Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Rinaldi é exemplo de responsabilidade ambiental com Certificado de Destruição Térmicahttp://jornaldoautodromo.com.br



 
 
Rinaldi é exemplo de responsabilidade ambiental com Certificado de Destruição Térmica
20/1/2014

Ao invés do despejo em aterros, resíduos sólidos da fábrica de pneus e câmaras de ar geram energia em cimenteira do Rio Grande do Sul

Bento Gonçalves (RS) – A Rinaldi acaba de conquistar o Certificado de Destruição Térmica, reforçando o compromisso com o meio ambiente. A fábrica de pneus e câmaras de ar localizada em Bento Gonçalves (RS) é exemplo de responsabilidade na eliminação dos resíduos sólidos que produz, já que 100% deles são destinados a uma cimenteira, onde geram energia com a queima ao invés de serem simplesmente despejados em aterros.

"Os resíduos produzem energia para o processo de fabricação de uma cimenteira em Candiota (RS), que por sua vez deixa de utilizar combustíveis fósseis como carvão e petróleo. O processo é extremamente cuidadoso e atende toda a legislação do Estado, que é bastante rígida", comentou João Maximiliano Rodrigues Lopes, engenheiro de segurança do trabalho da Rinaldi.

"Esta é a destinação mais nobre que se pode dar a estes resíduos, já que temos materiais de várias naturezas como borrachas, plásticos e embalagens, muitos deles contaminados por óleo, por exemplo, os quais não podem ser reciclados", continuou.

O Certificado de Destruição Térmica é emitido pela própria cimenteira, que tem um programa específico para rastrear os resíduos recebidos, evitando a geração de passivos ambientais. O processo todo é coordenado pela Fundação Proamb, parceira da Rinaldi em soluções ambientais. "A Proamb foi fundada por empresários da Serra Gaúcha, entre eles diretores da Rinaldi, tanto que a empresa tem representação no conselho da Fundação", acrescentou Maximiliano.

A iniciativa mostra que a preocupação da Rinaldi com o meio ambiente não é de hoje. "A atividade na fábrica é bastante controlada, já que a empresa está sempre renovando os equipamentos e medindo a emissão de poeira – que é consideravelmente menor ao índice permitido por lei. Além disso, somos parceiros da ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), que recolhe pneus usados para estações de processamento de asfalto. Com ações como estas, resolvemos questões modernas e caminhamos para que a atividade se torne sustentável", concluiu o engenheiro de segurança do trabalho.

 


Com fábrica em Bento Gonçalves (RS), Rinaldi conquista Certificado de Destruição Térmica
Crédito: Divulgação/Rinaldi

Marcio Magnus, da Proamb, entre Nádia Gabrielli e Sérgio De Paris, da Rinaldi, com o Certificado de Destruição Térmica
Crédito: Divulgação/Rinaldi
 
 




--
Jornal do Autódromo / Jornal dos Vales
Foto da capa

NOTA: O Jornal do Autódromo tem Apoio e Patrocínio da CIA - Central de Inteligência Acadêmica (http://www.centraldeinteligencia.com.br
Todos os direitos reservados - 2002 - JORNAL DO AUTÓDROMO:  O Jornal do Autódromo é o principal veículo de comunicação esportivo do Brasil. Seu principal noticiário é o automobilismo e a velocidade em geral. Cobrindo notícias no Brasil e no Mundo. Os profissionais das maiores agências de comunicação, mídia e agência de jornalismo esportivo do Brasil, visitam e deixam suas notícias no Portal do Jornal do Autódromo, contribuindo, assim, com o crescimento em audiência segmentada. Ainda, possui a maior concentração de amantes do automobilismo brasileiro. Quando for anunciar, pense no perfil que você quer atingir e faça sua campanha de publicidade no lugar certo! É melhor para o seu cliente e muito melhor para você! ANUNCIE NO JORNAL DO AUTÓDROMO 
Temporada 2013: Tabela de valores: on-line - impresso
Prezados(as), todas as seções do Jornal do Autódromo são vinculadas diretamente ao facebook e ao twitter, onde as notícias são lidas por milhares de internautas!
____________________________
Facebook:  https://www.facebook.com/autodromos
E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735

Nenhum comentário: