Editoria de Esportes/Automobilismo
Voluntários percorreram exatos 7.580 km por 11 estados
Uma das maiores etapas já percorridas até o momento chega ao fim a 27ª etapa do Projeto Idéia Fixa por um Sertão 100 Fome. Foram 21 dias de trabalho ininterruptos desde que Tânia Mara e Edu Abreu seguiram rumo a Goiânia, no dia 14 de junho, local onde aconteceu a largada do 16º Rally Internacional dos Sertões.
Na ida, cortaram os estados de São Paulo e Goiás. No Tocantins, deram início ao cronograma previamente definido. Logo após a passagem pelo estado do Tocantins, desenvolveram ações no Maranhão, Piauí e sertão do Ceará, onde Tânia Mara reencontrou várias famílias que conheceu quando realizava, em 2003, a 2ª etapa do Projeto. "Foi emocionante, o Du viu umas casinhas bem pobres e decidiu entrar. Quando paramos o furgão Master, reconheci uma senhora e perguntei se ela se lembrava de mim. Ela demorou um pouco e respondeu: 'Meu Deus, obrigado por trazer essa mulher de novo na minha humilde casa'", comentou Tânia Mara, idealizadora do Idéia Fixa. “Ela foi até a porta do carro, de onde eu já saia muito emocionada, e me abraçou com muita saudade, me puxou pela mão e mostrou com orgulho uma foto nossa, colada em um quadro na sala com destaque. E eu nem me lembrava que havia enviado a foto para uma nora dela na cidade. Foi uma emoção indescritível!".
Depois de cortarem boa parte do Ceará, os voluntários do projeto seguiram para o Rio Grande do Norte, onde reencontraram a caravana do Rally. Lá, além das ações realizadas, conseguiram finalmente assistir a largada da última especial rumo a Natal, destino final da competição.
No dia 29/06, deram início à viagem de volta e a retomada dos trabalhos. Parte do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia receberam os kits de higiene bucal e as panelas de alumínio com arroz e feijão, reservados para a segunda parte da etapa.
E, mais uma vez, a emoção foi o ponto forte desta etapa, quando eles entregaram as bicicletas para crianças que sonhavam em possuir este bem tão precioso, mas que nunca imaginavam que este sonho poderia se materializar. "No dia 04 de julho encerramos mais um ciclo e como eu sempre digo: o Rally pode passar, mais a solidariedade tem que continuar. Já começamos a preparar a 28ª e última etapa de 2008, que acontecerá entre o final de setembro e início de outubro, numa grande festa que marcará o encerramento dos trabalhos com o Movimento Sopa Fraterna em Aliança do Tocantins", falou Tânia Mara.
Ao todo pouco, mais de 1.500 pessoas foram beneficiadas com os 540 kits de higiene bucal dados pelo Projeto Sorria para o Rally, contendo creme dental, escova, folheto explicativo, 01 brinquedo, 02 livros de histórias infantis cedidos pela Fundação Educar D'Paschoal ao Projeto Idéia Fixa pela Educação + 400 pacotes de bolachas, 300 panelas em alumínio, cada uma com 1kg de arroz e 1kg de feijão + 02 livros de histórias, 2.000 peças de roupas usadas, 500 peças de roupas novas para adultos e crianças, sapatos, bicicletas, colchões, cestas básicas, além de produtos de higiene e limpeza (Johnson Diversey). "Esta, além de ter sido uma das mais longas ações do Idéia Fixa, foi também uma das mais caras", explicou Tânia. "Em cada estado, um preço para o óleo diesel, combustível usado pelo Master da Renault, nosso grande e guerreiro companheiro. As diárias dos hotéis, nem se fala do valor. Principalmente nas cidades por onde o Rally estava passando. Alimentação, outro item bastante dispendioso. Porém temos que salientar o apoio de todas as equipes que estiveram conosco. A RNN Sports que doou os alimentos, a Equipe Petrobras Lubrax que adquiriu brinquedos e material para os kits de higiene bucal e as panelas, e ainda contribuiu com uma ajuda de custo para as despesas de viagem, e a Emy Moto & Cia que doou expressiva quantidade de creme dental e escovas de dentes para a confecção de uma quantidade por número maior de kits. Outro destaque ainda para a Fundação Educar D'Paschoal, que forneceu os livros para a distribuição”.
Patrocinadores do Projeto Idéia Fixa:
Artfix, Conclusão Assessoria & Comunicação, Clipping Service, Fundação Educar DPASCHOAL, Goodyear, Renault do Brasil, RNN Sports.
Apoiadores:
3 Dmedia Comunicação, DOUBLE X, Galdino WS (http://www.galdino.ws), Johnson Diversey, Jornal Trilha Veloz (www.trilhaveloz.com.br), Performance Academia, Perfumaria Emy, Sig Com, Tendas Kagê e Site SuperLicença (www.superlicenca.com.br).
Crédito das Fotos: Tânia Mara Carvalho e Edu Abreu
--------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário