Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

terça-feira, 25 de novembro de 2014

500 estudantes chegam a São Paulo para a 11ª Maratona Universitária da Eficiência Energética


Estudantes de 10 Estados chegam para a Maratona


Foto: Andre Santos
Alta | Web

Alunos e professores de 48 universidades


Foto: Andre Santos
Alta | Web

São mais de 500 estudantes no kartódromo com seus protótipos


Foto: Andre Santos
Alta | Web

Os estudantes acampam e se relacionam no Kartódromo


Foto: Andre Santos
Alta | Web

500 estudantes chegam a São Paulo para a 11ª Maratona Universitária da Eficiência Energética

Kartódromo de Interlagos será invadido por alunos e professores de 48 universidades de 10 Estados a partir desta segunda-feira (26/8). Credenciamento já está aberto.

Evento de suporte da Le Mans 6 Horas de São Paulo, última etapa do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC, a 11ª Maratona Universitária de Eficiência Energética será realizada de 24 a 28 de novembro, reunindo cerca de 73 protótipos movidos a etanol, gasolina ou eletricidade.

O Kartódromo de Interlagos, na zona sul da Capital, recebe nesta segunda-feira (24/11) um grupo de mais de 500 estudantes e professores de cursos de engenharia de 48 universidades e escolas técnicas de dez Estados (SP, RJ, PR, SC, RS, MG, BA, MA, PI, MT) brasileiros.

E a maratona começa mesmo antes da competição, com a viagem das equipes até o local das provas. Grande parte das equipes chegará ao kartódromo em ônibus fretados, outros viajarão de ônibus interestaduais comerciais levando seus protótipos desmontados nos maleiros, e alguns em comboio de carros, pois não costumam ter patrocínios para viagens de avião.

"Para se ter uma ideia, o pessoal do Piauí saiu de casa na sexta-feira, para chegar de ônibus nesta segunda-feira. Infelizmente, as universidades estão sofrendo com a crise econômica e estão tendo problemas financeiros para vir", enaltece Alberto Andriolo, idealizador da Maratona Universitária da Eficiência Energética.

Cerca de um terço dos alunos deverão montar acampamento no gramado existente na área de estacionamento do Kartódromo de Interlagos, motivados pela economia e pela praticidade de trabalhar em seus veículos até tarde da noite e poderem estar prontos para as provas diárias que começam cedo a partir da quarta-feira.

"Não deixa de ser uma aventura juvenil, como aquelas em que os jovens decidem pegar a sua mochila e ir para a praia, acampar na areia e comer macarrão instantâneo. O que diferencia é que estes têm um objetivo bem específico, que não é a diversão. Eles querem mostrar competência, eficiência. Eles querem vencer", vibra o organizador.

"Já recebemos contato para reservarmos espaço para cerca de 50 barracas ao lado da lanchonete e próximo aos banheiros. Mas sabemos que outros vão dormir em ônibus fretado, carros e até dentro dos boxes. É emocionante vermos os esforços desta rapaziada. Isto é uma demonstração de trabalho em equipe e superação, daqueles que irão ditar o rumo tecnológico de nossa nação", comenta Andriolo.

"O nervosismo e a adrenalina da competição superam todo o sofrimento pelo esforço e cansaço. Muitas destas equipes já chegam ao kartódromo cansadas e ainda dormem em barracas e às vezes dentro dos boxes. Por isto, quando alcançam bons resultados, a vibração deles é realmente emocionante e contagiante", completa.

Em todas as três categorias (etanol, gasolina e eletricidade) os concorrentes irão fazer três tentativas, uma por dia, a partir de quarta-feira (26/11). Desta forma, após cada tentativa pelo anel externo do kartódromo, com 804 metros de comprimento, os estudantes fazem ajustes para melhorar a eficiência energética. O que vale é a melhor das três tentativas, sendo declarado vencedor de cada categoria aquele veículo que fizer o percurso gastando menos combustível.

"Como em qualquer competição, o kartódromo vai estar lotado de tensão e adrenalina. Afinal, a Maratona Universitária de Eficiência Energética é como uma prova final, quando os estudantes colocam na prática tudo o que estão aprendendo em seus cursos de engenharia e agora é a hora decisiva. Além de cada um dos estudantes e professores avaliar os seus conhecimentos, eles defendem o nome e a eficiência de suas instituições de ensino", enaltece Andriolo.

A indicação dos vencedores será na sexta-feira (28/11), pelo ex-campeão de Fórmula 1 e Fórmula Indy Emerson Fittipaldi, promotor da Le Mans 6 Horas de São Paulo. "O conhecimento é o principal troféu para os alunos", enaltece Alberto Andriolo.

Veja a programação da 11ª Maratona Universitária da Eficiência Energética:
24/11 - 8h às 17h - Recepção e vistoria dos veículos no Kartódromo de Interlagos
25/11 - 8h às 17h - Vistoria dos veículos inscritos
26/11 - 8h às 16h - Vistoria dos veículos inscritos
8h às 9h - Treinos livres
9h10 - Briefing
9h30 - Largada para a 1ª tentativa

27/11 - 8h às 16h - Vistoria dos veículos inscritos
8h às 9h - Treinos livres
9h10 - Briefing
9h30 - Largada para a 2ª tentativa

28/11 - 8h às 16h - Vistoria dos veículos inscritos
8h às 9h - Treinos livres
9h10 - Briefing
9h30 - Largada para a 3ª e última tentativa
13h - Premiação com Emerson Fittipaldi
14h - Encerramento

A 11ª Maratona Universitária da Eficiência Energética tem o patrocínio de Renault, Instituto Renault e Solid Edge, apoio de SPTuris, Dream Works e Fittipaldi Empreendimentos.

Consulte http://www.maratonadaeficiencia.com.br/
Curta www.facebook.com/maratonadaeficiencia




--
Jornal do Autódromo / Jornal dos Vales



NOTA: O Jornal do Autódromo tem Apoio e Patrocínio da CIA - Central de Inteligência Acadêmica. 
Faça seu Curso Livre ou de Pós-graduação na CIA
Todos os direitos reservados - 2002 - JORNAL DO AUTÓDROMO:  O Jornal do Autódromo é o principal veículo de comunicação esportivo do Brasil. Seu principal noticiário é o automobilismo e a velocidade em geral. Cobrindo notícias no Brasil e no Mundo. Os profissionais das maiores agências de comunicação, mídia e agência de jornalismo esportivo do Brasil, visitam e deixam suas notícias no Portal do Jornal do Autódromo, contribuindo, assim, com o crescimento em audiência segmentada. Ainda, possui a maior concentração de amantes do automobilismo brasileiro. Quando for anunciar, pense no perfil que você quer atingir e faça sua campanha de publicidade no lugar certo! É melhor para o seu cliente e muito melhor para você! ANUNCIE NO JORNAL DO AUTÓDROMO 
Tabela de valores: on-line - impresso
Prezados(as), todas as seções do Jornal do Autódromo são vinculadas diretamente ao facebook e ao twitter, onde as notícias são lidas por milhares de internautas!
____________________________
Facebook:  https://www.facebook.com/autodromos
E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735

Nenhum comentário: