Stock Car: Shell Racing fica fora da Super Pole por 0.026 em Curitiba Depois de liderar um treino livre e ser terceiro no outro, Valdeno Brito sofre com perda de potência no motor de seu carro em plena tomada de tempo; Popó Bueno tem pane elétrica e é obrigado a classificar o carro sem poder aquecer pneu da maneira adequada Depois de um par treinos livres animadores em Curitiba, com Valdeno Brito em primeiro e terceiro lugar, a Shell Racing acabou fora da fase final da prova de classificação por apenas 0s026 na corrida decisiva da temporada 2014. O carro #77 apresentou problema de motor e perdeu preciosos décimos de segundo nas retas da capital paranaense. Mesmo assim, conseguiu um lugar na sexta fila e larga em 11º no domingo. Popó Bueno também enfrentou problemas com o carro #74 neste sábado: uma pane elétrica comprometeu boa parte de sua classificação. No limite do tempo de pista aberta, ele conseguiu levar o carro para pista e fechou uma volta com os pneus frios, para registrar a 19ª posição no grid. "Já vimos alguns dados e, comparando com outros carros, ficou claro que o motor perdeu potência inexplicavelmente", afirmou Valdeno pouco depois do término do Q1. "Foram no mínimo três décimos nas retas e não sabemos o motivo. Agora o time vai investigar e espero que seja corrigido o problema para nos possibilitar uma prova de recuperação amanhã", acrescentou o paraibano. Realizar ultrapassagens em Curitiba nunca foi problema para o competidor da Shell Racing: Ele escalou o pelotão nas poucas voltas sob bandeira verde realizadas nesta pista na primeira passagem da Stock Car pela cidade, em agosto. E ostenta no currículo duas vitórias na capital paranaense, em 2012 e 2009. Chefe da equipe Shell Racing, Rodolpho Mattheis lamentou a falha no propulsor do carro #77. "Sofremos com este problema de motor, perdeu muito rendimento na tomada. Perdemos três décimos de motor na volta e na categoria competitiva como a Stock é impossível brigar assim. Vamos ver o que fazemos para amanhã", comentou o engenheiro. Para Popó Bueno o sábado foi ainda mais angustiante. "Deu algum problema, e o carro morreu umas três vezes. Já estava quase desistindo, mas aí tentei mais uma vez e funcionou no limite do tempo da sessão. Não esquentei o pneu e fui para a única volta possível. Prejudicou demais a tomada", diz o dono do carro #74. A corrida final da temporada distribui pontos em dobro (48 para o vencedor). Ela terá 40 minutos mais uma volta de duração, com uma parada obrigatória para troca de pneus. A largada está marcada para 10h30, com transmissões ao vivo no Sportv e na Rede Globo. Grid de largada: 1 - Rubens Barrichello - Chevrolet - Full Time Competições - 1min18s695 2 - Daniel Serra - Chevrolet - Red Bull Racing - 1min18s720 3 - Cacá Bueno - Chevrolet - Red Bull Racing - 1min18s792 4 - Átila Abreu - Chevrolet - Mobil Super Racing - 1min18s825 5 - Thiago Camilo - Chevrolet - Ipiranga-RCM - 1min18s846 6 - Ricardo Mauricio - Chevrolet - Eurofarma RC - 1min19s100 7 - Allam Khodair - Chevrolet - Full Time Competições - 1min19s157 8 - Luciano Burti - Chevrolet - Vogel Motorsport - 1min19s248 9 - Marcos Gomes - Peugeot - Schin Racing Team - 1min19s286 10 - Felipe Lapenna - Chevrolet - Hot Car Competições - 1min19s441 11 - Valdeno Brito - Chevrolet - Shell Racing - 1min19s221 12 - Julio Campos - Peugeot - Prati-Mico's Racing - 1min19s246 13 - Ricardo Zonta - Chevrolet - RZ Motorsport - 1min19s312 14 - Antonio Pizzonia - Peugeot - Prati-Mico's Racing - 1min19s372 15 - Sergio Jimenez - Peugeot - Voxx Racing Team - 1min19s414 16 - Galid Osman - Chevrolet - Ipiranga-RCM - 1min19s479 17 - Rafael Suzuki - Chevrolet - ProGP - 1min19s485 18 - Nonô Figueiredo - Chevrolet - Mobil Super Racing - 1min19s503 19 - Popó Bueno - Chevrolet - Shell Racing - 1min19s538 20 - Tuka Rocha - Chevrolet - RZ Motorsport - 1min19s543 21 - Felipe Fraga - Chevrolet - Vogel Motorsport - 1min19s587 22 - Max Wilson - Chevrolet - Eurofarma RC - 1min19s624 23 - Lucas Foresti - Peugeot - RC3 Bassani - 1min19s645 24 - Raphael Matos - Chevrolet - Hot Car Competições - 1min19s682 25 - Bia Figueiredo - Chevrolet - ProGP - 1min19s705 26 - Fabio Fogaça - Peugeot - Schin Racing Team - 1min19s705 27 - Diego Nunes - Chevrolet - C2 Team - 1min19s761 28 - Vitor Genz - Peugeot - Boettger Competições - 1min19s775 29 - Gabriel Casagrande - Chevrolet - C2 Team - 1min19s890 30 - Alceu Feldmann - Peugeot - Hanier Racing - 1min20s249 31 - Beto Cavaleiro - Peugeot - Hanier Racing - 1min20s877 32 - Felipe Tozzo - Peugeot - Boettger Competições - 1min20s964 33 - Denis Navarro - Peugeot - Voxx Racing Team - 1min25s126 Sobre a Raízen A Raízen é a licenciada da marca Shell no Brasil. No automobilismo, a companhia está presente na Stock Car, com a equipe Shell Racing, e é a fornecedora oficial de combustível da categoria - todos os carros correm usando o Shell V-Power Etanol, único biocombustível aditivado do mundo. Além disso, patrocina ainda a categoria de acesso - o Campeonato Brasileiro de Turismo. A Raízen é líder em energia renovável no Brasil e primeiro player integrado do setor sucroenergético. Além de produção anual de 2 bilhões de litros de etanol, 4 milhões de toneladas de açúcar e mais de 900 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar, a companhia conta com uma rede formada por mais de 5.000 postos de serviço com a marca Shell e mais de 900 lojas de conveniência Shell Select. | Marcus Cicarello/ Hyset/ RF1 Valdeno Brito Alta | Web | Carsten Horst/ Hyset/ RF1 Popó Bueno Alta | Web | Carsten Horst/ Hyset/ RF1 Valdeno Brito Alta | Web | Carsten Horst/ Hyset/ RF1 Popó Bueno Alta | Web | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário