Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Caruaru recebe a 3ª etapa da F-Truck 2010


O pernambucano Beto Monteiro lidera grupo com arquibancada cheia


Fórmula Truck chega Caruaru para cumprir a fase nordestina pela 13ª vez

A festa da Fórmula Truck volta à Caruaru neste final de semana (14,15 e 16 de maio) cumprindo pela 13ª vez a fase nordestina da categoria brasileira que atinge o maior número de regiões do país.

É a terceira etapa da temporada do Campeonato Sul-Americano e Brasileiro de 2010, o GP Vipal que mais uma vez apresenta novidades e com o nível de competitividade cada vez mais acirrado. Além da estréia de cinco pilotos nesta temporada a categoria ganhou novos patrocinadores fortes, destacando a Cerveja Crystal do Grupo Petrópolis como patrocinadora máster e a parceria do piloto Roberval Andrade com o Esporte Clube Corinthians.

Entre os novos competidores da Fórmula Truck para este ano, aparecem dois nomes de peso no automobilismo de competição internacional: os mineiros Cristiano da Matta e Bruno Junqueira, com vários títulos no automobilismo norte-americano e passagens pela Fórmula 1. Cristiano da Matta estréia na categoria, como companheiro de equipe do pernambucano Beto Monteiro na Scuderia Iveco, e Bruno Junqueira aparece como um dos três pilotos comandados pelo ex-piloto Djalma Fogaça na DF Motorsport Ford que tem também Anderson Toso e Danilo Dirani no seu time.

Além dos pilotos de Minas Gerais, mais três nomes aparecem como estreantes na Fórmula Truck neste ano: o gaúcho Anderson Toso (Ford) e os paulistas André Marques (Scania) e Paulo Salustiano (Volvo), esse último, ex-piloto da Stock Car.

Nas duas primeiras etapas da atual temporada as vitórias ficaram com dois pilotos de São Paulo: Felipe Giaffone (Volkswagen) venceu a prova de abertura em Guaporé e Roberval Andrade (Scania) levou a segunda etapa no Rio. Com a regularidade dos pilotos da RM Competições Volkswagen, Felipe Giaffone e seu companheiro de equipe Valmir Benavides dividem a liderança do campeonato com 43 pontos. Em terceiro na tabela de classificação aparece o goiano Leandro Reis (Scania) que com dois pódios soma 39 pontos. Roberval Andrade é o quarto com 35, e o paranaense Wellington Cirino (Mercedes-Benz) vem em quinto com 34 pontos.
Esses são os cinco primeiros colocados mais próximos na pontuação do campeonato, mas em sexto aparece o paulista Danilo Dirani (Ford) que estaria nesse time se não fosse a má sorte na última etapa do Rio. Dirani foi arrasador nos treinos livres e classificatórios do Rio, mas não completou a prova por quebra no câmbio. Ele tem 14 pontos, sendo 12 marcados na prova de abertura em Guaporé e dois com a pole position e a melhor volta na prova do Rio, onde era o favorito disparado.

Danilo é um dos exemplos que mostram que os ponteiros não estão nada confortáveis nas primeiras posições da classificação do campeonato. "O campeonato começa aqui em Caruaru. Estamos apenas no início da temporada e é hora de todo mundo chegar forte na competição", analisa o piloto da casa, o pernambucano de Recife, Beto Monteiro. Ele também amargou duas quebras no início da temporada e não marcou pontos até agora. Monteiro garante que a evolução do F-Truck Iveco teve mais um grande passo do Rio para Caruaru e que está pronto para repetir a vitória que conseguiu em 2004.

A equipe ABF Mercedes-Benz também vem com novidades depois de um reexame no motor dos F-Truck de Wellington Cirino e Geraldo Piquet. "Chegamos a uma nova equalização dos motores no dinamômetro e acredito que estamos indo para Caruaru bem preparados para um bom resultado", comentou o tetra campeão da categoria, Wellington Cirino.

Também é de se esperar uma boa aproximação do time que anda na frente, de Cristiano da Matta e Bruno Junqueira que já sentiram que estão mais adaptados com o equipamento de competição de mais de três mil quilos. "É normal o tempo para pegar a mão de um carro de competição tão diferente, mas aos poucos estamos chegando lá", garante da Matta.

Os treinos livres para a terceira etapa do Campeonato Sul-Americano e Brasileiro da Fórmula Truck começam na sexta-feira (dia 14), com sessões marcadas para as 12h00 e 15h00, com uma hora de duração cada. No sábado, os F-Truck fazem mais dois treinos livres às 9h00 e 11h00. A tomada de tempo será às 14h00 com a Super Classificação às 15h45 do sábado.

No domingo o warm-up será às 9h45 com a duração de 45 minutos. Logo após, se iniciam as outras atrações da F-Truck com os shows de acrobacias com os Pace Truck e motos com horários previstos entre 11h00 e 13h30. A prova está marcada para as 14h00 com a duração de 1 hora.

Os ingressos para a prova estão sendo vendidos nas Reformadoras Autorizadas Vipal e Postos Petrobras credenciados da região ao preço de R$ 25,00. Os endereços dos locais de vendas estão no site www.formulatruck.com.br. Os ingressos antecipados dão direito a um boné oficial da F-Truck. Os ingressos para estudantes com a metade do preço estarão sendo vendidos nas bilheterias do autódromo a partir de sexta-feira. Nas bilheterias, os ingressos não dão direito ao boné oficial da F-Truck. Crianças menores de oito anos acompanhados dos pais, deficientes físicos e pessoas com mais de 60 anos não pagam para entrar nas provas da F-Truck.

A prova terá transmissão direta pela Rede Band de TV, com narração de Téo José, comentários de Edu Homem de Mello e reportagens de Luiz Silvério com a largada marcada para as 14h00.

Classificação do campeonato após duas etapas: 1) Felipe Giaffone (Volkswagen) e Valmir Benavides I(Volkswagen), 43 pontos; 3) Leandro Reis (Scania), 39 pts.; 4) Roberval Andrade (Scania), 35 pts.; 5) Wellington Cirino (Mercedes-Benz), 34 pts.; 6) Danilo Dirani (Ford), 14 pts.; 7) Diumar Bueno (Volvo) e Paulo Salustiano (Volvo), 12 pts.; 9) Geraldo Piquet (Mercedes-Benz) e Renato Martins (Volkswagen), 10 pts.; 11) Adalberto Jardim (Ford), 8 pts.; 12) Leandro Totti (Mercedes-Benz e Débora Rodrigues (Volkswagen), 7 pts.; 14) Fred Marinelli (Iveco), João Maistro (Volvo) e José Cangueiro (Mercedes-Benz), 5 pts.; 17) André Marques (Scania), 4 pts.; 18) Pedro Muffato (Scania), 3 pts.; 19) José Maria Reis (Scania), Cristiano da Matta (Iveco), 2 pts.; 21) Bruno Junqueira (Ford) e Fabiano Brito (Volvo), 1 ponto.

Campeonato de Marcas: 1) Volkswagen, 96 pontos, 2) Scania, 83 pts, 3) Mercedes-Benz, 56 pts, 4) Volvo, 33 pts, 5) Ford, 16 pts e 6) Iveco, 7 pts.

O site www.formulatruck.com.br está sempre com as informações atualizadas da F-Truck.

Patrocinadores oficiais da Fórmula Truck: Petrobrás, Vipal e Crystal

Dinho Leme
dinholeme@uol.com.br
Tel. 11 3045.0836
Cel. 11 8339.7897
Nextel. 55*2*27948

PILOTOS E EQUIPES DA
FÓRMULA TRUCK 2010

Piloto - Estado - No - Equipe - Marca
Adalberto Jardim - SP 23 Terram Racing - Ford
André Marques - SP 77 Scania Corinthians Motorsport - Scania
Anderson Toso - RS 27 DF Motorsport - Ford
Beto Monteiro - PE 88 Scuderia Iveco - Iveco
Bruno Junqueira - MG 08 DF Motorsport - Ford
Cristiano da Matta - MG 33 Scuderia Iveco - Iveco
Danilo Dirani - SP 56 DF Motorsport - Ford
Débora Rodrigues - SP 07 RM Competições - Volkswagen
Diumar Bueno - PR 11 ABF Volvo - Volvo
Fabiano Brito - PR 28 ABF Competições - Ford
Felipe Giaffone - SP 04 RM Competições - Volkswagen
Fred Marinelli - SP 50 Marinelli Competições - Iveco
Gaston Mazzacane - AR 42 ABF Racing Team - Ford
Geraldo Piquet - DF 03 ABF Competições - Mercedes-Benz
João Marcos Maistro - PR 14 Clay Truck Racing - Volvo
José Cangueiro - SP 21 Mercalf Competições - Mercedes-Benz
José Maria Reis - GO 12 Original Peças Competições - Scania
Leandro Reis - GO 51 Original Peças Competições - Scania
Leandro Totti - PR 73 ABF Racing Team - Mercedes- Benz
Paulo Salustiano - SP 55 ABF Volvo - Volvo
Pedro Muffato - PR 20 MP Competições - Scania
Renato Martins - SP 09 RM Competições - Volkswagen
Roberval Andrade - SP 100 Scania Corinthians Motorsport - Scania
Valmir Benavides - SP 02 RM Competições - Volkswagen
Vignaldo Fízio - SP 10 ABF Competições - Mercedes-Benz
Wellington Cirino - PR 06 ABF Competições - Mercedes-Benz

Fotos: Orlei Silva


Beto Monteiro conversa com um dos líderes Valmir Benavides


Danilo Dirani promete reação em Caruaru


Felipe Giaffone divide a liderança com Valmir Benavides



Dinho Leme Comunicação
Rua Cel. Joaquim Ferreira Lobo, 259 - V. Olímpia - SP
55 11 3045 0836
rpleme@uol.com.br




VOLTAR À PÁGINA INICIAL


Nenhum comentário: