Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Piloto e jornalista Rodrigo Gini é o único brasileiro no Toni Gardemeister Driving Academy, em Córdoba



Ao lado do navegador Rúben García, no Subaru Impreza STI

Um dia pode, sim, ter mais de 24 horas. Especialmente quando nele há tantas experiências, novidades e aprendizado que vão valer por uma vida, emoções únicas e a sensação de estar ao lado de verdadeiras lendas do esporte. Foi o que o piloto de rali e jornalista Rodrigo Gini pôde constatar como o único brasileiro a participar do Toni Gardemeister Driving Academy, em um dos locais sagrados do rali, Villa Carlos Paz, em Córdoba (Argentina). Ao longo de quase 12 horas de muita teoria e prática no Parque Temático, o complexo usado para a Superprime da etapa argentina do Mundial (WRC), foi possível viver momentos únicos nos bancos da esquerda e da direita dos carros, bem como nos da “sala de aula”

A primeira edição do curso na América do Sul foi uma iniciativa de Julian Cornaglia e Luca Pregliasco (titular da equipe italiana Astra, fundada pelo pai, Mauro, que revelou campeões como Tommi Makinen, Jari-Matti Latvala e o próprio Gardemeister), e reuniu 60 pilotos de Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai e Uruguai, com os mais variados níveis de experiência – o cordobês Luciano Bonomi, por exemplo, comanda um Maxi Rally em seu país e se prepara para disputar o Rali da Catalunha (WRC) com um Ford Fiesta R2.

Independentemente da trajetória de cada um, ou do equipamento usado habitualmente nos ralis (carros de tração dianteira ou 4x4 turbo), não faltaram ensinamentos, dicas, macetes e uma conversa animada entre apaixonados pelo esporte. O time de professores incluía outros craques como Gabriel Pozzo, campeão mundial da categoria N4 em 2001, ou os navegadores Jose Maria Volta (atual diretor-técnico do Campeonato Argentino de Rally) e Rubén García, outro com larga experiência no WRC e em competições internacionais. Com paciência e imensa disponibilidade, eles tiraram dúvidas, apresentaram os métodos que utilizam, analisaram o tipo de levantamento adotado pelos pilotos e acompanharam os alunos na pista, tanto nos Fiat Palio quanto nos Subaru Impreza STI, máquinas com 280cv.

Gardemeister e Pozzo deram um verdadeiro show de pilotagem, mostrando que talento, experiência, treino e muito foco podem tornar fácil a tarefa de acelerar uma máquina no limite. “Os caras são de outro planeta, é impressionante a segurança e a tranquilidade com que andam. O Toni chegou ao cúmulo de fazer a pista praticamente com uma mão só no volante. Com a outra, indicava os momentos em que freava, usava o pé esquerdo para reduzir a velocidade ou fazia valer as leis da Física para entrar nas curvas perdendo o mínimo de tempo, apenas transferindo o peso. De início o Subaru intimida, mas é um carro muito divertido, equilibrado, que transmite confiança e aceita muitos desaforos. Nem mesmo a presença do Pozzo como ‘navegador’ assustou: aliás, o melhor foi parar o carro depois da última volta e ouvir um ‘muito bom, piloto, para um primeiro contato.”

Com o diploma na bagagem, a ordem agora é prosseguir na montagem do Subaru que será o carro do time nas próximas competições. E trabalhar para que todo o ensinamento acumulado no curso em Córdoba dê frutos com evolução e resultados.

O P1 Rally Team tem o apoio de OMP Brasil e Starling Design

Com o craque Toni Gardemeister, também no Subaru

P1 RALLY TEAM
Contato para maiores informações
Rodrigo Gini
(31) 9616-4179
rodrigo.gini@gmail.com

* Crédito das fotos: Pacophoto/divulgação

Nenhum comentário: