• Temporada 2011 da Fórmula Truck tem início no próximo domingo, 27 de fevereiro, no tradicional circuito gaúcho
• Aprimoramentos na suspensão, aerodinâmica e freios otimizam o aproveitamento da força do motor de 1.300 cv do Axor 2044 da Fórmula Truck, o mais potente da competição no País, assegurando maior velocidade e melhores retomadas
• Caminhão Axor também é destaque pela resistência e confiabilidade nas pistas de corrida, tendo chegado ao pódio em 8 das 10 provas do campeonato passado
• Mercedes-Benz e o piloto Wellington Cirino têm seis títulos da categoria no Brasil
Os caminhões Axor 2044 da Mercedes-Benz, reconhecidos por sua alta competitividade nas corridas de caminhão, chegam ainda mais preparados para disputar as primeiras posições logo na estreia da temporada 2011 do Campeonato Sulamericano e Brasileiro de Fórmula Truck. A primeira prova do ano será realizada no próximo domingo, 27 de fevereiro, no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul.
Pilotados por Wellington Cirino e Geraldo Piquet, da equipe ABF/Mercedes-Benz, os caminhões Axor 2044 receberam aprimoramentos de suspensão, aerodinâmica e freios, otimizando assim o aproveitamento da força do motor de 1.300 cv, o mais potente da competição no Brasil. Estas novidades asseguram mais rapidez nas pistas, com velocidades maiores e melhores retomadas, vantagem especialmente importante nas curvas.
“Os caminhões Mercedes-Benz são uma referência para a F-Truck em termos de competitividade. Nos dez anos em que estamos na categoria, chegamos às provas finais disputando títulos em nove edições, ganhando duas vezes como marca (2006 e 2008) e quatro vezes com o piloto Wellington Cirino (2001, 2003, 2005 e 2008)”, diz Tânia Silvestri, diretora de Marketing e Desenvolvimento da Rede de Concessionários da Mercedes-Benz do Brasil. “No campeonato do ano passado, o Axor chegou ao pódio em 8 das 10 provas. Para esta nova temporada, vamos manter a alta performance e buscar sempre as primeiras posições”.
Axor ganha nova pintura para a temporada 2011
Os caminhões Axor 2044 da equipe ABF/Mercedes-Benz chegarão às pistas em 2011 ainda mais atrativos. Eles ganharam novo design, com pintura predominantemente preta e dourada. A carenagem, além de seguir o novo conceito visual, recebeu ajustes que melhoram a refrigeração dos freios, pneus e amortecedores.
As novidades envolvem também a parte mecânica, com destaque para a suspensão, que traz novos amortecedores, molas e barras, assegurando mais estabilidade ao caminhão e maior eficiência na absorção de impactos.
O sistema de arrefecimento foi otimizado visando obter uma temperatura cada vez mais adequada para o regime intenso de trabalho do motor durante as provas. O sistema de freios também passou por uma otimização para se ajustar às mudanças mecânicas voltadas à maior rapidez dos caminhões nas pistas.
Todos esses aprimoramentos, que resultam em melhor performance do Axor nas disputas da F-Truck, já vinham sendo aplicados aos caminhões de Cirino e Piquet nas últimas provas de 2010. Ou seja, já estão testados e aprovados em situação de corrida, o que garante a confiabilidade das soluções adotadas.
Potência de 1.300 cv e velocidade máxima até 240 km/h
Na Fórmula Truck, o Axor 2044 é destaque pela elevada potência de cerca de 1.300 cv do motor eletrônico Mercedes-Benz OM 457 LA, que leva o caminhão a alcançar uma velocidade máxima até 240 quilômetros por hora. A performance do caminhão é favorecida também pela harmonia do trem-de-força (motor, câmbio e eixo), formado integralmente por componentes Mercedes-Benz. A segurança é garantida pelo sistema de freios a disco nas quatro rodas.
A cada prova, os caminhões Axor 2044 recebem uma relação adequada de eixo para a rotação do motor. A motorização, aliás, também é aprimorada, buscando-se obter o máximo de potência e torque do veículo de acordo com as características de cada circuito.
Além da ABF/Mercedes-Benz, outras equipes disputam a Fórmula Truck com caminhões Mercedes-Benz. Leandro Totti, da ABF Racing Team, participa com um Axor 2044 e José Cangueiro, da Mercalf Competições, utiliza um modelo LS 1938.
A Mercedes-Benz do Brasil oferece apoio técnico de fábrica à ABF/Mercedes-Benz durante toda a temporada, além de prestar suporte à motorização eletrônica dos demais pilotos que participam da competição com caminhões da marca.
Actros é atração nos bastidores da Fórmula Truck
O Actros 2646 LS 6x4 com cabina Megaspace, caminhão líder da indústria na oferta de avançada tecnologia para os clientes, é uma atração à parte nos bastidores da Fórmula Truck. Ele é o cavalo-mecânico que puxa a carreta com toda a estrutura e equipamentos da ABF/Mercedes-Benz na competição. Sua pintura segue o estilo dos Axor 2044 de corrida.
A presença do Actros nos autódromos reforça a imagem de força, robustez e confiabilidade dos caminhões pesados Mercedes-Benz, atestando seu êxito no transporte de cargas. Com esse veículo diferenciado, de avançada tecnologia, a marca agrega ainda mais excelência à linha de produtos para o segmento, que inclui também os modelos da família Axor Premium e da Linha Tradicional.
Contato:
Valter Oliveira, Telefone: 011 4173-7324 / 9167-6772
Email: valter.oliveira@daimler.com
Mais informações sobre a Mercedes-Benz estão disponíveis na internet em:
www.mercedes-benz.com.br/imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário