Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

NELSINHO PIQUET DISPUTA SUA PRIMEIRA PROVA EM OVAL CURTO

Piloto chega à pista de uma milha em Phoenix credenciado por teste no qual superou até carros da Cup Series em janeiro

Phoenix, 24 de fevereiro de 2011 – Nelsinho Piquet fará amanhã sua primeira corrida em ovais curtos (de uma milha ou menos), na pista de Phoenix. Até hoje o piloto do Chevrolet Silverado número 8, da equipe Kevin Harvick Incorporation (KHI) nunca disputou uma prova da Nascar em circuitos de menos de 1,5 milha.
Diferentemente das condições do “superspeedway” de Daytona, onde correu há uma semana, nas pistas como a da etapa de amanhã no Arizona, os pilotos não passam a volta toda com o pé embaixo (aliviando apenas quando estão no vácuo). Nesse sentido, a regulagem das picapes, a leitura de sua evolução ao longo da prova para ajustes finos e a preocupação em conservar os freios ganham importância.
“Nunca corri em Phoenix, então sei que será uma daquelas pistas em que eu realmente terei de tirar proveito do conhecimento de meus companheiros e do chefe da equipe. Mas acredito que a experiência do nosso primeiro teste do ano, em Orlando, também terá utilidade quando eu for para a pista pela primeira vez”, afirmou o brasileiro.
No teste mencionado, Nelsinho dividiu a pista de uma milha com picapes da Truck Series e com os mais potentes carros da Cup Series, a principal classe da Nascar. E conseguiu cravar o melhor tempo numa das sessões, superando inclusive o dono de sua equipe, Kevin Harvick, piloto que brigou pelo título de 2010 da principal categoria do automobilismo americano até a prova de encerramento da temporada.
O circuito trioval de Phoenix é palco de boas lembranças para a KHI. Foi nesta pista que o time conseguiu a primeira vitória de sua história, em 2002, com uma picape pilotada por Kevin Harvick. Desde então, o time acumulou mais quatro triunfos no deserto do Arizona. O último e terceiro consecutivo foi em novembro do ano passado, com o Silverado número 2 então pilotado por Clint Bowyer.
A largada para a prova de 150 milhas está prevista para as 22h (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal Speed.
Todo o evento da Truck Series está previsto para setxa-feira. Há um treino livre logo cedo pela manhã, a qualificação no início da tarde e a corrida à noite. “Será uma jornada longa e intensa na pista. O preparo físico pode fazer a diferença nas voltas decisivas da prova. Espero uma corrida bem diferente do que a de Daytona, pois aqui é possível sair na frente e permanecer na frente. Lá, vimos os principais times das três categorias com táticas mais conservadoras, esperando no fundo do pelotão o momento de atacar para evitar acidentes. Em Phoenix, será diferente”, acrescentou Nelsinho.
Não é apenas na estratégia que este final de semana é completamente distinto da prova de abertura da temporada 2011. Ainda que seu Silverado tenha abandonado as 250 milhas de Daytona por falha no motor, com a estrutura da picape praticamente intacta, o piloto de 25 anos correrá em Phoenix com outro chassi, especialmente preparado para as características da pista do Arizona. “É a praxe na Nascar. Há um tipo diferente de chassi para cada estilo de pista”, explicou o brasileiro.

Sobre a Kevin Harvick Incorporation
Fundada em 2001 por Kevin e sua esposa, De Lana Harvick, a Kevin Harvick Inc. (KHI) disputa a Nascar Truck Series e a Nascar Nationwide Series.
Naquele ano, a equipe disputou sua primeira prova, com Kevin Harvick conduzindo uma caminhonete em Richmond. Na corrida de estreia, ele batalhou pela liderança durante boa parte da prova e cruzou a linha de chegada em segundo lugar 0,062s atrás do vencedor.
Em 2002, com a vitória em Phoenix, Kevin Harvick foi o quinto piloto da história a ganhar corridas nas três principais séries da Nascar.
Dois anos mais tarde, a equipe faria sua estreia na Nascar Nationwide Series, em carro conduzido por Tony Stewart. Desde então a KHI competiu em todas as temporadas das duas categorias.
O ano de 2007 marcou a primeira conquista de título da equipe, na Truck Series, com Ron Hornaday, piloto que venceu também a temporada de 2009 pela KHI.

Sobre a Nascar Truck Series
A Nascar Camping World Truck Series é uma das três categorias de abrangência nacional da Nascar e é disputada desde 1995 por picapes em provas que acontecem apenas em pistas ovais.
Atualmente, há quatro fornecedoras de caminhonetes para a categoria: Chevrolet, Ford, Dodge e Toyota. A temporada de 2010, vencida por Todd Bodine, foi disputada por 37 pilotos, divididos em 22 equipes. As corridas tiveram, em média, 30 mil pagantes em cada uma das etapas.
A temporada de 2011 terá 25 provas, começando no dia 18 de fevereiro, em Daytona, e terminando em 18 de novembro, em Homestead (Miami).

Luis Ferrari

Nenhum comentário: