Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

terça-feira, 10 de setembro de 2013

"Skate é boa alternativa para a mobilidade urbana", opina Haddad



Prefeito de São Paulo fala da expectativa para a maior corrida e passeio de skate do mundo, que acontece em 20 de setembro, Dia Mundial Sem Carro. Animado, Haddad posou para foto com capacete e skate que ganhou de astros do esporte
O Skate Run, maior corrida e passeio de skate do mundo, que acontece no Dia Mundial de Carro (22/9), foi apresentado oficialmente nesta terça-feira (10) junto com a programação da Virada Cultural, em uma coletiva de imprensa realizada na Prefeitura de São Paulo, com a presença de Fernando Haddad, prefeito do Município, e Celso Jatene, Secretário de Esportes, Recreação e Lazer da cidade. O evento contará também com uma versão não competitiva, realizada simultaneamente, para participação do público em geral.

Os dois, inclusive, receberam das mãos de Sandro Dias, hexacampeão mundial de skate, e de Fernando Batman, pentacampeão brasileiro e padrinho do Skate Run, dois skates e capacetes personalizados para "caso queiram experimentar a novidade", segundo Sandro Dias. "Posso levar para casa, mesmo? É presente? Então vou levar", brincou Haddad, que, entrando no clima descontraído do evento vestiu imediatamente o capacete e posou para fotos com seu novo skate. O prefeito da cidade de São Paulo, metrópole com mais de 400 mil praticantes de skate segundo pesquisa do Datafolha, destacou a importância do skate em um momento que o planeta busca alternativas sustentáveis e práticas para a mobilidade nos grandes centros urbanos. O prefeito considerou ideal a associação entre o Skate Run, a cidade e o Dia Mundial Sem Carro.

"São Paulo está mudando por uma série de razões e a cidade está enxergando novas alternativas de mobilidade com bons olhos. O skate é uma delas e representa um dos caminhos que as grandes cidades estão seguindo. O Skate Run vai promover ainda mais essa alternativa, pois quem não conhece vai conhecer, experimentar. É toda uma cultura que precisa ser mudada e fazer parte da mobilidade na cidade. Nossa sociedade está envelhecendo e não precisamos perder saúde. E aí que a questão do esporte, associada à mobilidade, é fundamental, pois a pessoa pode ir ao trabalho se exercitando. E estamos falando em um Brasil de milhões de praticantes do skate", destacou.

Para Jatene, o Skate Run será considerado um marco na história do skate e da cidade, que buscará dar aos adeptos mais espaços adequados para a prática, além dos já existentes - caso do Parque da Independência. "Existe um campo muito aberto para os skatistas terem seus espaços. O Skate Run será um marco na nossa cidade, pois mostraremos aos skatistas de qualquer idade que São Paulo reconhece o direito deles de andar pela cidade. Além disso, vamos trabalhar para preservar esse espaço deles. E o mais legal é tudo isso acontecer no Dia Mundial Sem Carro."

Um dos principais expoentes brasileiros da modalidade, o hexacampeão mundial Sandro Dias é também grande incentivador do Skate Run, ressaltando que o evento despertará a atenção das pessoas para o skate como forma de locomoção. "A cidade de São Paulo é o polo principal do skate no Brasil. São Paulo tem diversos lugares públicos, praças, avenidas, onde é possível praticar e o pessoal procura esses locais para andar de skate. Falta ainda uma estrutura adequada, mas a prática do skate é forte. Estamos tentando agora inserir o skate como meio de locomoção pelo Skate Run. É saudável, não polui e as pessoas se locomovem. É simples de carregar, de levar para qualquer lugar. O que ainda falta é a cultura do paulistano em se adequar ao skate, como pedestres, carros e ciclistas. Mas um evento como este abrirá os olhos e será bom para todo mundo."

Realizado e organizado pela Confederação Brasileira de Esportes Radicais (CBER) com apoio da Confederação Brasileira de Skate (CBSk), o Skate Run acontece juntamente com a Virada Esportiva, da Secretaria de Esportes da Prefeitura Municipal de São Paulo, que tem início no dia 21 de setembro. "O esporte brasileiro precisa de uma prova como esta, que visa colocar o skate no centro das atenções das pessoas com dois objetivos: primeiro, atrair novos praticantes, mostrando as vantagens do skate como meio de locomoção e para promover a saúde. E, como segundo objetivo, queremos revelar talentos e dar aos atletas já estabelecidos uma nova vitrine que incentive o investimento das empresas. O skate brasileiro já tem 29 títulos mundiais e até agora não construiu um grande evento no país. O Skate Run pode ser essa nova plataforma", resume Batman.

Segundo uma pesquisa quadrienal encomendada em 2009 pela CBSK ao Instituto Datafolha, o Brasil conta com cerca de quatro milhões de praticantes de skate, sendo 10% do sexo feminino. São Paulo, considerada uma das capitais do skate no país, conta com aproximadamente 400 mil adeptos - o Estado de São Paulo já atinge cerca de 1,2 milhão de skatistas. Apesar disso, a capital paulista até hoje não conta com um espaço dedicado exclusivamente a este esporte

Com início na Praça Charles Miller, passando pelo Minhocão e com a chegada no Memorial da América Latina, o circuito do Skate Run será dividido em dois traçados: um com o percurso de 3 km para famílias e amadores e outro de 8 km para profissionais e praticantes de nível avançado. A largada está prevista para as 9h30 (de Brasília). Para participar, é necessário o uso de capacete e fazer a inscrição obrigatória por meio do site www.skaterun.com.br. 


SERVIÇO
Evento: Skate Run
Local: Praça Charles Miller
Data: 22/09
Horário: a partir das 09h30
Inscrição obrigatória: www.skaterun.com.br

Dias, Haddad, Jatene e Batman 
Pedro Cordeiro/SPTuris 
Alta |  Web 

Prefeito veste capacete e brinca 
Divulgação 
Alta |  Web 

Fernando Batman e Sandro Dias 
Divulgação 
Alta |  Web 



SKATE RUN tem realização da Confederação Brasileira de Esportes Radicais, com patrocínio do Banco do Brasil através da Lei de Incentivo ao Esporte e apoio da Secretaria de Esportes da Prefeitura Municipal de São Paulo e Confederação Brasileira de Skate. A XYZ Live é responsável pela comercialização.

Nenhum comentário: