Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Quinta etapa do Moto 1000 GP definirá títulos do Campeonato Paulista




Terceira e última etapa da competição estadual de motovelocidade terá suas provas no próximo dia 22 no autódromo de Interlagos

  A temporada 2013 do Moto 1000 GP contempla, além da disputa pelos títulos do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, uma competição paralela restrita à soma da pontuação das três etapas realizadas no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo (SP). É o Campeonato Paulista do Moto 1000 GP, que conhecerá seus campeões a partir das corridas marcadas para o dia 22 de setembro no circuito paulistano.

Com cinco categorias na pista, o evento em Interlagos marcará o início da segunda metade do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, composto por oito etapas. Será também a última das três agendadas para o circuito, que a partir deste ano formam o Campeonato Paulista. A disputa equilibrada pelos títulos leva pilotos e equipes a estratégias específicas, que possam contemplar os panoramas das classificações dos dois campeonatos.

A GP 1000, classe principal do Moto 1000 GP, tem liderança de Luciano Ribodino, piloto argentino da Alex Barros que alcançou 46 pontos nas duas primeiras etapas do Paulista, disputadas nos dias 21 de abril e 23 de junho. O italiano Sebastiano Zerbo, piloto da Ducati SBK Perfect Motors, e o também argentino Diego Pierluigi, inscrito pela JC Racing Team, somam 21 pontos e empatam na vice-liderança do Campeonato Paulista.

Responsável pelo grid mais numeroso do Moto 1000 GP, a categoria GP Light tem como líder Renato Andreghetto, paulista que compete pela Petronas Eurobike Team. Líder também do Campeonato Brasileiro, ele soma 54 pontos no Paulista, 18 a mais que seu conterrâneo André Luiz Paiato, da Alex Barros Racing. David Lara Costa, também piloto paulista, defende a JC Racing e está em terceiro na tabela de classificação, com 33 pontos.

A categoria GP 600 apresenta uma disputa intensa – e, tal qual ocorre na GP 1000, comandada por pilotos estrangeiros. O espanhol Manuel Jimenez Gordo, da Grinjets SBK Racing, é o primeiro colocado no Paulista somando 36 pontos, 10 a mais que o argentino Sergio Fasci, da MG Bikes Yamaha Racing. O brasileiro melhor colocado é Rafael Bertagnolli, da BSB Motor Racing, a um ponto de Fasci – o gaúcho lidera o Campeonato Brasileiro.

Na categoria de formação de novos talentos GPR 250, diferentemente do que acontece no Campeonato Brasileiro, quem lidera o Paulista é o gaúcho Pedro Sampaio, piloto da equipe Fábio Loko, com 32 pontos. O paulista Meikon Kawakami, da Alex Barros Racing, vem em seguida, com 29, na vice-liderança. Primeiro na tabela do Brasileiro, o também paulista Igor Calura, da Mototech, é o terceiro na classificação geral da série estadual, com 27.

O Campeonato Paulista de Motovelocidade inserido no Moto 1000 GP é formado ainda pela categoria GP Máster, que divide grid com a GP Light. Nesta classe, voltada a pilotos com mais de 48 anos, a liderança é do paulista Sidnei Scigliano, que comanda a tabela com 46 pontos. Os cariocas Othon Russo, da Crazy Dog, e Alberto Braga, da Center Moto Racing Team, vêm em seguida com 33 e 32 pontos somados, respectivamente.

Todas as motocicletas do Moto 1000 GP utilizam como combustível a gasolina Petrobras Podium e como lubrificante o Lubrax Tecno Moto. Petrobras e Lubrax patrocinam a competição ao lado da BMW Motorrad e da Michelin, que fornece seus pneus de competição a todas as equipes. O Campeonato Brasileiro de Motovelocidade tem o apoio de Beta Ferramentas, BMW Serviços Financeiros, Servitec, LeoVince, Shoei, Tutto Moto, HPN, Denko e Peterlongo.





Nenhum comentário: