Vistoria de veículo nos boxes do kartódromo Foto: Humberto da Silva Alta | Web | Vistoria de freios antes da entrada na pista Foto: Humberto da Silva Alta | Web | Disputas começam nesta quarta-feira Foto: Humberto da Silva Alta | Web | Serão 73 protótipos na Maratona da Eficiência Foto: Humberto da Silva Alta | Web | Protótipo durante disputa Foto: Humberto da Silva Alta | Web |
Disputas da 11ª Maratona Universitária da Eficiência Energética começam nesta quarta-feira
Jornalistas poderão testar o ZoE e o Twizy, carros elétricos da Renault, dentro do Kartódromo de Interlagos
Começa a partir das 9h30 desta quarta-feira (26/11), no Kartódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo (SP), as disputas da 11ª Maratona Universitária de Eficiência Energética. Existe a possibilidade do piloto e promotor da Le Mans 6 Horas de São Paulo Emerson Fittipaldi dar a bandeirada de largada. Está confirmada a participação de 48 universidades e escolas técnicas de 10 Estados (SP, RJ, PR, SC, RS, MG, BA, MA, PI, MT) brasileiros, com 73 protótipos inscritos, reunindo mais de 500 estudantes e professores de cursos de engenharia.
"Está tudo preparado. Já temos uma boa experiência com este tipo de evento e muitos estudantes também já participaram de edições anteriores. A maratona começou na segunda-feira com a vistoria, e que prosseguiu hoje (terça-feira), que é bastante exigente e pode durar o dia inteiro. Os fiscais são bem rígidos, como deve ser em qualquer evento com veículos", avisa Alberto Andriolo.
"O ponto inicial importante é a utilização racional e inovadora dos materiais. Então, também avaliamos o projeto e a forma construtiva e final do veículo", complementa o idealizador e organizador da 11ª Maratona Universitária da Eficiência Energética.
A vistoria é feita pela empresa Greeen Works, que presta serviços na área automotiva para várias montadoras, fabricantes e sistemistas. Os três técnicos vistoriadores têm como foco principal a segurança dos estudantes, notadamente aqueles que irão conduzir os protótipos.
"Na quarta-feira começa a disputa na pista e torcemos para que tudo ocorra bem e que vença o melhor projeto", avisa Andriolo.
A Maratona Universitária da Eficiência Energética é uma competição que oferece o desafio para estudantes de escolas de ensino superior na área de engenharia criar o protótipo de veículo mais econômico do Brasil, movido por gasolina, etanol ou eletricidade.
Todos os veículos das categorias gasolina e etanol usarão um pequeno frasco com combustível fornecido pela organização. Isso permite que ele seja pesado antes de entrar na pista e depois que retorna. É o controle do peso da massa de combustível utilizado para percorrer o percurso que define a classificação.
Os protótipos movidos a motor elétrico recebem o mesmo tipo de bateria, com exatamente a mesma carga mínima. "Para deixar tudo mais justo, a escolha das baterias é feita por sorteio. Os veículos vão para a pista e depois medimos o consumo com o Joule Meeter", explica Andriolo. O protótipo vencedor é aquele que percorrer a maior distância com esta carga mínima de bateria.
Todos os veículos poderão fazer uma tentativa por dia, percorrendo o anel externo do kartódromo (804 metros de comprimento) por cerca de doze voltas seguidas. A vitória depois de três tentativas em cada categoria será do protótipo que fizer o percurso gastando menos combustível.
O recorde da Maratona Universitária da Eficiência Energética para veículo movido a etanol foi alcançado em 2011 pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com a incrível marca de 736,395 km/l. Com gasolina a melhor marca foi obtida no mesmo ano pela Universidade da Região de Joinville (Univille), com 594,394 km/l. O melhor desempenho com motor elétrico foi de 14,578 km, estabelecida em 2010 pelo Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo.
O anúncio dos vencedores e premiação será feita por Emerson Fittipaldi, na sexta-feira (28/11), a partir das 13 horas.
A 11ª Maratona Universitária de Eficiência Energética é evento suporte da Le Mans 6 Horas de São Paulo, última etapa do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC, que será disputada no Autódromo de Interlagos, de 28 a 30 de novembro.
CREDENCIAMENTO
Os veículos de comunicação que tiverem interesse em fazer a cobertura da 11ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, através de seus repórteres, fotógrafos e cinegrafistas, deverão enviar e-mail para o endereço mastermidia@terra.com.br informando o nome e cargo dos profissionais, além de telefone para contato. A confirmação do credenciamento será através de e-mail.
TESTE DRIVE
Os jornalistas credenciados poderão agendar um test drive com o ZoE e o Twizy, carros elétricos da Renault, dentro do Kartódromo de Interlagos, no intervalo de provas. Agendar pessoalmente com o organizador Alberto Andriolo.
Veja a programação da 11ª Maratona Universitária da Eficiência Energética:
24/11 - 8h às 17h - Recepção e vistoria dos veículos no Kartódromo de Interlagos
25/11 - 8h às 17h - Vistoria dos veículos inscritos
26/11 - 8h às 16h - Vistoria dos veículos inscritos
8h às 9h - Treinos livres
9h10 - Briefing
9h30 - Largada para a 1ª tentativa
27/11 - 8h às 16h - Vistoria dos veículos inscritos
8h às 9h - Treinos livres
9h10 - Briefing
9h30 - Largada para a 2ª tentativa
28/11 - 8h às 16h - Vistoria dos veículos inscritos
8h às 9h - Treinos livres
9h10 - Briefing
9h30 - Largada para a 3ª e última tentativa
13h - Premiação com Emerson Fittipaldi
14h - Encerramento
A 11ª Maratona Universitária da Eficiência Energética tem o patrocínio de Renault, Instituto Renault e Solid Edge, apoio de SPTuris, Greenworks e Fittipaldi Empreendimentos.
Consulte http://www.maratonadaeficiencia.com.br/
Curta www.facebook.com/maratonadaeficiencia
Facebook: https://www.facebook.com/autodromos
E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735
Nenhum comentário:
Postar um comentário