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sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

FIA WEC: Faróis a laser ajudarão pilotos da Audi em Le Mans - www.jornaldoautodromo.com.br



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Faróis a laser do novo R18 e-tron quattro
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Nova tecnologia combina feixes de LED e laser
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Audi Sport quattro apresentou o conceito de faróis a laser na CES 2014
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O novo Audi R18 e-tron quattro
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O novo Audi R18 e-tron quattro
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FIA WEC: Faróis a laser ajudarão pilotos da Audi em Le Mans

• Audi testa inovadora tecnologia de luzes na pista; • Novo R18 e-tron quattro combina faróis de LED e laser; • Prof. Dr. Ulrich Hackenberg: "Luzes de laser são o futuro".

Ingolstadt, 24 de janeiro de 2014 - Faróis de LED para uso durante o dia, feixe matriz e, agora, luzes de laser: a Audi usa mais uma vez as 24 Horas de Le Mans para ampliar sua vantagem na área ótica. Com o novo R18 e-tron quattro, a Audi optou por uma combinação de faróis de LED e laser.

"A Audi é a principal inovadora na tecnologia de iluminação", afirma Prof. Dr. Ulrich Hackenberg, membro do Conselho de Gerenciamento em Desenvolvimento Técnico da AUDI AG. "O A8 recentemente passou a ser disponibilizado com faróis dianteiros de LED - a mais avançada tecnologia para carros de linha. Nós iremos oferece-la também em mais modelos. Nosso mais recente desenvolvimento é o farol a laser - mais preciso, poderoso e eficiente. Equipamos o novo carro de Le Mans com eles e, com isso, seremos a primeira fabricante a introduzir luzes a laser em carros de produção".

A iluminação ideal da pista tem um papel crucial nas 24 Horas de Le Mans e em outras provas de endurance, que são disputadas parcialmente na escuridão da noite. "Sempre demos grande importância no conforto e segurança dos nossos pilotos dentro do cockpit dos carros da Audi", destaca Chris Reinke, chefe de do departamento de protótipos da Audi Sport. "Uma boa visão noturna é um elemento essencial disso tudo. O feixe-matriz de LED já deu a nossos pilotos uma grande vantagem em Le Mans - e agora, com as luzes a laser, isso vai aumentar ainda mais. Esta nova tecnologia tem grande potencial para o futuro".

Com os feixes-matriz de LED que consistem em oito unidades de LED de cada lado, o Audi R18 e-tron quattro estabeleceu padrões em alcance de luz e intensidade em Le Mans no ano passado. A inovação do novo R18 soma a força dos feixes de LED com os de laser. "O laser traz mais homogeneidade e uma propagação de luz mais precisa na frente do carro", explica Rinke. "Para nós, esta tecnologia é um marco - é a reflexão do espírito pioneiro da Audi Sport que, mais uma vez, nos faz assumir um papel de liderança e, com os nossos colegas dos setores de produção e desenvolvimento, trazer esta nova tecnologia em um estágio ainda tão inicial. Esta colaboração é notável".

Na International CES 2014, feira de inovações realizada recentemente em Las Vegas, nos Estados Unidos, a Audi mostrou o carro-conceito Audi Sport quattro com a seção dianteira do novo Audi R18 e-tron quattro com os novos faróis. No caso no R18 anterior, a Audi utilizou a tecnologia matriz de LED, enquanto na nova geração os desenvolvedores integraram um feixe-matriz e diodos de laser. Isso possibilitou a optimização da iluminação por meio de feixes curvos, tornando os faróis "inteligentes". Dependendo da posição do carro na pista, ele ilumina uma curva antes mesmo de o piloto contorna-la.

Duas vezes vencedor de Le Mans e campeão mundial de endurance em 2012, Marcel Fässler já teve a oportunidade de experimentar as vantagens do novo sistema ótico durante testes noturnos. "Eu nunca tive uma iluminação tão boa em um carro de corrida como tenho no novo R18", afirmou o suíço. "É ainda melhor que o sistema que usamos no ano passado. Eu não diria que este é um passo adiante, mas sim três. A luz a laser é mais forte, mais concentrada e mais precisa. Por exemplo, você pode ver o ponto de tangência da curva muito melhor com o novo sistema. À noite, esta pode ser uma vantagem crucial para nós", comparou.

A Audi já estabeleceu padrões em tecnologia ótica em Le Mans por várias ocasiões. O Audi R10 TDI, em 2006, foi o primeiro carro equipado com faróis de LED para uso diário. No R15 TDI, os LEDs também funcionaram com feixes longos. Em 2011, no R18 TDI, a Audi utilizou faróis de LED pela primeira vez; e em 2013 a tecnologia de matriz de LED seguiu.

"O uso da luz a laser em Le Mans é outro exemplo do papel de liderança que a Audi exerce no desenvolvimento de novas tecnologias e a importância do esporte a motor para a companhia", afirma o diretor da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich. "Le Mans mais uma vez serve como um duro teste para uma nova tecnologia que será lançada em breve em produção na Audi e na qual as quatro argolas estarão novamente um estágio crucial à frente da concorrência. A colaboração próxima entre a Audi Sport e o setor de produção e desenvolvimento é exemplar e único".

Nota aos editores: Toda segunda-feira até a corrida de Le Mans, em junho, a Audi transmitirá novas informações no projeto do novo R18 e seu comprometimento com a mais famosa corrida de longa duração do planeta, que acontece nos dias 14 e 15 de junho deste ano. O tópico da próxima semana será os importantes marcos no desenvolvimento do novo Audi R18 e-tron quattro.


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