| Homologado como Campeonato Brasileiro de Motovelocidade desde sua terceira edição, realizada no ano passado, o Moto 1000 GP dará início à quarta temporada de sua história no dia 4 de maio. A primeira das oito etapas terá as corridas das categorias GP 1000, GP Light, GP 600 e GPR 250 no Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira, em Santa Cruz do Sul (RS). Neste ano, o evento passa a ter oficialmente um caráter internacional. Por intermédio da Confederação Brasileira de Motociclismo, o Moto 1000 GP obteve homologação pela FIM, a Federação Internacional de Motociclismo. O reconhecimento oficial do evento acarretará benefícios adicionais aos pilotos estrangeiros. “Neste ano, conforme os contatos já feitos, nós deveremos ter um aumento substancial no número de participantes de outros países”, manifesta Gilson Scudeler, promotor e organizador do campeonato. A homologação internacional do calendário permite oficialmente, dentre outras vantagens, que as companhias de seguro contratadas pelos pilotos em seus países de origem ofereçam assistência médica e serviço de remoção em caso de acidente. “Até então os estrangeiros que vinham correr no Brasil com licença da FIM não conseguiam essa cobertura. Essa demanda surgiu com o interesse cada vez maior dos pilotos de outros países pelo Moto 1000 GP”, explana Scudeler. A condição formal de evento internacional era aguardada desde o início do ano e foi confirmada a partir do anúncio das oito etapas do calendário. “A homologação dependia, entre outras coisas, de termos o calendário definido. Assim que definimos a negociação com a direção dos autódromos e confirmamos as datas de todas as nossas etapas, a conclusão do processo foi bastante ágil. É um passo significativo para todo o evento”, conclui Scudeler. Criado em 2011, o Moto 1000 GP experimenta desde seu segundo ano um processo prático de internacionalização – sobretudo a partir da edição de 2013, quando foi homologado pela Confederação Brasileira de Motociclismo como Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. Os competidores do Brasil já enfrentaram, nesses três primeiros anos, pilotos da Argentina, do Uruguai, da Venezuela, de Portugal, da Itália, da Espanha e da França. “APOSTA CERTA” O presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo, Firmo Alves, comemorou a homologação do Moto 1000 GP pela FIM. “Em quase 20 anos de militância na motovelocidade eu não lembro de ter visto um campeonato do Brasil conquistar esse status. É algo inédito. O reconhecimento da Federação Internacional dá prestígio ainda maior ao Moto 1000 GP e prova que o Moto 1000 GP é a aposta certa para qualquer piloto”, frisa. O dirigente destaca o entrosamento entre a CBM e o Moto 1000 GP. “A nossa parceria é irreversível e é para o bem da motovelocidade. Nós estamos falando de um campeonato confiável, extremamente técnico, com uma conduta técnica inigualável e sem qualquer favorecimento para A ou B. É isso que nós queremos e é isso que temos conseguido com o Moto 1000 GP. Eu fiz apostas erradas no passado, mas com o Moto 1000 GP a CBM acertou”, pondera. A homologação é benéfica tanto aos pilotos estrangeiros quanto aos do Brasil, na análise de Firmo Alves. “A chancela da FIM vai trazer mais pilotos de outros países ao Moto 1000 GP. Os brasileiros vão ter acesso novas técnicas através do contato com pilotos de outras escolas sem precisar ir para a Europa, por exemplo. A expectativa é de trazermos o que há de melhor no mundo para a motovelocidade brasileira, fortalecendo pilotos e patrocinadores”, finaliza. MOTO 1000 GP – CALENDÁRIO DE ETAPAS DE 2014 4 de maio – Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira / Santa Cruz do Sul (RS) 15 de junho – Autódromo José Carlos Pace / São Paulo (SP) 27 de julho – Autódromo Internacional Ayrton Senna / Goiânia (GO) 31 de agosto – Autódromo Zilmar Beux / Cascavel (PR) 28 de setembro – Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira / Santa Cruz do Sul (RS) 26 de outubro – Autódromo Internacional de Curitiba / Pinhais (PR) 16 de novembro – Autódromo Internacional de Campo Grande / Campo Grande (MS) 7 de dezembro – Autódromo Internacional Ayrton Senna / Goiânia (GO) As motocicletas de todas as categorias do Moto 1000 GP utilizam como combustível a gasolina Petrobras Podium e como lubrificante o óleo Lubrax Tecno Moto. Petrobras e Lubrax patrocinam a competição ao lado da BMW Motorrad e da Michelin, que fornece seus pneus de competição às equipes. O Campeonato Brasileiro de Motovelocidade tem ainda apoio de Beta, Servitec, LeoVince, Shoei, Tutto Moto, HPN e Peterlongo. | | | | | 24/04/2014 - Grelak Comunicação - (45) 3037-6667/9992-3662 - Fotos: Legenda 1: Gilson Scudeler, promotor do Moto 1000 GP, e Firmo Alves, presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo Legenda 2: O presidente da CBM, Firmo Alves, diz que parceria com Moto 1000 GP “é irreversível e é para o bem da motovelocidade” Legenda 3: A GP 1000 é a principal categoria do Moto 1000 GP, que também põe em disputa os títulos brasileiros da GP 600, GP Light e GPR 250 Legenda 4: A temporada de 2014 do Moto 1000 GP terá início em Santa Cruz do Sul no dia 4 de maio | | | |
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