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sexta-feira, 1 de março de 2013

Stock Car: Primeiro desafio do ano é entender o funcionamento dos pneus



Pilotos da Prati-Donaduzzi falam da expectativa para os primeiros treinos, que vão desvendar os primeiros segredos do maior desafio das equipes neste início de campeonato

A mudança dos pneus promovida pela Stock Car para a temporada 2013, que começa neste domingo em São Paulo, é o fator de maior expectativa por parte dos pilotos e engenheiros da categoria. São eles que terão, ao longo dos dois próximos dias, a missão de entender o funcionamento dos novos compostos e adequar o acerto do carro em função deles. Uma missão que será planejada apenas a partir das 9h desta sexta-feira, quando os carros entram na pista de Interlagos para duas sessões extras de treinos.

Pela nova programação da Stock Car, os ensaios de sexta-feira foram abolidos das etapas, mas foram excepcionalmente autorizados justamente para que os times se familiarizem com os pneus Pirelli - que substituem os Goodyear usados até 2012.

"Vai todo mundo começar um trabalho do zero, porque o essencial para um carro de corrida é a equipe saber como funciona o composto do pneu. E é o que a gente vai ter quatro treinos antes da tomada de tempos para aprender nesta primeira etapa", avalia Júlio Campos, um dos reforços da equipe Prati-Donaduzzi para o campeonato.

O único time 100% paranaense na categoria conta com a experiência da sua dupla de pilotos - formada por Campos e Rodrigo Sperafico - e com o retrospecto de evolução apresentado no final do ano passado para acelerar o desenvolvimento do carro 2013. "A gente vai para o primeiro treino com o mesmo carro que fechamos o campeonato do ano passado. Isso vai ajudar a identificar o que mudou no comportamento dele com os pneus novos", comenta Rodrigo Sperafico.

Enquanto não entram na pista, os pilotos se limitam às especulações sobre o desempenho dos pneus para imaginarem o desafio que virá nos próximos dias. "Tem muita informação rolando, então não dá para saber qual é a verdadeira. Já escutei falar em pneus dois segundos mais rápidos, quatro segundos mais rápido, mais lento, então são coisas muito desencontradas. Somente no primeiro treino, logo nas primeiras voltas, é que a gente vai saber se o pneu é bom ou ruim", aponta Júlio Campos, seguido pelo companheiro de equipe: "Essa véspera de primeiro treino é de muito palpite, porque ninguém sabe exatemente como serão os novos pneus. Se forem mais rápidos, isso pode significar também um consumo maior de combustível e dos próprios pneus. E tudo isso interfere no acerto do carro", diz Sperafico.

O que se sabe, por ora, é que quem desvendar mais rapidamente os segredos dos novos pneus pode ganhar frações de segundo fundamentais neste início de campeonato. "O piloto precisa passar para a equipe o que está sentindo do carro e os engenheiros devem ter a percepção do que fazer todos os acertos para que esse pneu seja o mais rápido possível sem ter muito desgaste", aponta Júlio Campos.

A corrida que abre a temporada 2013 da Stock Car será disputada no domingo, a partir das 11h no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Confira a programação:

Sexta-feira - 01/03
9h às 10h30 - 1º treino extra - Grupo 1
11h às 12h30 - 1º treino extra - Grupo 2
14h às 15h30 - 2º treino extra - Grupo 1
16h às 17h30 - 2º treino extra - Grupo 2

Sábado - 02/3
8h15 às 9h20 - Treino livre - Grupo 1
9h30 às 10h35 - Treino livre - Grupo 2
12h às 13h05 - Treino livre - Grupo 1
13h15 às 14h20 - Treino livre - Grupo 2
15h45 - Treino classificatório

Domingo - 03/3
11h - Largada (40 min. de prova + 1 volta)

Inova Comunicação - Rafael Durante (Mtb 48.044) - E-mail: rafaeld@terra.com.br
Contatos: (11) 7320 8666 / 93*19045

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