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segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

PICKUP RACING TEM BALANÇO POSITIVO

Da dificuldade ao sucesso em uma década

Em 1998 o Brasil vivia momentos de otimismo e credibilidade internacional. O mercado aquecia-se e a venda de automóveis estava em alta. Nesse embalo, as picapes viravam coqueluche da classe média, que desfilava Rangers, S10 e até algumas importadas, como a Dodge RAM ou Dakota. O tamanho servia também para impor respeito no caótico trânsito das grandes cidades. Num lampejo de criatividade e oportunismo, Gerson Marques, um entusiasta paranaense teve a idéia de colocar esses carros na pista, lançando em parceria com os filhos Gerson Jr. e Gledson, a semente do novo campeonato, que só seria homologado em 2000 e que trazia um diferencial importante: os motores eram todos movidos a GNV – gás natural veicular, pioneira no mundo. Porém, a primeira prova oficial aconteceu somente em oito de abril de 2001, no autódromo de Tarumã, RS. Mas nem tudo eram flores e as dificuldades de se manter um campeonato brasileiro, aliadas à morte do "Gersão" em 2003 jogaram a categoria numa ciranda que variava entre dificuldades financeiras, ações na justiça e corridas organizadas na raça. Os filhos faziam o possível para não deixá-la morrer e por várias vezes a associação de pilotos ajudou a bancar as despesas, num esforço conjunto de sobrevivência. Em 2006, os motores V6 passaram a utilizar etanol, que, somado ao sistema bi-turbo que já era utilizado nos GNV, deixou-os com aproximadamente 400cv. Porém, a fórmula promocional mostrava-se frágil e ainda enfrentando sérios problemas financeiros, a saída foi a entrega dos direitos à Vicar Promoções - empresa que organiza e promove a Stock Car - na metade no ano passado.

Os carros ficaram mais velozes, mais bonitos e a diferença entre eles ficou menor, proporcionando corridas empolgantes. A comparação com a Nascar Truck Series, preliminar da Nascar norte-americana é natural e ninguém esconde que ela é o alter-ego da nossa Stock Car. As picapes antigas, derivadas de modelos de rua foram descartadas, a favor do mesmo chassi tubular da Copa Nextel, promovendo a disputa entre os modelos Mitsubishi L200 e Chevrolet S10. "Reformulamos a categoria com base em um modelo vencedor, como ocorre na Nascar Truck Series e na própria Stock Car. "Trata-se de um novo produto destinado a uma nova gama de empresas ligadas ao mundo "outdoor", aventura e ao conceito "fora de estrada", afirmava Carlos Col, diretor presidente da Vicar.

A primeira etapa desse ano, que inaugurou a nova fase aconteceu em dia de gala no autódromo de Interlagos, diante de mais de 42 mil espectadores. Entre as várias estréias, destaque para a presença do piloto Dudu Massa, irmão do piloto da Ferrari na Fórmula 1. O grid foi dividido entre equipes da antiga Pickup e as da Stock Car. E nessa mescla de experiência, deram-se melhor os times já acostumados aos chassis tubulares. As equipes Gramacho/Stédile e Full Time Sports dominaram a temporada, enquanto as que vieram do campeonato passado, os chamados "picapeiros", ficaram em flagrante inferioridade. A Pickup Racing tem calendário independente da Copa Nextel. Apenas três de suas oito etapas coincidiram, e três delas aconteceram em autódromos inéditos, como na inauguração de Santa Luzia em Minas Gerais, além de Caruaru e Fortaleza.

Carlos Kray, um dos pilotos da "velha" picape e líder da antiga associação, tem sua opinião: "Só tenho elogios à nova organização e ao novo formato. Demos um salto de qualidade e profissionalismo inegável, foi um ano duro para nós, de aprendizado e muito investimento, mas a expectativa para 2009 é a melhor possível. Saímos de um pacote técnico completamente diferente do atual e penamos por toda a temporada para decifrar os segredos do novo conjunto. Estamos reformulando completamente a CKR Racing para 2009 em busca do profissionalismo total, sem o qual não há chance de vitória dentro do evento", concluiu o piloto de Novo Hamburgo, RS.

O título da temporada ficou com o paulista Gustavo Sondermann, que venceu cinco das oito etapas, conquistando o título com duas provas de antecedência. O vice-campeonato foi decidido na última etapa, ontem (07/12) em Interlagos, a favor do também paulista Felipe Lapenna. O terceiro lugar ficou com Paulo Salustiano e o quarto com Thiago Riberi, quatro pilotos das duas únicas equipes que já conheciam o equipamento, Gramacho/Stédile e Full Time. Representando a organização, Geraldo Marques Jr. mostra otimismo: "Mudou da água pro vinho. Tínhamos inúmeras dificuldades para realizarmos o campeonato. Agora, com a chancela da Vicar ficou tudo mais fácil. Estamos no caminho certo, fazendo preliminares da Copa Nextel e desbravando territórios. É crescer a cada ano e agregar cada vez mais fãs para a categoria". O catarinense Marcel Wolfart, um dos "picapeiros" e último campeão da era antiga também dá seu testemunho: "O atual carro é bem melhor de guiar, com mais tecnologia. A categoria está mais competitiva e profissional, melhor organizada, mas nesse ano faltaram treinos para os "picapeiros", que não conheciam este carro.

A Pickup Racing é uma categoria que venceu pela persistência. Cambaleou pelas próprias pernas, chegou a ser cogitada como preliminar fixa da Fórmula Truck, quase faliu, mas acabou integrando-se à Stock Car e reerguendo-se no cenário esportivo e ganhando os músculos necessários para seguir em frente numa jornada que promete colocá-la entre os grandes sucessos de nosso esporte. Os números para 2009 são promissores e as projeções indicam 34 carros no grid de 2009, já que a Pickup Racing é a forma mais inteligente e barata de se entrar na "família Stock Car".

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO CAMPEONATO 2008

Copa Webmotors Pickup Racing

POS

PILOTO

CARRO

#

UF

PONTOS

1

Gustavo Sondermann

S10

4

SP

145

2

Felipe Lapenna

S10

77

SP

109

3

Paulo Salustiano

S10

55

SP

79

4

Thiago Riberi

S10

90

SP

78

5

Rafael Iserhard

L200

3

RS

74

6

Kau Machado

S10

7

PR

57

7

Vitor Genz

L200

33

RS

49

8

Marcos Ramalho

S10

40

MS

42

Dudu Massa

S10

19

SP

42

10

Carlo Kain

S10

6

SP

40

11

Anderson Toso

L200

46

RS

39

12

Aluizio Coelho

L200

10

SP

37

13

Marcel Wolfart

L200

1

SC

36

14

Carlos Kray

L200

16

RS

35

15

Renato Well

S10

21

DF

29

16

Rodrigo Navarro

L200

81

SP

26

Marlon Watanabe

L200

63

PR

26

18

Fernanda Parra

L200

73

SP

24

19

Eduardo Heinen

S10

9

RS

21

20

Rogerio Castro

S10

30

GO

17

21

João Federowicz

S10

2

RJ

14

Renato Gomes

S10

20

DF

14

23

Mario Lucio

L200

11

MG

11

24

André Pontes

S10

23

CE

8

Fúlvio Marote

L200

78

PR

8

26

Herberto Heinen

S10

44

RS

7

27

Robson Vieira

S10

70

PE

4

Mateus Stumpf

L200

14

RS

4

29

Adriano Amaral

L200

15

SP

3

30

Mauricio Amaral

L200

12

PR

2

Franklin Trupel

L200

5

SC

2

32

Geraldo Rola Neto

L200

8

PE

1

Alan G. Magalhães

Editor Executivo - PolePress

Agência de Notícias de Automobilismo

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Fotos anexadas. Sugestão de legendas:

CKR_SAO_1 "Carros ficaram mais bonitos e velozes" – Foto: Vanderley Soares

CKR_SAO_2 "Gustavo Sondermann é o campeão da nova era" – Foto: Vanderley Soares

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