Brasileiro ganha nove posições na pista e novamente escapa de acidente logo à sua frente
Phoenix, 25 de fevereiro de 2011 – Após largar da 22ª posição, Nelsinho Piquet fez uma corrida de recuperação no circuito trioval de Phoenix e completou sua primeira prova na atual temporada da Nascar Truck Series em 13º lugar. Foi a primeira vez em sua carreira que o brasileiro correu uma prova da mais importante categoria do automobilismo americano em um oval curto (de uma milha ou menos).
O piloto do Chevrolet Silverado número 8 da equipe Kevin Harvick Inc (KHI) foi o quarto estreante mais bem colocado entre os dez que disputaram as 150 milhas de Phoenix. Com o resultado, Nelsinho Piquet obteve 31 pontos.
Ele está em 16º na classificação geral, com um total de 48 pontos após duas corridas. Considerando apenas os rookies, o brasileiro está na quinta posição.
“Foi importante terminar a primeira corrida do ano. Hoje foi um dia de muito aprendizado para mim. A pista não era fácil e com certeza saio daqui mais experiente que eu cheguei. Deu para identificar pontos que podem ser melhorados nas próximas etapas, como as relargadas. Quando estava por fora nessa condição, eu perdi algumas posições que tive trabalho para recuperar depois, perdendo tempo atrás de quem estava mais lento”, declarou Nelsinho após a prova.
Chris Carrier, o chefe da equipe da picape número 8, lembrou que as relargadas são pontos críticos em pistas estreitas e curtas como a do deserto do Arizona. “Depois de algumas voltas em bandeira amarela, os pneus acabam acumulando sujeira e perdendo grip e os freios perdem temperatura. É difícil a adaptação nessas condições. Mas o Nelson foi melhorando a cada relargada. A evolução dele ao longo da prova foi nítida. É claro que gostaríamos de estar nos top-10, mas a picape dele terminou a corrida quase sem nenhuma marca de contato com os adversários, o que é bastante positivo. É um piloto talentoso, que tem um potencial enorme. Mas é preciso tempo para adaptação”, disse ele.
A corrida
Até a 43ª volta, quando aconteceu a primeira bandeira amarela, Nelsinho ganhou três posições. Ele então realizou seu primeiro pitstop e saiu do box em 16º. Perdeu um posto na relargada e outros dois após as duas bandeiras amarelas seguintes. A partir da quarta bandeira amarela da corrida, o piloto conseguiu conservar a posição ou ainda ultrapassar seus concorrentes.
Na volta 119, o brasileiro foi beneficiado como “lucky dog”. Pelas regras da Nascar, o piloto mais bem colocado entre os que estão uma volta atrás têm direito de relargar na mesma volta do líder.
Ele então foi escalando o pelotão até ocupar o 14º lugar no giro 133, quando escapou por pouco de um acidente envolvendo Ricky Carmichael bem à sua frente. A manobra provocou suspiros dos jornalistas que normalmente seguem a categoria na sala de imprensa.
“Escapei hoje de três acidentes e esse foi o mais perto de mim. Isso já havia acontecido nas outras corridas e achava que era sorte. Mas começo a notar que não é só isso. Acho que ajuda o fato de eu guiar com o pé esquerdo sobre o freio e ficar sempre muito atento ao que ouço pelo rádio”, disse Nelsinho.
Após a relargada da volta 140, ele ultrapassou outro adversário e cruzou a linha de chegada 10s901 atrás do vencedor, Kyle Busch, piloto da Cup Series, que não soma pontos no campeonato da Truck.
Próxima prova
O brasileiro volta à pista no dia 12 de abril, em Darlington, na Carolina do Sul, uma das mais tradicionais e traiçoieras pistas da Nascar e onde ele ainda não correu.
“O resultado de hoje certamente dá confiança para Darlington. É uma pista muito rápida e estreita, o que pode dar algum problema. Será preciso aproveitar o treino livre para dar ao Nelson o máximo de tempo de pista possível. Ficar entre os top-10 lá será um enorme passo”, comentou Chris Carrier.
Sobre a Nascar Truck Series
A Nascar Camping World Truck Series é uma das três categorias de abrangência nacional da Nascar e é disputada desde 1995 por picapes em provas que acontecem apenas em pistas ovais.
Atualmente, há quatro fornecedoras de caminhonetes para a categoria: Chevrolet, Ford, Dodge e Toyota. A temporada de 2010, vencida por Todd Bodine, foi disputada por 37 pilotos, divididos em 22 equipes. As corridas tiveram, em média, 30 mil pagantes em cada uma das etapas.
A temporada de 2011 terá 25 provas. Começou no dia 18 de fevereiro, em Daytona, e termina em 18 de novembro, em Homestead (Miami). A corrida de Phoenix foi a segunda da temporada.
Sobre a Nascar
Fundada em 1948 por William Henry Getty France, a Nascar (National Association for Stock Car Auto Racing) é a mais tradicional categoria do automobilismo nos Estados Unidos. É a competição profissional líder em público pagante e segunda colocada em termos de audiência na TV americana.
Ela possui três categorias de disputas nacionais, além de inúmeras outras em divisões locais, que configuram a base da cultura do automobilismo competitivo nos EUA.
A principal categoria é a Nascar Sprint Cup Series, que tem 36 provas ao longo da temporada. Há 22 equipes, com 49 pilotos.
O atual campeão é Jimmie Johnson, vencedor das cinco últimas temporadas. Kevin Harvick, um dos proprietários da equipe pela qual Nelsinho Piquet corre, é piloto da categoria. Em 2010, encerrou a temporada em terceiro lugar.
A outra divisão da Nascar é a Nascar Nationwide Series, que teve sua temporada inaugural em 1982. Seus carros são bastante parecidos com o da Cup, só que com potência inferior.
Links
Site oficial de Nelsinho Piquet: www.npiquet.com
Site oficial da equipe Kevin Harvick: www.kevinharvickinc.com
Site oficial da Nascar: www.nascar.com
Mais informações
Luís Ferrari – luis.ferrari@maquina.inf.br – (11) 6603 1380
Patricia Pesce – patrícia.pesce@maquina.inf.br – (11) 3147 7416 // (11) 7086 6605
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