8670/72
press@reunion.com.br
Av. das Olimpíadas, 200 / 10o Andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP
Tel. + 55 11 3848.8668
www.reunion.com.br




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Nenhum comentário: