Imagem do Autódromo Nelson Piquet, mais conhecido como Jacarepaguá. Ou o que sobrou dele...
O autódromo de Jacarepaguá pode estar de vez com os dias contados. Através de seu porta-voz, o presidente da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), Paulo Scaglione, confirmou ter assinado um documento onde a entidade abre mão do circuito, já mutilado pelas obras do Pan-americano de 2007, mas com uma condição: só entregará a pista de vez quando outra, pronta, estiver disponível para a prática do esporte a motor.
Segundo reportagem na edição desta segunda-feira (14) do jornal "Folha de S.Paulo", a CBA, junto com a Prefeitura do Rio de Janeiro, o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e o Ministério do Esporte, assinou um acordo no último dia 30 de junho, onde consta que, caso a cidade vença a disputa para receber os Jogos Olímpicos de 2016, um novo circuito será construído na região de Deodoro, enquanto Jacarepaguá seria totalmente destruído para a construção de mais complexos poliesportivos.
Deodoro é um bairro de classe média e média-baixa, localizado na Zona Oeste, com cerca de 11.600 habitantes (de acordo com o Censo Demográfico de 2000) e conhecido por ter uma das maiores estações de trem do subúrbio carioca. A nova pista ficaria localizada em uma vila militar que existe na região. Porém, apesar da existência do documento, não é certa a construção da pista: se o Rio perder a briga pelos Jogos, Jacarepaguá será mantido.
"A CBA foi consultada, por intermédio do Ministério do Esporte, e aceitou conversar a respeito de uma outra pista. Mas não há nada novo. Jacarepaguá deixará de ser usado apenas quando um outro autódromo estiver pronto, e tudo isso está vinculado à aprovação da cidade como sede das Olimpíadas", afirmou Américo Teixeira Jr., porta-voz da entidade.
Por enquanto, de acordo com Teixeira, nada foi apresentado sobre o novo complexo. "Para a CBA, o que importa é a prática do automobilismo. Mas o local ainda não foi apresentado, assim como um projeto e uma licitação para a escolha da empresa responsável pelas obras. A CBA espera e acredita na idéia, considerando, claro, a existência de uma oferta séria".
Da mesma opinião partilha o presidente da FAERJ (Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro), Djalma Farias. "Vamos devagar com o andor. Acho que as coisas não funcionam bem assim. A área é muito boa, mas ainda não vimos muitas coisas. Não fomos apresentados ao projeto, não sabemos se o local tem infra-estrutura", disse o dirigente à "Folha".
A prática deste acordo soa como uma manobra do COB e da prefeitura municipal para "abafar" a mutilação de Jacarepaguá, que realiza provas sem parte de seu traçado original, utilizado para a construção de um complexo poliesportivo que, segundo o Grande Prêmio apurou, está abandonado desde o fim do Pan e já foi vítima da ação de ladrões.
O Grande Prêmio também ficou sabendo que a Prefeitura do Rio impediu a visita de uma autoridade da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) ao autódromo para homologá-lo apto a receber competições internacionais.
"A CBA não desistiu de Jacarepaguá, mas aceita conversar sobre a realização de corridas na cidade", completou Teixeira. Atualmente, o que restou do autódromo [palco de corridas de F-1, MotoGP e F-Indy em tempos gloriosos] recebe provas regionais e de arrancada, além de corridas de kart, em uma pista montada em parte da área inutilizada com as obras do Pan.
A confirmação da sede das Olimpíadas de 2016 acontecerá no dia 2 de outubro de 2009. Até lá, Jacarepaguá segue a vida normalmente. A pista, aliás, está incluída nos calendários da Stock Car, em 31 de julho, e do GT3 Brasil, no dia 7 de setembro, uma semana após a "Corrida do Milhão" da Stock.
Segundo reportagem na edição desta segunda-feira (14) do jornal "Folha de S.Paulo", a CBA, junto com a Prefeitura do Rio de Janeiro, o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e o Ministério do Esporte, assinou um acordo no último dia 30 de junho, onde consta que, caso a cidade vença a disputa para receber os Jogos Olímpicos de 2016, um novo circuito será construído na região de Deodoro, enquanto Jacarepaguá seria totalmente destruído para a construção de mais complexos poliesportivos.
Deodoro é um bairro de classe média e média-baixa, localizado na Zona Oeste, com cerca de 11.600 habitantes (de acordo com o Censo Demográfico de 2000) e conhecido por ter uma das maiores estações de trem do subúrbio carioca. A nova pista ficaria localizada em uma vila militar que existe na região. Porém, apesar da existência do documento, não é certa a construção da pista: se o Rio perder a briga pelos Jogos, Jacarepaguá será mantido.
"A CBA foi consultada, por intermédio do Ministério do Esporte, e aceitou conversar a respeito de uma outra pista. Mas não há nada novo. Jacarepaguá deixará de ser usado apenas quando um outro autódromo estiver pronto, e tudo isso está vinculado à aprovação da cidade como sede das Olimpíadas", afirmou Américo Teixeira Jr., porta-voz da entidade.
Por enquanto, de acordo com Teixeira, nada foi apresentado sobre o novo complexo. "Para a CBA, o que importa é a prática do automobilismo. Mas o local ainda não foi apresentado, assim como um projeto e uma licitação para a escolha da empresa responsável pelas obras. A CBA espera e acredita na idéia, considerando, claro, a existência de uma oferta séria".
Da mesma opinião partilha o presidente da FAERJ (Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro), Djalma Farias. "Vamos devagar com o andor. Acho que as coisas não funcionam bem assim. A área é muito boa, mas ainda não vimos muitas coisas. Não fomos apresentados ao projeto, não sabemos se o local tem infra-estrutura", disse o dirigente à "Folha".
A prática deste acordo soa como uma manobra do COB e da prefeitura municipal para "abafar" a mutilação de Jacarepaguá, que realiza provas sem parte de seu traçado original, utilizado para a construção de um complexo poliesportivo que, segundo o Grande Prêmio apurou, está abandonado desde o fim do Pan e já foi vítima da ação de ladrões.
O Grande Prêmio também ficou sabendo que a Prefeitura do Rio impediu a visita de uma autoridade da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) ao autódromo para homologá-lo apto a receber competições internacionais.
"A CBA não desistiu de Jacarepaguá, mas aceita conversar sobre a realização de corridas na cidade", completou Teixeira. Atualmente, o que restou do autódromo [palco de corridas de F-1, MotoGP e F-Indy em tempos gloriosos] recebe provas regionais e de arrancada, além de corridas de kart, em uma pista montada em parte da área inutilizada com as obras do Pan.
A confirmação da sede das Olimpíadas de 2016 acontecerá no dia 2 de outubro de 2009. Até lá, Jacarepaguá segue a vida normalmente. A pista, aliás, está incluída nos calendários da Stock Car, em 31 de julho, e do GT3 Brasil, no dia 7 de setembro, uma semana após a "Corrida do Milhão" da Stock.
Um comentário:
Gostaria de convidá-lo a contar histórias de Jacarepaguá no meu blog, neste dia de Finados.
http://porforadosboxes.wordpress.com/2010/11/02/dia-de-finados-jacarepagua/
Um abraço, aguardo seu comentário.
Postar um comentário