A temporada 2014 da Copa Petrobrás de Marcas, o campeonato brasileiro de Marcas e Pilotos, promoveu belas disputas nas pistas do país, nivelando sempre por cima as corridas. O espetáculo pode ser confirmado por uma importante observação: nada menos do que 10 pilotos iniciaram a oitava e última etapa com chances de título! Além disso, briga aberta pelos troféus entre as fábricas e equipes. Único piloto a pontuar em todas as 14 provas anteriores, Ricardo Maurício chegou para a peleja como líder absoluto do campeonato, porém o descarte das duas piores pontuações de cada piloto reduziria um pouco a sua vantagem, pois fora o único a descartar pontos, os demais competidores descartaram resultados nos quais passaram zerados.
Além disso, a pontuação dobrada valendo nas duas provas deste final de semana deram ingredientes para apimentar o embate entre os adversários. Ricardinho iniciou o domingo da pole na primeira corrida, aproveitando um dos poucos pontos favoráveis do regulamento para o encerramento da temporada: nenhum dos carros correram com o 'lastro do sucesso', peso extra para os primeiros colocados na tabela, ainda maior no caso do líder.
Ricardo Maurício em momento descontraído, com Glauco Guerin – Foto: Alda S. Lima (P1 Filmes)
Tratando de evitar confusões, até por conta da pista úmida, Ricardo Maurício abriu vantagem para Allam Khodair e Denis Navarro. Porém, as condições do asfalto melhoraram na parte final da prova, promovendo o rendimento superior de Allam Khodair e de Vicente Orige, companheiro de equipe de Ricardinho na JLM Racing. Faltando poucos instantes para a bandeirada, Maurício encontrava-se em quarto lugar e precisava de mais uma posição para assegurar o título, independente da corrida 2. E conseguiu, ao ultrapassar Vitor Meira e subir ao pódio em terceiro e o troféu garantido. Festa para o agora tricampeão Ricardo Maurício e a equipe de Juliano Moro. Título merecido, após liderar durante quase todo o ano, premiando um dos melhores e mais completos pilotos do automobilismo brasileiro.
Pódio da Corrida 1 do Marcas, com Khodair, Orige e Ricardo Maurício – Foto: Glauco Guerin (P1 Filmes)
Com o título de pilotos decidido, a corrida 2 ainda traria mais definições. Galid Osman largando na pole, com Yuri Cesário em segundo, na freada da reta principal Ricado Maurício tentou passar para a ponta por fora, mas alinhou em terceiro, após ter largado em sexto. Como era de se esperar, muita disputa em cada momento ao longo dos 3.835 metros do Autódromo Internacional Ayrton Senna, principalmente valendo o título de marcas, entre Toyota e Honda, além do vice-campeonato, pois Ricardo Maurício obtivera a pontuação necessária para levantar o troféu ao final da primeira corrida deste domingo.
Galid comandando o pelotão com seu Toyota Corolla, fritando constantemente seus pneus. Sem conseguir abrir vantagem para os demais, Galid teve consigo Vicente Orige e Felipe Gama acompanharam atentamente o líder. Ricardinho logo encostara na disputa pelas primeiras posições, prenunciando um grande final de prova e de campeonato em 2014. E logo Ricardinho passou Gama, após o piloto da Bassani abrir demais no final da curva 1, mas ... abandonou em seguida, com problemas no motor do seu Honda Civic, estacionando na grama. Foi a primeira e única vez em que o tricampeão do Brasileiro de Marcas não pontou em 2014.
Vicente Orige abriu caça a Galid Osman, superando-o quando o carro da RZ furou um dos seus pneus, após gastar demais o conjunto pneumático de seu carro. Felipe Gama veio poupando seu carro até assumir o terceiro lugar, quando apertou a disputa com Gabriel Casagrande pelo segundo lugar. Com isso, Allam Khodair, Alceu Feldmann e Denis Navarro engrossaram a batalha pelo pódio. Com 10 minutos para o final da temporada, e nada definido nas pista goiana. Safety Car foi para pista, após a disputa e toque entre Cesinha Cesar Bonilha Cesinha e Renan Guerra, sobrando para o jovem piloto estreante da Amir Nasr a escapada e batida forte no guard-rail.
Pelotão todo agrupado, relargada para os últimos minutos do Brasileiro de Marcas 2014. Gabriel Casagrande partiu com seu Chevrolet Cruze para cima de Orige, que segurou bem a ponta. Felipe Gama se aproveitou e manteve os ponteiros na alça de mira. Enquanto isso, Khodair e Feldmann protagonizaram batalha feroz, com Navarro na cola, trazendo junto Vitor Meira e Cesinha Bonilha. Navarro e Feldmann se tocam e escapam, mas voltam logo para a pista. Nesse momento, dois pelotões: 3 lutando pela ponta e 8 brigando até a quarta posição.
Duas voltas para o final, Orige caminhando para a vitória mas tendo de segurar o ímpeto de Casagrande, além de certo desequilíbrio de seu Honda Civic. Felipe Gama abandonou, abrindo assim o terceiro lugar no pódio para Allam Khodair. E Vicente errou na entrada da reta e a decisão ficou para a linha de chegada, com apenas 253 milésimos de Orige para Casagrande! Allam Khodair chegou em terceiro com o Toyota Corolla da RZ, garantindo o primeiro título de marcas para a Toyota. Com a vitória de Vicente, a ultrapassagem de Ricardo Maurício sobre Vitor Meira, ainda na corrida 1, se mostrou de extrema importância para o tricampeonato do piloto do Honda Civic #90.
JLM Racing, de Juliano Moro, campeã do BR de Marcas; #43 Orige e #90 Ricardinho – Foto: Glauco Guerin (P1 Filmes)
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