Da dificuldade ao sucesso em uma década
Em 1998 o Brasil vivia momentos de otimismo e credibilidade internacional. O mercado aquecia-se e a venda de automóveis estava em alta. Nesse embalo, as picapes viravam coqueluche da classe média, que desfilava Rangers, S10 e até algumas importadas, como a Dodge RAM ou Dakota. O tamanho servia também para impor respeito no caótico trânsito das grandes cidades. Num lampejo de criatividade e oportunismo, Gerson Marques, um entusiasta paranaense teve a idéia de colocar esses carros na pista, lançando em parceria com os filhos Gerson Jr. e Gledson, a semente do novo campeonato, que só seria homologado em 2000 e que trazia um diferencial importante: os motores eram todos movidos a GNV – gás natural veicular, pioneira no mundo. Porém, a primeira prova oficial aconteceu somente em oito de abril de 2001, no autódromo de Tarumã, RS. Mas nem tudo eram flores e as dificuldades de se manter um campeonato brasileiro, aliadas à morte do "Gersão" em 2003 jogaram a categoria numa ciranda que variava entre dificuldades financeiras, ações na justiça e corridas organizadas na raça. Os filhos faziam o possível para não deixá-la morrer e por várias vezes a associação de pilotos ajudou a bancar as despesas, num esforço conjunto de sobrevivência. Em 2006, os motores V6 passaram a utilizar etanol, que, somado ao sistema bi-turbo que já era utilizado nos GNV, deixou-os com aproximadamente 400cv. Porém, a fórmula promocional mostrava-se frágil e ainda enfrentando sérios problemas financeiros, a saída foi a entrega dos direitos à Vicar Promoções - empresa que organiza e promove a Stock Car - na metade no ano passado.
Os carros ficaram mais velozes, mais bonitos e a diferença entre eles ficou menor, proporcionando corridas empolgantes. A comparação com a Nascar Truck Series, preliminar da Nascar norte-americana é natural e ninguém esconde que ela é o alter-ego da nossa Stock Car. As picapes antigas, derivadas de modelos de rua foram descartadas, a favor do mesmo chassi tubular da Copa Nextel, promovendo a disputa entre os modelos Mitsubishi L200 e Chevrolet S10. "Reformulamos a categoria com base em um modelo vencedor, como ocorre na Nascar Truck Series e na própria Stock Car. "Trata-se de um novo produto destinado a uma nova gama de empresas ligadas ao mundo "outdoor", aventura e ao conceito "fora de estrada", afirmava Carlos Col, diretor presidente da Vicar.
A primeira etapa desse ano, que inaugurou a nova fase aconteceu em dia de gala no autódromo de Interlagos, diante de mais de 42 mil espectadores. Entre as várias estréias, destaque para a presença do piloto Dudu Massa, irmão do piloto da Ferrari na Fórmula 1. O grid foi dividido entre equipes da antiga Pickup e as da Stock Car. E nessa mescla de experiência, deram-se melhor os times já acostumados aos chassis tubulares. As equipes Gramacho/Stédile e Full Time Sports dominaram a temporada, enquanto as que vieram do campeonato passado, os chamados "picapeiros", ficaram em flagrante inferioridade. A Pickup Racing tem calendário independente da Copa Nextel. Apenas três de suas oito etapas coincidiram, e três delas aconteceram em autódromos inéditos, como na inauguração de Santa Luzia em Minas Gerais, além de Caruaru e Fortaleza.
Carlos Kray, um dos pilotos da "velha" picape e líder da antiga associação, tem sua opinião: "Só tenho elogios à nova organização e ao novo formato. Demos um salto de qualidade e profissionalismo inegável, foi um ano duro para nós, de aprendizado e muito investimento, mas a expectativa para 2009 é a melhor possível. Saímos de um pacote técnico completamente diferente do atual e penamos por toda a temporada para decifrar os segredos do novo conjunto. Estamos reformulando completamente a CKR Racing para 2009 em busca do profissionalismo total, sem o qual não há chance de vitória dentro do evento", concluiu o piloto de Novo Hamburgo, RS.
O título da temporada ficou com o paulista Gustavo Sondermann, que venceu cinco das oito etapas, conquistando o título com duas provas de antecedência. O vice-campeonato foi decidido na última etapa, ontem (07/12) em Interlagos, a favor do também paulista Felipe Lapenna. O terceiro lugar ficou com Paulo Salustiano e o quarto com Thiago Riberi, quatro pilotos das duas únicas equipes que já conheciam o equipamento, Gramacho/Stédile e Full Time. Representando a organização, Geraldo Marques Jr. mostra otimismo: "Mudou da água pro vinho. Tínhamos inúmeras dificuldades para realizarmos o campeonato. Agora, com a chancela da Vicar ficou tudo mais fácil. Estamos no caminho certo, fazendo preliminares da Copa Nextel e desbravando territórios. É crescer a cada ano e agregar cada vez mais fãs para a categoria". O catarinense Marcel Wolfart, um dos "picapeiros" e último campeão da era antiga também dá seu testemunho: "O atual carro é bem melhor de guiar, com mais tecnologia. A categoria está mais competitiva e profissional, melhor organizada, mas nesse ano faltaram treinos para os "picapeiros", que não conheciam este carro.
A Pickup Racing é uma categoria que venceu pela persistência. Cambaleou pelas próprias pernas, chegou a ser cogitada como preliminar fixa da Fórmula Truck, quase faliu, mas acabou integrando-se à Stock Car e reerguendo-se no cenário esportivo e ganhando os músculos necessários para seguir em frente numa jornada que promete colocá-la entre os grandes sucessos de nosso esporte. Os números para 2009 são promissores e as projeções indicam 34 carros no grid de 2009, já que a Pickup Racing é a forma mais inteligente e barata de se entrar na "família Stock Car".
CLASSIFICAÇÃO FINAL DO CAMPEONATO 2008
Copa Webmotors Pickup Racing
POS | PILOTO | CARRO | # | UF | PONTOS | |
1 | Gustavo Sondermann | S10 | 4 | SP | 145 | |
2 | Felipe Lapenna | S10 | 77 | SP | 109 | |
3 | Paulo Salustiano | S10 | 55 | SP | 79 | |
4 | Thiago Riberi | S10 | 90 | SP | 78 | |
5 | Rafael Iserhard | L200 | 3 | RS | 74 | |
6 | Kau Machado | S10 | 7 | PR | 57 | |
7 | Vitor Genz | L200 | 33 | RS | 49 | |
8 | Marcos Ramalho | S10 | 40 | MS | 42 | |
| Dudu Massa | S10 | 19 | SP | 42 | |
10 | Carlo Kain | S10 | 6 | SP | 40 | |
11 | Anderson Toso | L200 | 46 | RS | 39 | |
12 | Aluizio Coelho | L200 | 10 | SP | 37 | |
13 | Marcel Wolfart | L200 | 1 | SC | 36 | |
14 | Carlos Kray | L200 | 16 | RS | 35 | |
15 | Renato Well | S10 | 21 | DF | 29 | |
16 | Rodrigo Navarro | L200 | 81 | SP | 26 | |
| Marlon Watanabe | L200 | 63 | PR | 26 | |
18 | Fernanda Parra | L200 | 73 | SP | 24 | |
19 | Eduardo Heinen | S10 | 9 | RS | 21 | |
20 | Rogerio Castro | S10 | 30 | GO | 17 | |
21 | João Federowicz | S10 | 2 | RJ | 14 | |
| Renato Gomes | S10 | 20 | DF | 14 | |
23 | Mario Lucio | L200 | 11 | MG | 11 | |
24 | André Pontes | S10 | 23 | CE | 8 | |
| Fúlvio Marote | L200 | 78 | PR | 8 | |
26 | Herberto Heinen | S10 | 44 | RS | 7 | |
27 | Robson Vieira | S10 | 70 | PE | 4 | |
| Mateus Stumpf | L200 | 14 | RS | 4 | |
29 | Adriano Amaral | L200 | 15 | SP | 3 | |
30 | Mauricio Amaral | L200 | 12 | PR | 2 | |
| Franklin Trupel | L200 | 5 | SC | 2 | |
32 | Geraldo Rola Neto | L200 | 8 | PE | 1 |
Alan G. Magalhães
Editor Executivo - PolePress
Agência de Notícias de Automobilismo
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Fotos anexadas. Sugestão de legendas:
CKR_SAO_1 "Carros ficaram mais bonitos e velozes" – Foto: Vanderley Soares
CKR_SAO_2 "Gustavo Sondermann é o campeão da nova era" – Foto: Vanderley Soares
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