Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

domingo, 27 de junho de 2010

F-3 Inglesa ganha pit stop obrigatório e mudança agrada Adriano Buzaid




Brasileiro acredita que medida pode ajudar na preparação dos pilotos para as categorias maiores, como GP2 e Fórmula 1


Nesta semana, a Fórmula 3 Inglesa anunciou a introdução experimental de um pit stop obrigatório em uma das três corridas da próxima etapa do campeonato, que será disputada nos dias 17 e 18 de julho, no circuito de Rockingham. A ideia é testar o novo formato para que, se aprovado, ele seja utilizado em pelo menos outras duas etapas até o fim de 2010. É uma forma de oferecer aos pilotos uma experiência valiosa para as categorias imediatamente superiores, como GP2 e Fórmula 1.

"Dá para dizer que a Fórmula 3 Inglesa é uma espécie de ‘universidade’ para a Fórmula 1 e introduzir pit stops foi mais uma forma que eles encontraram para preparar membros das equipes e pilotos para o futuro", afirma Adriano Buzaid, que faz sua segunda temporada na categoria, correndo pela equipe Carlin. "Acho que é uma medida muito bem-vinda, porque não há custos extras e você passa a ter um desafio a mais, além de ser algo que pode mexer com as corridas", acrescenta.

Principalmente porque o carro da Fórmula 3 Inglesa não possui o botão que limita a velocidade do carro na entrada dos boxes - tão famoso na Fórmula 1. Ou seja, os pilotos vão precisar de atenção dobrada para não desrespeitar a regra, que exige velocidades reduzidas no pit lane. "Isso pode dar uma chacoalhada nas corridas. Como não temos limitador, nós é que vamos controlar a velocidade do carro e a chance de alguém cometer um erro nesses casos aumenta", analisa Adriano Buzaid.

Se a regra do pit stop obrigatório for aprovado, ele pode ser repetido mais duas vezes, em Silverstone e Brands Hatch. Adriano Buzaid explica que, mesmo que seja um sucesso, a parada de box só poderá ser adotada em algumas pistas, porque nem todos os autódromos do calendário têm estrutura suficiente para receber pit stops. A parada obrigatória será aplicada pela primeira vez na primeira das três corridas do fim de semana em Rockingham.

Credito das fotos: Jakob Ebrey



Dinho Leme Comunicação
Rua Cel. Joaquim Ferreira Lobo, 259 - V. Olímpia - SP
55 11 3045 0836
rpleme@uol.com.br

Nenhum comentário: