Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quarta-feira, 30 de junho de 2010

No pódio também fora das pistas




Além de disputar a Copa Montana, Sérgio Jimenez também faz trabalho de coaching com pilotos de outras categorias

O piloto Sérgio Jimenez conquistou três pódios na última etapa da Porsche Cup em Interlagos, realizada há dez dias. Mas ele não estava ao cockpit. Naquele torneio, Sérgio presta assessoria de pilotagem aos pilotos Guilherme Figueroa e Tommy Soubihe - uma atividade conhecida como coaching no automobilismo. Com um quinto e um quarto lugares, Figueroa subiu ao pódio nas duas corridas da Porsche Cup 997, e Soubihe conquistou o segundo lugar na Porsche Cup Light 996.

"Foi bem legal. Foi um fim de semana excelente para mim como coach (treinador, em inglês). A Porsche Cup é uma categoria bem disputada, que, apesar de não ter pilotos profissionais, é para o pessoal que começou a correr tarde, mas tem algum talento e quer um carro potente. Estou fazendo um trabalho com o Guilherme desde o começo do ano. Na primeira etapa já conseguimos um pódio, e agora os dois pódios em Interlagos foram especiais, já que é uma pista em que todos andam bem, porque conhecem melhor o circuito, e ele nunca tinha feito dois pódios em um fim de semana. Então, ficamos bem contentes. Já com o Tommy, essa foi a segunda corrida que trabalhamos juntos. Na primeira, no Velopark (Rio Grande do Sul), conseguimos um quarto lugar. O segundo lugar aqui em Interlagos já demonstra um avanço. Foi muito bom", analisou Jimenez, que este ano tem patrocínio de GFS Software.

Desde 2004, quando não está competindo, Jimenez trabalha na preparação de pilotos, tanto iniciantes quanto amadores. Ele os orienta dentro e fora das pistas, ajudando-os a aprender a maneira correta de pilotar (comportamento na largada, aceleração, frenagem, etc), achar o melhor traçado da pista na corrida, os melhores pontos de ultrapassagem, como buscar o acerto ideal do equipamento e a adaptação a pneus novos, entre outros pontos. A assessoria não se limita às categorias do tipo turismo, como a Porsche Cup, mas também a competições de kart e fórmula.

Experiência - "Esse trabalho é importante, porque neste esporte a gente está sempre aprendendo, e eu posso passar um pouco da minha experiência para eles. Durante a corrida, também fico no rádio para auxiliá-los, trocando algumas informações e tentando oferecer alguma solução que seja exigida naquele momento. Eu sempre fui um piloto bem calmo quando estou competindo, e isso é uma das coisas que eu tento passar para os pilotos. Às vezes, durante o fim de semana, nós ficamos nervosos com coisas que não dão certo. Essa tranqüilidade é algo que eu tiro de lição para mim também, para tentar fazer o melhor possível, apesar das condições adversas", disse o piloto e coach.

Jimenez acumula vasta experiência no kart. Entre diversas outras conquistas estão nove títulos do Campeonato Paulista de Kart, o principal do País, além do hexacampeonato brasileiro. Ele venceu ainda a Copa Brasil, os campeonatos Pan-Americano e Norte-Americano, além das 500 Milhas da Granja Viana. Sérgio foi o campeão da primeira temporada da Fórmula Renault Brasileira, em 2002, e conta passagens pela F3 Inglesa, A1GP e GP2. O piloto estreou nas competições do tipo turismo em 2009 na Copa Vicar e, em sua estreia, no Rio de Janeiro, conquistou a pole position, a vitória e a volta mais rápida.

Atualmente, Sérgio disputa a Copa Chevrolet Montana e venceu a última etapa, a quarta da temporada, no novo circuito de rua de Ribeirão Preto. Ele está em quinto na classificação geral, a 17 pontos do líder Rafael Daniel, e é um dos principais nomes entre os candidatos ao título. A próxima prova da categoria acontece dia 5 de setembro, em São Paulo.


Visite o site do piloto: www.sjimenez.com.br

Fotos: Divulgação



ReUnion Press
Rodolpho Siqueira/Cleber Bernuci/Mariana Viegas
11. 7283-3715
11. 3848-8670/72/60
press@reunion.com.br
Av. das Olimpíadas, 200 / 10o Andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP
Tel. + 55 11 3848.8668
www.reunion.com.br

VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Dragster deve percorrer 201 metros em 4s, em Maringá



Pai e filho vão acelerar bólidos neste fim de semana (2 a 4/7)


Uma das atrações da primeira etapa da Copa Race Park de Arrancada, que acontece de 2 a 4 de julho, em Maringá, é a presença de um dragster capaz de percorrer a distância de 201 metros em 4s.

O bólido, montado nos Estados Unidos pela Undercoover Motorsport, conta com um motor big block 572, com 1.000 cavalos de potência. A carenagem é inteira em fibra de carbono, o que alivia o peso do carro. “Meu objetivo é percorrer o trajeto de 201 metros em menos de 5s. Já andei em 5s301, mas acredito que consigo chegar nos 4s”, diz o piloto Pedro Martinhago.

Outro destaque do evento é o filho de Pedro, que tem o mesmo nome do pai. Com 13 anos, Pedro Augusto Martinhago vai acelerar um dragster júnior, devendo atingir velocidade superior a 140 km/h em menos de 8s. O mini dragster conta com motor 600 cilindradas, da hornet.

A competição no Race Park, em Maringá, deve reunir outros 150 pilotos que disputam a competição em 16 categorias, de acordo com regulamento adotado pela Confederação Brasileira de Automobilismo.

Na sexta-feira (2), acontecem os treinos-livres a partir das 13h e o acesso para o público é 1kg de alimento. No sábado (3), o evento inicia às 9h, e no domingo, às 8h. A organização do evento espera um público de 5 mil pessoas para acompanhar os pegas na reta de 201 metros. O ingresso antecipado para os dois dias do evento é R$ 17,00. O acesso VIP custa R$ 32,00 (para os dois dias), na compra antecipada. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos através do Alô Ingresso: www.aloingressos.com.br

O evento no Race Park conta com patrocínio da Régis Racing, Papelaria Depel, Pladini Embreagens, Estação Locadora de Veículos, Point Car, Baterias Summer, FuelTech, Áudio Car, Displatec Embreagens, Master Power Turbo, Auto Socorro Reboque Fixo, Nelson Escapamentos e Elite Impressão Digital.

Serviço

O Race Park Maringá fica localizado na Rodovia PR 317 – KM 108,7, em Maringá, na saída para Campo Mourão. O telefone do local é 44.3222-7039. Os contatos também podem feitos pelo celular 44.8434 - 3893 ou via Nextel: 120*29079.

Sobre o Race Park Maringá
O Race Park Maringá foi construído para receber competições de carros, karts e motos. O empreendimento surgiu no início de 2009 com o objetivo de oferecer uma estrutura moderna e completa para realização de provas de automobilismo, oferecendo segurança e conforto para pilotos e público. A administração quer que o espaço seja reconhecido como a melhor pista de arrancada de 201 metros do Brasil. O local conta com uma pista de 551 metros, sendo 221 metros de concreto e 330 de asfalto para frenagem.


Thiago Augusto - DRT 5059
Jornalista / Assessor de Imprensa
41. 9998-4141
NEXTEL: 120*11226
Twitter: thiagocaugusto
MSN: taugusto80@hotmail.com

Zero41 Assessoria em Comunicação
www.zero41.com.br
41. 4141-1111


VOLTAR À PÁGINA INICIAL


Fórmula 200: Gp de Aragoiânia ( Equipe One Power vence a corrida de sábado ).



Sábado de muito sol e uma cidade inteira aguardando com ansiedade o inicio da F200 pela primeira vez naquele município, 14:00 em ponto os motores começaram a roncar mais alto no circuito localizado no centro de Aragoiânia, com o primeiro treino livre da 4ª etapa, e Deuclécio Macedo (28) cravou o melhor tempo com 42,665 s., e mostrou que veio para brigar pela liderança do campeonato. As. 15:30 horas a tomada de tempos mostraria que a disputa seria intensa, pois Pablo Alves (33) baixou o tempo para 41,723 e cravou a poli position para a largada, mas não levou, pois foi penalizado por ultrapassar em bandeira amarela perdendo seu melhor tempo e caindo para 4ª posição, as 17:00 em ponto as luzes apagaram e a largada foi emocionante com uma intensa disputa pela liderança e quem se deu bem foi o piloto da Equipe ONE POWER Elvis Paulino (44), que largou em quinto, o piloto fez uma corrida impecável e com as quebras e batidas dos pilotos que estavam a sua frente venceu a prova de sába
do subindo no lugar mais alto do podium, piloto este a que está substituindo o líder do campeonato Alexandre Sebba F200 nº 44, que não pode participar da etapa por problemas de saúde. O grande público que esteve presente no sábado não saiu dali pois a noite teve um grande show da banda Alquimia que terminou as 2:00 da manhã já no domingo.

Deoclécio Macedo (28) vence no domingo e alcança líder.

O Gp de Aragoiânia município distante 20 KM da capital de Goiás, recebeu pela primeira vez uma etapa do mais tradicional campeonato do Centro Oeste, a Fórmula 200, que mais uma vez comprovou seu brilhantismo e profissionalismo em eventos esportivos, cerca de 7.000 pessoas se aglomeraram no domingo pela manhã para se emocionar do inicio ao final da prova que teve Pablo Alves (33)dominando até a última volta quando ao ultrapassar um retardatário se chocou na barreira de pneus, dando a oportunidade de Deoclécio Macedo (28) receber a bandeirada em primeiro lugar da prova com Hevandro Bergano (20)em segundo e Wellington Teles (40)em terceiro, uma prova muito disputada e cheia de emoção com a disputa entre Deoclécio e Pablo pela liderança da prova do inicio ao final com o público entrando ao delírio sempre que os dois pilotos se adentravam pela reta de largada disputando a liderança da prova, até que Pablo cometeu um erro na última volta e Deoclécio agradeceu vencendo a prova de domingo da F200 em Aragoiânia, veja a classificação do campeonato em http://www.f200.com.br/classificacao.asp.

Fotos Waldir Bernardes.






Reportagem Igor Alessandro

Site Oficial:

www.f200.com.br

VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Granja Viana – Freio falha e tira de Rogério Raucci chance de assumir liderança da Shifter Sixpeed



Após duas vitórias consecutivas na categoria Shifter Sixpeed da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, o piloto paulista Rogério Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) teve chances reais de assumir a liderança da tabela de pontos de sua categoria, mas problemas de freios determinaram abandono da prova valida pela quinta etapa do certame, realizada no sábado 19/06.

Vice-líder do campeonato e com duas provas a menos que os demais postulantes ao titulo de campeão da veloz classe de karts de marchas, Rogério Raucci garantiu na tomada de tempos classificatórios a quarta posição do grid da Shifter Sixpeed, mas assim que autorizada a largada da prova sua característica de exímio largador voltou a emergir e Raucci Sr. assumiu a dianteira da prova “embrenhando-se” por entre os bólidos das classes Shifter Kart Graduados e Shifter Kart Sênior, que disputam suas provas em grid conjunto.

José “Tato” Henrique, líder da tabua de pontos seguia na segunda colocação, mas pressionado por Carlos Araújo, Rui Tiny e Fernando Araújo, não tinha como acompanhar o forte ritmo de Rogério Raucci, que abriu confortável vantagem dos demais competidores de sua classe. Na quarta volta de corrida a ponta da corrida foi acrescida com a possibilidade real de assumir também a liderança do campeonato, já que Tato ficara em uma das curvas do circuito, com problemas em seu kart.

Todavia, mais seis voltas percorridas e na forte freada da Curva do Mergulho o kart de Raucci Sr. passou literalmente reto e em alta velocidade em direção à área de escape. “O freio simplesmente acabou repentinamente e passei reto, indo parar nos pneus e abandonando a corrida”, lamentou o piloto. “Sem pontuar, acabei perdendo também a segunda posição no campeonato, já que o (Rui) Tiny chegou em terceiro e passou 20 pontos na minha frente”, complementou o representante da equipe Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom.

Segundão na Pró 500 Senior

Horas mais tarde, convidado pelo experiente piloto de automobilismo e chefe de equipe Renato Marlia, Rogério Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) voltou a competir na categoria que o consagrou como Campeão Brasileiro de Kart Endurance, a Pró 500.

Dividindo com Renato Marlia o comando do kart #19 Marlia Racing, a dupla garantiu a décima segunda posição do grid para a prova de mais de 80 minutos de duração. Com bom ritmo e estratégias perfeitas de parada obrigatória nos boxes, o #19 Marlia Racing foi galgando posições e mesmo repetindo o drama da prova da Shifter Sixpeed de ficar sem freios na parte final da corrida, a dupla improvisada cruzou a linha de chegada na quinta posição da Pró 500 e na segunda colocação na Pró 500 Senior.

“Embora cansativo, é muito divertido correr na Pró 500 e o ‘Bailarino’ – apelido com que costuma chamar Marlia – fez um acerto magistral no kart, que estava muito rápido. Só não vencemos na classe Sênior porque acho que preciso benzer o pé esquerdo para acabar com essa historia de ter problema de freios”, contou de forma bem humorada Rogério Raucci instantes antes das premiações no pódio da Granja Viana.


Confira o resultado da Shifter Sixspeed na quinta etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana:

1.- Carlos Araújo, com 30 voltas em 21m23s820

2.- Fernando Araújo, com 28 voltas

3.- Rui Alexandre, com 17 voltas

4.- Rogério Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom), com 10 voltas

5.- José Henrique, com 4 voltas

Pole Position: Rui Alexandre, com 39s840

Melhor volta: Rui Alexandre, com 39s935



Confira o resultado da Pró 500 na quinta etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana:

1.- #80 W.Freire/ J. Gonçalves, com 97 voltas em 1h20m00s763

2.- #22 Marlia Racing, a 7s879

3.- #100 MV Racing/ Stop Aço, a 42s554

4.- #86 Marcelo/ Wagner Koga, a 43s329

5.- #19 Marlia Racing, com 96 voltas

6.- #110 Di Andrea/ Itarai/ LC Racing, com 96 voltas

7.- #18 MV/Stop Aço, com 96 voltas

8.- #81 Laerte Endrigo, com 96 voltas

9.- #99 Jefferson Muccio, com 96 voltas

10.- #17 Bee Racing, com 96 voltas

11.- #121 Bee Racing, com 95 voltas

12.- #82 Rodrigo Pacetta, com 95 voltas

13.- #25 Massoni/ By Stop Aço, com 94 voltas

14.- #50 LC Racing, com 94 voltas

15.- #44 MV Racing/ Stop Aço, com 93 voltas

16.- #01 Jornalistas/ M. Racing, com 64 voltas

17.- #64 E. Violante/ F. Figueiredo, com 38 voltas

18.- #45 MV/ Stop Aço, desclassificado

Pole Position: #22 Marlia Racing, com 46s049

Melhor volta: #121 Bee Racing, com 46s123


Confira o resultado da Pró 500 Senior na quinta etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana:

1.- #100 MV Racing/ Stop Aço, com 97 voltas em 1h20m43s317

2.- #19 Marlia Racing, com 96 voltas

3.- #110 Di Andrea/ Itarai/ LC Racing, com 96 voltas

4.- #18 MV/Stop Aço, com 96 voltas

5.- #81 Laerte Endrigo, com 96 voltas

6.- #99 Jefferson Muccio, com 96 voltas

7.- #25 Massoni/ By Stop Aço, com 94 voltas

Pole Position: #100 MV Racing/ Stop Aço, com 46s376

Melhor volta: #19 Marlia Racing, com 46s313








PlanetKart Marketing Esportivo

Texto: Cláudio Reis

Foto:Oelcio Francisco/PlanetKart

Contatos: (13) 3353-1003/ 8124-5985

segunda-feira, 28 de junho de 2010

GP2: barbeiragem alheia estraga show de Razia em Valência




Brasileiro evolui dez posições na corrida deste domingo, mas é atropelado por D'Ambrosio quando disputava entrada na zona de pontuação


A esperança de Luiz Razia em sair de Valência com pontos neste domingo foi novamente destruída por um erro de outro piloto. Quando restavam dez minutos para o fim da oitava etapa da GP2, o baiano foi abalroado por Jérome D'Ambrosio no momento em que disputava a sexta posição.

Razia se aproximava rapidamente de Valsecchi quando, a uma curva de completar a 15ª volta, D'Ambrosio tentou passar Dani Clos e perdeu o ponto de freada, acertando a traseira do Dallara-Renault de Razia. Como resultado, o brasileiro rodou. "Foi um final de semana sem sorte", lamentou o piloto baiano. "Ontem, já bateram em mim antes da primeira volta; hoje, podia fazer um ponto e me bateram. Foram duas corridas sem culpa nenhuma".

O acidente caiu como um balde de água fria no piloto da Rapax, que fez uma excelente largada e evoluiu nada menos que oito posições na primeira volta. Na relargada, após a intervenção do safety car para o atendimento a Josef Kral, que capotou ao tocar Ricardo Teixeira no giro inicial, Razia mostrou estar disposto a apagar a corrida anterior e partiu para cima dos ponteiros, subindo para sétimo nas voltas seguintes e ficando na cola de Davide Valsecchi até ser atropelado por D'Ambrosio.

A vitória neste domingo ficou nas mãos do sueco Marcus Ericsson, com Giedo van der Garde e Michael Herck completando o pódio. Quarto colocado na prova, Pastor Maldonado manteve a liderança do campeonato com 41 pontos, com Dani Clos e Giedo van der Garde empatados em segundo com 27, apenas sete à frente de Razia. "No final das contas ainda estou em quarto. Nada acabou, temos muito chão pela frente", comentou o brasileiro.

A próxima etapa da GP2 acontece nos dias 10 e 11 de julho, na Inglaterra. "O principal agora é focar na classificação em Silverstone, largar mais para a frente, onde o risco vai ser menor, e traçar uma outra estrategia para as corridas", completou Razia, que depois da corrida ocupou o posto de piloto reserva e de testes da equipe Virgin na F-1 para o GP da Europa.

Fotos: Alastair Staley/GP2






MS2 Comunicação Integrada
Tel. 51 8142.2602
Nextel. 82*36383
www.ms2comunicacao.com.br




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

F-Truck: João Maistro busca pontuar neste domingo, em Campo Grande




A baixa umidade do ar trouxe super aquecimento ao Volvo #14 da Clay Truck Racing.
“Os treinos não foram fáceis”. Com essa frase, João Maistro (GIRHO'S / MARINGA SOLDAS / BRAÇO FORTE / A & S FERSA / FRUM / ELRING / AESA / BORGWARNER / WAHLER / FRAS-LE / SUSIN FRANCESCUTTI / PLATODIESEL) (abriu a conversa sobre seu final de semana em Campo Grande. Depois de um bom trabalho realizado em Londrina, na preparação para essa etapa, o piloto e equipe tiveram que resolver grandes problemas, que não eram esperados.

Primeiro ato: O autódromo de Campo Grande foi recapeado há bem pouco tempo, e a pista não tem o grip necessário para que os caminhões possam andar forte. Mesmo com todos os treinos livres, a pista não “limpou” o suficiente, e isso acabou prejudicando o Volvo #14.

Segundo ato: Durante todos os treinos, o caminhão de Maistro andou com a temperatura acima do desejado, colocando o motor em risco de quebra. Isso por conta da baixa umidade do ar. Maistro se viu obrigado a recolher a potência do bruto, perdendo muito rendimento. “Ontem fizemos o 15º tempo, e trabalhamos muito para encontrar uma forma de diminuir a temperatura, na tentativa de vir melhor para o sábado, mas não foi possível”.

“A equipe e eu direcionamos os trabalhos para que nosso caminhão consiga terminar a prova, e vamos tomar o máximo de cuidado para que isso possa acontecer, mas quero associar a isso velocidade”, disse Maistro.

Os problemas de “grip” e temperatura complicaram a vida de outros pilotos. “Sei que teremos trabalho, pois temos pilotos que andam forte e que estão largando logo atrás de mim, terei o desafio de ser rápido sem danificar o equipamento , de olho na temperatura” completou o piloto.

Confira a classificação do treino oficial para a etapa de Campo Grande:

SUPER CLASSIFICAÇÃO

1º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 1min46s219
2º) Roberval Andrade (SP/Scania), Scania Corinthians Motorsport, 1min46s526
3º) Valmir Benavides (SP/Volkswagen), RM Competições, 1min46s815
4º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Competições, 1min47s003
5º) Paulo Salustiano (SP/Volvo), ABF Competições, 1min47s284
6º) Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz), ABF Competições, 1min47s799
7º) André Marques (SP/Scania), Scania RVR Motorsport, 1min48s708
8º) Danilo Dirani (SP/Ford), Ford Racing Trucks, sem tempo
9º) Felipe Giaffone (SP/Volkswagen), RM Competições, 1min47s961
10º) Bruno Junqueira (MG/Ford), Ford Racing Trucks, 1min48s013
11º) Adalberto Jardim (SP/Volvo), AJ5-Boessio Competições, 1min48s347
12º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 1min48s400
13º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF Competições, 1min48s406
14º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 1min48s525
15º) Cristiano da Matta (MG/Iveco), Scuderia Iveco, 1min48s930
16º) Renato Martins (SP/Volkswagen), RM Competições, 1min48s946
17º) Diumar Bueno (PR/Volvo), ABF Competições, 1min49s643
18º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 1min50s121
19º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 1min50s586
20º) José Cangueiro (SP/Mercedes-Benz), Mercalf Competições, 1min50s676
21º) Débora Rodrigues (SP/Volkswagen), RM Competições, 1min51s630
22º) Fabiano Brito (PR/Volvo), ABF Competições, 1min52s190
23º) Vignaldo Fízio (SP/Ford), ABF Competições, 1min53s440
24º) Andersom Toso (RS/Ford), Ford Racing Trucks, sem tempo

Transmissão será pela Bandsports

Por conta da cobertura da Copa do Mundo de Futebol, a transmissão da prova será realizada pela Band Sports, com narração de Celso Miranda e comentários de Eduardo Homem de Mello. As reportagens seguem aos cuidados do experiente Luiz Silvério. As 21h25 deste domingo, a BAND irá transmitir um compacto da corrida.

Créditos: ABS Sports / Foto: Clay Truck Racing Divulgação

Assessoria de Comunicação da Clay Truck Racing ABS Sports
Responsáveis: Anselmo Branco e Fernanda Gaspar


ABS ASSESSORA
Rua Néo Alves Martins, 3280 – Conjunto 03 – Centro – Maringá – PR - CEP: 87013-060
Fones: (44) 3026-3493 / (44) 9819-0484




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

domingo, 27 de junho de 2010

Copa Peugeot: Navarro completa primeiro dia em Ouro Branco




"Nunca tinha pilotado nada parecido", comenta o paulista da Qualicorp Racing


Rodrigo Navarro (Grupo Qualicorp) fechou o primeiro dia na sua primeira experiência na Copa Peugeot, campeonato de rally de velocidade que acontece neste final de semana em Ouro Branco, interior de Minas Gerais

O paulista, que corre a bordo de um Peugeot 206 Rally da equipe Le Lac Rally Team ao lado do navegador Marco Marini, atual campeão da categoria 207 Super, terminou as seis especiais de hoje na nona posição. "Foi um aprendizado, mas para a primeira vez já valeu. É diferente de tudo que já pilotei", define.

Para o piloto da Qualicorp Racing na Copa Chevrolet Montana, uma das coisas que mais chama a atenção é o público que fica no trecho durante as especiais. "Fica muito perto, é como se ficassem no guard rail comparando a um um autódromo", descreveu. "É a primeira vez que ando em pista de terra e a tocada é completamente diferente de tudo o que eu já havia guiado na vida. É uma buraqueira, curva para todos os lados. O tempo todo acelerando e ralando nos morros".

Em seu "batismo" Navarro, diz que foi muito bem recebido por todos, que até brincaram muito: "Segundo eles, todos os estreantes batem no primeiro dia. E graças a Deus eu e meu navegador Marco Marini, não fizemos nada", brincou o paulista, que disputa neste domingo a fase mais competitiva, com quatro especiais. "Uma delas será dentro da cidade, com o público de Ouro Branco em massa para nos prestigiar. Esse contato com a galera da cidade é maravilhoso, famílias inteiras vão para a beira da estrada de terra, por onde passamos, apenas para acenar e receber um aceno, isso é impagável. Estou adorando!", finalizou.

Fotos: José Mário Dias/MS2








MS2 Comunicação Integrada
Tel. 51 8142.2602
Nextel. 82*36383
www.ms2comunicacao.com.br




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Leandro Reis é o pole position da F-Truck em Campo Grande/MS



Leandro Reis e Roberval Andrade formam a primeira fila do grid do GP Crystal em Campo Grande

O goiano Leandro Reis (Original Reis / Scania) larga na pole position na 4ª. etapa do Campeonato Sul-Americano e Brasileiro de Fórmula Truck, o GP Crystal, neste domingo (27) em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Essa é a primeira pole position da carreira do piloto, que estreou na categoria em 2007. Reis marcou sua melhor volta na super classificação, quando os oito melhores tempos da primeira sessão voltam à pista para a disputa direta pela pole position. "Foi um bom treino. Me surpreendi muito com o meu desempenho e com a performance do meu caminhão. Minha intenção é largar muito forte para manter a primeira posição até o fim da prova", analisou Reis, que está na quarta posição do campeonato com 39 pontos.

A surpresa do treino ficou por conta da boa colocação dos pilotos estreantes na categoria André Marques e Paulo Salustiano, que ficaram entre os oito primeiros.

Danilo Dirani marcou o segundo tempo, mas foi penalizado por que passou acima do limite de velocidade estabelecido pelo radar. Devido a sua punição Dirani irá largar na oitava posição.
A melhor colocação obtida pela Volkswagen, atual líder de marcas e também líder de pilotos, foi o terceiro lugar de Valmir Benavides.

Os oito primeiros colocados do grid que participaram da super classificação foram (já na ordem de largada):
1) Leandro Reis 1:46.219 (Scania); 2) Roberval Andrade 1:46.526 (Scania); 3) Valmir Benavides 1:46.815 (Volkswagen); 4) Wellington Cirino 1:47.003 (Mercedes-Benz); 5)Paulo Salustiano 1:47.284 (Volvo); 6) Leandro Totti 1:47.799 (Mercedes-Benz); 7) André Marques 1:48.708 (Scania); 8) Danilo Dirani (Ford) - PUNIDO

Classificação
1) Leandro Reis 1:46.219; 2) Roberval Andrade 1:46.526; 3) Valmir Benavides 1:46.815; 4) Wellington Cirino 1:47.003; 5)Paulo Salustiano 1:47.284; 6) Leandro Totti 1:47.799; 7) André Marques 1:48.708; 8) Danilo Dirani - PUNIDO; 9) Felipe Giaffone 1:47.961; 10) Adalberto Jardim 1:48.347; 11) Beto Monteiro 1:48.400; 12) Geraldo Piquet 1:48.406; 13) Cristiano Da Matta 1:48.930; 14) Renato Martins 1:48.946; 15) Diumar Bueno 1:49.643; 16) João Maistro 1:50.121; 17) Débora Rodrigues 1:51.630; 18) Vignaldo Fizio 1:53.440; 19) Anderson Toso - (não concluiu)

Programação
A programação de domingo começa as 8h30 com o warm-up com a duração de 45 minutos. Logo depois acontece uma série de atrações incluindo o Desfile de Pilotos, o Truck Test com voltas na pista com os convidados do Paddock e os shows de acrobacias com os Caminhões de Show e motos com horários previstos entre 11h30 e 12h. A prova está marcada para as 12h40 (horário de Campo Grande/MS) - 13h40 (horário de Brasília) com a duração de 1 hora.

Os ingressos para a prova continuam sendo vendidos, agora apenas nas bilheterias do autódromo, sem o acompanhamento do boné oficial da Fórmula Truck. Estudante paga metade do preço com a apresentação da carteira oficial da entidade. Crianças menores de oito anos acompanhados dos pais, deficientes físicos e pessoas com mais de 60 anos não pagam para entrar nas provas da F-Truck.

Transmissão
A prova terá transmissão direta pelo canal Bandsports, com narração de Celso Miranda, comentários de Edu Homem de Mello e reportagens de Luiz Silvério com a largada marcada para as 12h40 (horário de Brasília). A TV BAND exibe a corrida às 21h10 (horário de Brasília) deste domingo (27)

Truck Kids - parte social da Fórmula Truck
Como acontece em todas as etapas do Campeonato Sul-Americano e Brasileiro da Fórmula Truck, a Organização da categoria promoveu junto com a Prefeitura de Campo Grande e o Governo Federal, através do projeto Segundo Tempo, Desta vez foi com 20 crianças da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida e 20 crianças do Centro de Referência de Assistência Social que conheceram os Mini Truck, com direito a uma volta com macacão de piloto e uma tarde inteira em companhia dos pilotos da categoria.
Doação de leite - Hoje pela manhã, a presidente da categoria, Neusa Navarro Félix, em nome do projeto Truck Kids, esteve novamente presente na Santa Casa de Campo Grande/MS para a doação de 2 mil litros de leite.

Classificação atualizada do campeonato:
1) Valmir Benavides (Volkswagen), 75 pontos; 2) Felipe Giaffone (Volkswagen), 66 pts.; 3) Wellington Cirino (Mercedes-Benz), 50 pts.; 4) Leandro Reis (Scania), 39 pts.; 5) Roberval Andrade (Scania), 35 pts.; 6) Geraldo Piquet (Mercedes-Benz), 31 pts.; 7) Renato Martins (Volkswagen), 23 pts.; 8) Danilo Dirani (Ford), 15 pts.; 9) Diumar Bueno (Volvo), Paulo Salustiano (Volvo) e Débora Rodrigues (Volkswagen), 12 pts.; 12) Leandro Totti (Mercedes-Benz), 11 pts.; 13) Beto Monteiro (Iveco), 10 pts.; 14) Pedro Muffato (Scania), José Maria Reis (Scania) e Bruno Junqueira (Ford), 9 pontos; 17) Adalberto Jardim , 8 pts.; 18) Fred Marinelli e André Marques, 7 pts.; 20) João Maistro e José Cangueiro, 5 pts.; 22) Cristiano da Matta, 2 pts. e 23) Fabiano Brito, 1 ponto.
Campeonato de Marcas: 1) Volkswagen, 164 pontos; 2) Scania, 99 pts.; 3) Mercedes-Benz, 97 pts.; 4) Volvo, 33 pts.; 5) Ford, 25 pts.; e 6) Iveco, 19 pontos.

Assessoria de Imprensa
F - Truck
Vytor Zeidan
vytor@formulatruck.com.br / (67) 3344.0325 / (11) 7028.0794

Fotos: Orlei Silva





Dinho Leme Comunicação
Rua Cel. Joaquim Ferreira Lobo, 259 - V. Olímpia - SP
55 11 3045 0836
rpleme@uol.com.br

F-3 Inglesa ganha pit stop obrigatório e mudança agrada Adriano Buzaid




Brasileiro acredita que medida pode ajudar na preparação dos pilotos para as categorias maiores, como GP2 e Fórmula 1


Nesta semana, a Fórmula 3 Inglesa anunciou a introdução experimental de um pit stop obrigatório em uma das três corridas da próxima etapa do campeonato, que será disputada nos dias 17 e 18 de julho, no circuito de Rockingham. A ideia é testar o novo formato para que, se aprovado, ele seja utilizado em pelo menos outras duas etapas até o fim de 2010. É uma forma de oferecer aos pilotos uma experiência valiosa para as categorias imediatamente superiores, como GP2 e Fórmula 1.

"Dá para dizer que a Fórmula 3 Inglesa é uma espécie de ‘universidade’ para a Fórmula 1 e introduzir pit stops foi mais uma forma que eles encontraram para preparar membros das equipes e pilotos para o futuro", afirma Adriano Buzaid, que faz sua segunda temporada na categoria, correndo pela equipe Carlin. "Acho que é uma medida muito bem-vinda, porque não há custos extras e você passa a ter um desafio a mais, além de ser algo que pode mexer com as corridas", acrescenta.

Principalmente porque o carro da Fórmula 3 Inglesa não possui o botão que limita a velocidade do carro na entrada dos boxes - tão famoso na Fórmula 1. Ou seja, os pilotos vão precisar de atenção dobrada para não desrespeitar a regra, que exige velocidades reduzidas no pit lane. "Isso pode dar uma chacoalhada nas corridas. Como não temos limitador, nós é que vamos controlar a velocidade do carro e a chance de alguém cometer um erro nesses casos aumenta", analisa Adriano Buzaid.

Se a regra do pit stop obrigatório for aprovado, ele pode ser repetido mais duas vezes, em Silverstone e Brands Hatch. Adriano Buzaid explica que, mesmo que seja um sucesso, a parada de box só poderá ser adotada em algumas pistas, porque nem todos os autódromos do calendário têm estrutura suficiente para receber pit stops. A parada obrigatória será aplicada pela primeira vez na primeira das três corridas do fim de semana em Rockingham.

Credito das fotos: Jakob Ebrey



Dinho Leme Comunicação
Rua Cel. Joaquim Ferreira Lobo, 259 - V. Olímpia - SP
55 11 3045 0836
rpleme@uol.com.br

Copa Peugeot dá a largada para etapa de Ouro Branco




Em Minas Gerais, Rodrigo Navarro vive as primeiras experiências fora de estrada


Competindo atualmente na Copa Chevrolet Montana, Rodrigo Navarro (Grupo Qualicorp) está bem acostumado a competir em autódromos. Mas desde ontem o paulista vem vivenciando sua primeira experiência fora de estrada a bordo de um Peugeot 206 Rally, da equipe Le Lac Rally Team.

Depois do reconhecimento nesta sexta-feira, ele e o navegador, Marco Marini, atual campeão da categoria 207 Super, partem nesta tarde para as primeiras seis especiais da Copa Peugeot em Ouro Branco."Tem sido uma experiência bem diferente. Fui muito bem recebido pelos participantes e tá sendo muito legal esse contato com outro tipo de competição. Agora é tentar fazer o melhor para conseguir uma boa colocação", destacou Navarro.

O sol brilha desde cedo e dá um cenário ainda mais especial à pequena cidade mineira. Durante o trajeto, os pilotos poderão curtir paisagens maravilhosas e ter contato de perto com o público da cidade, já que uma das especiais passará pelo centro de Ouro Branco. "Esse calor humano é cativante, as pessoas podem ver de perto as emoções do rally", descreveu.

As atividades serão divididas em dez estágios especiais,seis neste sábado e quatro no domingo. Serão cumpridos, aproximadamente, 99,6 km de trecos especiais e 84 km de deslocamentos, totalizando 183,6 km de competição.

Acompanhe as emoções do Rally ao vivo em www.cronospeed.com.br

Fotos: João Otávio Ness/Cronospeed




MS2 Comunicação Integrada
Tel. 51 8142.2602
Nextel. 82*36383
www.ms2comunicacao.com.br

GP2: Confusão tira Razia de corrida na primeira volta




Sétima etapa, disputada neste sábado nas ruas de Valência, viu oito carros abandonarem de uma só vez

Uma confusão entre diversos carros nas primeiras quatro curvas tirou a chance de uma boa corrida para Luiz Razia em Valência. O representante da equipe Rapax acabou envolvido indiretamente em um dos vários acidentes ao longo da primeira volta da sétima etapa da GP2, que tirou nada menos que outros sete competidores da disputa.

Largando do 14° posto, o piloto reserva da Virgin Racing na F-1 buscava ganhar posições por fora na curva três do traçado de 5.419 metros, mas dois pilotos se enroscaram na parte de dentro da freada e escorregaram para cima do Dallara-Renault de Razia, que nada pôde fazer a não ser lamentar. "O que aconteceu foi decepcionante, ainda mais quando você não tem culpa. Saindo do meio do pelotão, sabia que estava exposto a coisas deste tipo", comentou.

"O ruim é que acabei quebrando a sequência de corridas nos pontos e vi meus rivais abrirem um pouco no campeonato", afirmou o baiano, que viu seus principais rivais terminarem a competição: a vitória ficou com Pastor Maldonado, enquanto Jules Bianchi e Sam Bird completaram o pódio. No campeonato, Razia caiu para quarto com 20 pontos, atrás de Maldonado (38), Dani Clos (27) e Giedo Van der Garde (22).

O fim de semana ainda consiste da segunda bateria, mais curta, marcada para as 5h35 (de Brasília) de amanhã. O grid de largada é formado pelo resultado da primeira, mas com os oito primeiros saíndo com as posições invertidas. Por causa do acidente, Razia terá de largar do fundo do pelotão, em 20º. "Será outra corrida difícil, pois estarei novamente exposto a confusões", disse Razia.

"Mas, desta vez, espero escapar ileso, tomar cuidado e me beneficiar com os problemas dos outros para escalar o pelotão. Na corrida de hoje, por exemplo, nada menos que oito carros não completaram a primeira volta. Pontuar será difícil, mas não custa nada tentar", completou. A pole para a corrida de amanhã ficou com Michael Herck, oitavo na 1ª prova, com Marcus Ericsson dividindo a primeira fila.

Fotos: Drew Gibson/GP2






MS2 Comunicação Integrada
Tel. 51 8142.2602
Nextel. 82*36383
www.ms2comunicacao.com.br




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Daniel enfrenta problemas na sexta etapa do IRC


Foto: Divulgação


Piloto brasileiro bateu na primeira especial do segundo dia de prova


Na tarde deste sábado (26/06), terminou a disputa da sexta etapa da temporada 2010 do Intercontinental Rally Challenge (IRC). Em Ypress, na Bélgica, a dupla belga formada pelo piloto Loix Freddy e pelo navegador Miclotte Fréderic, a bordo de um Škoda Fabia S2000, venceu. Daniel Oliveira, primeiro brasileiro com carreira direcionada para competições internacionais de rali de velocidade, não teve a mesma sorte.

A bordo do Pegeout 307 da equipe GDK/Stohl Racing, o piloto soteropolitano e seu companheiro, o navegador espanhol Carlos Del Barrio, bateram na primeira especial do segundo dia de prova - a sétima no geral - e foram obrigados a abandonar a disputa. Daniel Oliveira volta a competir na sétima etapa da temporada do IRC, que será realizada entre os dias 15 e 17 de julho, nos Açores, em Portugal.



ReUnion Press
Rodolpho Siqueira / Maria Domingues / André Stepan
11. 3848.8670 / 71 / 72
dunas-press@reunion.com.br
Av. das Olimpíadas, 200 / 10o Andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP
Tel. + 55 11 3848.8668
www.reunion.com.br




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

sábado, 26 de junho de 2010

Granja Viana – De grão em grão Leonnardo Raucci vai conquistando importantes pontos no campeonato


Foto: Claudio Reis

Com a quarta colocação na prova da Super Cadete na quinta etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, disputada no sábado (19/06) no Kartódromo Internacional Granja Viana (SP), Leonnardo Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) se mantém “vivo” no maior campeonato regional de kart do Brasil.

Quarto no grid da prova da categoria Super Cadete, o kartista paulista Leonnardo Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) sabia que tinha condições de fazer uma grande apresentação e fazer as pazes com o alto do pódio da classe de entrada dos pilotos nacionais no mundo dos velozes propulsores de dois tempos.

Com uma largada fantástica, Leonnardo conseguiu assumir a dianteira da corrida já na primeira curva do circuito, com Pedro Cardoso em segundo, Gabriel Sereia em terceiro e Zaya Fontana na quarta posição. Com forte ritmo, Sereia conseguiu superar Cardoso ainda na volta inicial e no curso da segunda passagem tomou a ponta da corrida de Leonnardo Raucci.

Raucci não dificultou a ultrapassagem do concorrente e entrou imediatamente atrás de Sereia disposto a recuperar a posição de liderança, mas o rendimento de seu kart não lhe permitiu o contra-ataque e, pior, deixava claro que não conseguiria segurar a posição para Pedro Cardoso, que no mesmo ponto da ultrapassagem de Sereia – a forte subida para a Curva Inclinada – também conseguiu ultrapassar Raucci. Leonnardo, novamente, buscou dar combate e desceu a reta principal do circuito de Cotia ladeando Cardoso, para tentar a retomada da posição na freada da veloz Curva 1. A manobra não surtiu efeito e duas curvas depois Zaya Fontana aproveitou-se do espaço deixado pelo ataque de Raucci sobre Cardoso e também superou o piloto da equipe Dolly Refrigerantes/ ULV/ KartZoom.

A partir de então, ante a nítida deficiência de ritmo do bólido de Leonnardo Raucci, o trio de liderança conseguiu abrir confortável vantagem, mas mesmo com dificuldades, Leonnardo conseguia administrar a distancia que tinha sobre o quinto colocado Igor Melo. As dezesseis voltas de prova passaram rapidamente, com Leonnardo conseguindo receber a bandeira a quadros na quarta posição final.

“O campeonato está completamente em aberto, já que nas cinco etapas disputadas todas tiveram vencedores diferentes e certamente logo chegará nossa vez. O Leo está em ótima fase técnica e confiamos que no play-off estaremos lutando diretamente pelo titulo da categoria”, explicou Victor Chiarella, chefe da equipe KartZoom, responsável pelo desenvolvimento de chassis dos bólidos do “clã” Raucci.

Titulo no Sul-Brasileiro de Kart

O belíssimo Kartódromo Ayrton Senna, em Pato Branco (PR) serviu de palco para as finais do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart, definindo seus campeões de 2010.

Líder na tabela de pontos da categoria Super Cadete, Leonnardo Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) chegou ao técnico e ao mesmo tempo veloz circuito com as chamas acesas de conquista da láurea máxima da modalidade. Todavia, já nos primeiros treinos oficiais Leonnardo não conseguia estabelecer suas habituais “flying laps” e a impressionante diferença de mais de um segundo e meio para os principais concorrentes era claro indicativo de que havia algo de muito errado em seu kart.

No Parque Fechado, os ‘mecas’ da KartZoom descobriram o motivo da insuperável desvantagem ao olharem mais atentamente para os bólidos dos demais competidores: Seu kart era o único a utilizar freio mecânico, posto que todos os outros estavam equipados com o novo freio hidráulico da Techspeed, que estranhamente havia esquecido de informar o “up-grade” mecânico justamente ao líder do campeonato.

Apenas o espírito desportivo da equipe do piloto concorrente Felipe Drugovich consegui contornar essa nítida e estranha falta de isonomia, já que na manhã de sábado, momentos antes da tomada de tempos classificatórios, emprestou para Leonnardo Raucci um conjunto de freio hidráulico que tinha instalado em um chassis reserva. Sem os ajustes necessários e sequer dar uma volta na pista com o novo sistema instalado em seu micromonoposto, Leonnardo Raucci partiu para a tomada de tempos classificatórios. A rápida improvisação mecânica e o natural aprendizado da pilotagem com o novo “item” em seu kart não lhe permitiram melhorar o quarto posto na pista, mas reduziu para menos da metade a desvantagem que tinha para Fernando Bueno, vice-líder do campeonato e pole position para a primeira bateria, que seria disputada no mesmo dia.

Na corrida, ainda sem os ajustes ideais em seu kart, Leonnardo conseguiu superar as dificuldades, impondo bom ritmo e acompanhando de perto os micromonopostos de Bueno, Bruno Bertoncello e Felipe Drugovich, completando na mesma quarta posição de largada, mas colado no para-choques traseiro de Drugovich.

Na manhã seguinte a finalíssima, definidora o titulo de campeão 2010 do certame na classe, porem a liderança já estava perdida para Bueno e a láurea máxima não dependeria mais apenas de seu desempenho na pista. Mas a sorte foi decidida no momento da largada, já que Georges Karan, que largava ao seu lado, acabou rodando na primeira curva do circuito e atingindo o kart de Leonnardo, que ladeava. Raucci conseguiu prosseguir, mas já com grande desvantagem para o trio de liderança.

Com rendimento dos bólidos muito próximos, nada mais poderia ser feito e na mesma ordem em que largaram, completaram as quinze voltas de competição os carros da Super Cadete. Mas o acidente na largada com Karan complicou ainda mais o resultado final de Leonnardo Raucci, já que uma pequena “bolacha” de chumbo se desprendeu de seu kart, determinando a insuficiência do peso mínimo do conjunto kart/piloto na pesagem final. Mesmo desclassificado por falta de peso, Leonnardo Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) conseguiu amealhar pontos suficientes para garantir o titulo de Vice-Campeão Sul Brasileiro de Kart.

“Estamos contentes e frustrados ao mesmo tempo”, esclareceu Rogério Raucci, experiente piloto de Shifter Kart, Campeão Brasileiro de Kart Endurance e pai de Leonnardo. “Contentes porque é um titulo e conquistado com muito trabalho do Leo e da equipe, mas, ao mesmo tempo, frustrante, porque estranhamente não tivemos sequer a informação de que havia uma importante modificação nos freios da Techspeed – o que nos prejudicou muito em desempenho – e só pudemos usá-lo graças ao espírito desportivo do pai de Felipe Drugovich, que nos cedeu um conjunto sobressalente. Para piorar esse espírito de frustração simplesmente não existiu vistoria técnica nos karts no Parque Fechado, que de ‘fechado’ só teve mesmo o nome. Como entusiastas e incentivadores do esporte, esperamos que o Presidente Rubens Gatti tome providencias enérgicas para que isso nunca mais aconteça, para que fique sempre claro que estamos todos competindo dentro das regras e na mais completa lisura”, concluiu Raucci Sr.

Confira o resultado da Super Cadete na quinta etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana:
1.- Gabriel Sereia, com 16 voltas em 12m03s637
2.- Zaya Fontana, a 2s832
3.- Pedro Cardoso, a 3s174
4.- Leonnardo Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom), a 7s602
5.- Leonardo Baran, a 14s515
6.- Igor Mello, a 17s756
7.- João Pedro, a 17s832
8.- Sérgio Guimarães, a 18s636
9.- Lucas Vieira, a 18s970
10.- Raul Rocha, a 21s334
11.- Cauê Arias, a 26s181
12.- Rafael Furquim, com 11 voltas
Pole Position: Zaya Fontana, com 43s267
Melhor volta: Gabriel Sereia, com 43s323


Foto: Oelcio Francisco-PlanetKart


PlanetKart Marketing Esportivo
Texto: Cláudio Reis
Fotos: Oelcio Francisco e Claudio Reis/PlanetKart
Contatos: (13) 3353-1003/ 8124-5985




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

PILOTOS DA SCUDERIA IVECO JÁ ESTÃO EM CAMPO GRANDE, MS, PARA A 4ª. ETAPA DA FÓRMULA TRUCK





Concessionária Priore passa a ser representante Iveco no Estado e organiza a área VIP da marca, recebendo clientes e autoridades locais


Os pilotos Beto Monteiro e Cristiano da Matta, da Scuderia Iveco, já estão na capital sul matogrossense para os treinos livres da 4ª etapa do campeonato Sul-Americano de Fórmula Truck que acontece neste domingo, dia 27, no Autódromo Internacional Orlando Moura, de Campo Grande, MS. Esta é a oitava vez que a cidade recebe a Fórmula Truck.

No Hospitality Center da Iveco, a grande novidade será a Priore Veículos, que assume a representatividade da Iveco na capital do MS, Campo Grande, a partir deste mês e aproveita o bom momento para receber clientes, autoridades e demais convidados. Estarão presentes aproximadamente 500 pessoas no espaço da Iveco.

O piloto Beto Monteiro está otimista com a etapa. “Nossos mecânicos melhoraram a potência dos motores dos caminhões Stralis para esta prova, caracterizada por altas temperaturas. O piloto pernambucano chega ainda mais confiante para Campo Grande, motivado pelo prêmio que recebeu no mês passado, com o Troféu Coca-Cola Move of The Race Award na disputa das 200 Milhas de Martinsville, na K&N Pro Series da NASCAR, no estado de Virgínia, Estados Unidos. Ele recebeu o troféu por ter sido o piloto mais combativo da prova, com o maior número de ultrapassagens. A prova teve de tudo um pouco. “Larguei em 27º, fiz várias ultrapassagens, rodei, voltei para a pista, passei mais pilotos e cheguei em sétimo. “Foi um ótimo treino para Campo Grande”. Esta é a primeira vez que Monteiro corre com um Iveco em Campo Grande.

Quem debutará 100% no circuito Orlando Moura será o outro piloto da Scuderia Iveco, Cristiano da Matta, que também está otimista com a prova de domingo. “Acho que é o entusiasmo natural de quem estreou no campeonato no início do ano e quer treinar muito para vencer. Os treinos têm um peso extra pra mim, que registro e analiso tudo o que acontece nas pistas. Isso me ajuda a entender melhor o caminhão e as modificações que ocorrem no período das corridas”, afirma.

Ex-piloto de Fórmula Indy e Fórmula 1, da Matta ainda está em fase de adaptação ao caminhão, mas não se intimida. “As diferenças entre dirigir um caminhão e um carro de corrida são enormes, literalmente, mas não me impressiono. “É um volante, um motor e a vontade de ir mais rápido e ganhar”.

Ingressos

Os ingressos para a 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck estão à venda nos Postos BR - Petrobras, Reformadores Autorizados Vipal e Locais Autorizados, ao valor de R$ 25,00 cada (grátis um boné oficial). Os ingressos são válidos para os três dias do evento (sexta-feira e sábado - treinos e domingo - apresentações, show e corrida). No autódromo, eles também estarão à venda, a partir de hoje.

Programação

No sábado o terceiro e quarto treinos livres serão às 8h45 e 10h45 e o classificatório às 13h30, devendo ter a super classificação às 15h15. No domingo, a programação começa às 8h30 com o warm-up, seguido de várias atrações como o show de Caminhões dos filhos de Aurélio Batista Félix, Danielle e Aurélio Junior, a partir das 11h30. A largada da prova será às 12h40 (horário de Campo Grande/MS) - 13h40 (horário de Brasília) com a duração prevista de 1 hora.





Mais Informações:
MM Editorial
Marta de Souza
marta@mmeditorial.com.br
Fernanda Chiossi
fernanda@mmeditorial.com.br
(11) 2941-7568




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Na GP2, Brasil tem dia tão difícil como na Copa


Foto: Drew Gibson/GP2


Tráfego na parte decisiva impede Luiz Razia de largar entre os primeiros na sétima etapa da temporada, em Valência


Assim como na Copa do Mundo, o dia não foi fácil para os brasileiros na GP2, que realizou na mesma hora do confronto entre Brasil e Portugal a classificação para a sétima etapa da temporada 2010. Nas ruas de Valência, Luiz Razia e Alberto Valerio, os dois representantes brasileiros na principal categoria de acesso à F-1, chegaram a andar entre os quatro primeiros durante a sessão, mas terminaram a tomada de tempos na sétima fila. "Foi muito longe do que eu esperava", afirmou Razia, da equipe Rapax.

O baiano teve um desempenho constante nos treinos, andando entre os dez e passando boa parte da classificação em quarto, mas o trânsito intenso dos 24 carros nos 5.419 metros do circuito montado às margens do Mediterrâneo impediu Razia de extrair o máximo do segundo, e decisivo, jogo de pneus, ficando em 14°. "Estava em quarto lugar com o primeiro jogo, mas peguei tráfego quando entrei na pista com o segundo, no momento em que todos melhoraram. Isso me impediu de aproveitar o pneu. A gente tinha dado um bom passo para a frente até aquela hora", analisou o piloto de testes da Virgin na F-1.

Para a corrida deste sábado, marcada para as 11 horas (de Brasília), Razia crê que uma boa estratégia de pits pode fazer a diferença, com a opção de parada nas primeiras voltas, para fugir do tráfego, sendo considerada. Mas tudo depende de como será a primeira curva após a largada. "Antes de traçar uma estratégia definitiva, vamos ter de analisar como o carro vai se comportar na corrida. Provavelmente estará constante, mas parar antes é uma boa estratégia. A gente nunca sabe. Largando em 14°, a primeira curva é um risco muito grande. O negócio é passar por ela e tentar ir para a frente. A estrada é muito longa."

Com o treino realizado no mesmo momento em que a Seleção Brasileira disputava a última partida da chave de grupos da Copa contra os portugueses, Razia não teve como assistir o jogo, que terminou empatado. "Preferi me focar no treino. Estava totalmente concentrado e nem lá no futebol fomos bem. Mais tarde verei com calma, antes vou me inteirar sobre o que aconteceu com a equipe e na Virgin", completou Razia, que carrega a mensagem "Força Brasil" na asa traseira de seu Dallara-Renault.

A pole position ficou com o mexicano Sergio Perez, que dividirá a primeira fila com o venezuelano Pastor Maldonado. Confira o grid de largada para a sétima etapa da GP2, em Valência:

1°. Sergio Perez (ESP/Barwa Addax), 1min45s337
2°. Pastor Maldonado (VEN/Rapax), 1min45s462
3°. Jules Bianchi (FRA/ART), 1min45s658
4°. Davide Valsecchi (ITA/iSport), 1min45s898
5°. Giedo van der Garde (HOL/Barwa Addax), 1min45s995
6°. Michael Herck (ROM/DPR), 1min46s117
7°. Charles Pic (FRA/Arden), 1min46s171
8°. Christian Vietoris (ALE/Racing Engineering), 1min46s263
9°. Giacomo Ricci (ITA/DPR), 1min46s358
10°. Sam Bird (ING/ART), 1min46s362
11°. Dani Clos (ESP/Racing Engineering), 1min46s478
12°. Johnny Cecotto (VEN/Trident), 1min46s504
13°. Alberto Valerio (BRA/Coloni), 1min46s508
14°. Luiz Razia (BRA/Rapax), 1min46s518
15°. Adrian Zaugg (AUT/Trident), 1min46s532
16°. Oliver Turvey (ING/iSport), 1min46s633
17°. Josef Kral (TCH/Super Nova), 1min46s709
18°. Jerome D'Ambrosio (BEL/Dams), 1min46s743
19°. Marcus Ericsson (SUE/Super Nova), 1min46s756
20°. Ho-Pin Tung (CHN/Dams), 1min46s780
21°. Vladimir Arabadzhiev (RUS/Coloni), 1min46s868
22°. Rodolfo Gonzalez (MEX/Arden), 1min46s953
23°. Fabio Leimer (SUI/Ocean), 1min47s011
24°. Max Chilton (ING/Ocean), 1min47s054


Foto: Alastair Staley/GP2


Foto: Alastair Staley/GP2


Foto: Alastair Staley/GP2


MS2 Comunicação Integrada
Tel. 51 8142.2602
Nextel. 82*36383
www.ms2comunicacao.com.br




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Na quente Campo Grande, F-Truck "foge" do inverno




Categoria sul-americana disputa a quarta etapa da temporada com previsão de temperaturas altas e zero chance de chuva

Com a chegada do inverno, que trouxe muito frio para as regiões Sul e Sudeste do Brasil, a F-Truck retorna para a quente Campo Grande, na região Centro-Oeste. A capital do Mato Grosso do Sul, que não esteve presente no calendário do ano passado, realiza neste domingo a quarta etapa da temporada 2010.

A prova marca o término de um intervalo de um mês e 11 dias desde a última corrida, na também calorosa Caruaru, em Pernambuco. Quem não se preparou muito bem neste período vai sofrer muito. Os três dias de atividades serão com sol forte, temperatura encostando nos 30ºC e zero porcento de chance de chuva.

Além do calor, os pilotos terão de se esforçar muito se quiserem ganhar posições e brigar pela vitória: com 3.504 metros, o circuito Orlando Moura é de difícil ultrapassagem. "São duas retas, uma delas com 960 metros, e nove curvas, três para a direita e seis para a esquerda; os únicos pontos de ultrapassagem são os finais das retas. Treinamos muito aqui e esperamos um bom desempenho, principalmente nos treinos, pois sair na frente é sair das confusões", explica Andersom Toso (Konrad Caminhões/Trans Finotti), da Ford Racing Trucks, relembrando o histórico acidente múltiplo na largada da etapa de 2005, que impediu a realização da prova.

Toso treinou na semana passada em Interlagos e, mesmo sofrendo uma lesão muscular em razão do seu motor ter travado quando o caminhão estava em aceleração plena, não perdeu o ânimo."Vou correr de qualquer jeito, mesmo com algumas dores. Depois dos problemas que tivemos em Caruaru (PE), conseguimos deixar o meu Ford Cargo competitivo. Está tudo afiado. Descobrimos e solucionamos um problema que roubava 30% da potência do motor", revelou.

As atividades para a quarta etapa do Sul-americano de F-Truck têm início na tarde desta sexta-feira, com dois treinos livres. O sábado tem dois treinos livres e as duas fases da classificação, enquanto o dia da corrida será iniciado com um warm-up. A largada está marcada para as 13h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo pela BandSport, a Band exibirá a corrida, às 21h10.

Fotos: Orlei Silva/F-Truck




Assessoria Piloto Andersom Toso
Assessoria de imprensa
MS2 Comunicação - (51) 3381.9323
Glauce Schütz - glauce@ms2comunicacao.com.br - (51) 8142-2602
Marcela Martinez - marcela@ms2comunicacao.com.br - (51) 8128.3371
Nextel. 82*36383
www.ms2comunicacao.com.br




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Daniel prevê etapa difícil na Bélgica


Fotos: DH Images


Piloto fez testes na Áustria e espera boa participação na sexta etapa do IRC

Após quase dois meses, Daniel Oliveira volta à disputa do Intercontinental Rally Challenge (IRC). A sexta etapa da competição acontece nos dias 25 e 26 de junho, em Ypress, na Bélgica. A bordo do Pegeout 307 da equipe GDK/Stohl Racing, o piloto soteropolitano e seu companheiro, o navegador espanhol Carlos Del Barrio, enfrentarão dois dias de prova. Serão 293,62 quilômetros, divididos em 19 especiais.

Apesar de também ser disputada no asfalto com pneus slicks, Daniel prevê uma prova completamente diferente da última, realizada nas Ilhas Canárias, nos dias 30 de abril e 1º de maio. "Nas Ilhas Canárias o cenário era mais urbano. Aqui na Bélgica o rali será disputado no campo. Estimo que em pelo menos 70% do percurso o piso estará sujo. Sem contar que a estrada é muito estreita e não permite erros. Qualquer derrapada pode fazer o carro cair em um desnível e provocar uma quebra", explicou o piloto, que lembra que a etapa belga tem um alto índice de abandonos.

Mas as dificuldades não param por aí. Grande parte das etapas especiais serão disputadas no período noturno. "Sem luminosidade, fica difícil saber se o piso está sujo e torna a prova ainda mais difícil", afirmou. Em Mônaco, Daniel Oliveira também participou de etapas à noite. "O Rali de Monte Carlo foi diferente porque marcou a minha estreia no IRC. Na ocasião, fiz uma prova bem conservadora, Agora quero andar bem forte", afirmou o piloto, o primeiro brasileiro com carreira direcionada para competições internacionais de rali de velocidade.

Como preparação, o piloto baiano fez uma pré-temporada na Áustria, que incluiu a participação em uma das etapas do campeonato austríaco de rali. "A participação no campeonato foi muito boa, mas o treino mais importante que fizemos foi justamente na região com o mesmo tipo de terreno da Bélgica. Consegui andar bem e espero repetir esse desempenho no IRC", afirmou. Antes do início da competição, o Daniel participa do reconhecimento de pista nesta quinta-feira (24).


Confira a programação (horário de Brasília):


Sexta-feira (25/06)

11h - 18h05 - 1ª a 6ª especial

Sábado (26/06)

5h20 - 17h40 - 7ª a 19ª especial





ReUnion Press
Rodolpho Siqueira/Cleber Bernuci/Maria Domingues
11. 7283-3715
11. 3848-8670/72/60
press@reunion.com.br
Av. das Olimpíadas, 200 / 10o Andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP
Tel. + 55 11 3848.8668
www.reunion.com.br