Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Carro construído na Unisc será lançado nesta sexta-feira




O primeiro carro fabricado em Santa Cruz do Sul será apresentado para imprensa, convidados e comunidade em geral nesta sexta-feira, dia 3 de outubro. A solenidade de lançamento da unidade do veículo Madom inicia às 9 horas da manhã, no bloco 51, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O projeto e execução do veículo são do piloto Maurício Domingues, que contou com a colaboração dos desenhistas espanhóis Oscar Ortiz, da Audi, e Sérgio Delafuente, da Airbus, responsáveis pelo design do protótipo.

A primeira fase dos trabalhos, que envolveu a construção do protótipo, foi desenvolvida nos laboratórios de engenharia da Universidade. A montagem do veículo foi feita num espaço do prédio da Philip Morris, cedido gratuitamente pela empresa. Todo o processo teve o acompanhamento de professores e estudantes da Unisc, especialmente do curso de Engenharia Mecânica. Os estudantes Julio Cesar Frantz e Roberto Dichl Bernardi atuaram dede o início até a conclusão da primeira unidade.

De acordo com o pró-reitor de planejamento da Unisc, João Pedro Schmidt, o interesse da Universidade em apoiar o projeto foi o de possibilitar a integração de pesquisadores e estudantes da Instituição, especialmente do curso de Engenharia Mecânica, em um projeto tecnológico inédito na região. “Estamos satisfeitos com a conclusão da montagem da primeira unidade do carro Madom. A integração da Universidade com as empresas é um aspecto cada vez mais fundamental para o desenvolvimento regional”, considera.

Já o Coordenador do curso de Engenharia Mecânica, professor Jorge Marques, salienta que a construção do veículo foi um aprendizado muito rico para os professores e especialmente para os estudantes, pois possibilitou unir a teoria aprendida em sala de aula com os desafios práticos de construir um carro. “Os estudantes que participaram dessa experiência estão muito bem preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho”, aponta.

A primeira unidade do veículo Madom apresenta as mesmas características externas do protótipo, que está exposto na Universidade: tem 4,5 metros de comprimento X 1,12 metros de altura, medidas dentro do padrão exigido pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para carros de corrida. O veículo está equipado com um motor seis cilindros 3.0 com potencia aproximada de 210 HP.

As rodas são de 18" por 10", os pneus dianteiros tem 285/40 - 18" e os traseiros - 305/40 – 18". O combustível utilizado é gasolina. Possui chassi tubular com carroceria monobloco em material compôsito (fibra de vidro e carbono) e suspensão e freios de competição padrão utilizado na categoria Stock Car.

Ainda na sexta-feira, dia 3 de outubro, está prevista para a parte da tarde uma exibição do veículo no autódromo internacional de Santa Cruz, também voltada à imprensa e convidados.



_________________________________
Josemar Santos
Jornalista - Mtb. 13.267
Assesssoria de Imprensa
Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul
Fone: (51) 3717 7466 ou 99 46 28 77
E-mail: josemarsantos@unisc.br

Nenhum comentário: