A unificação de três classes numa única categoria, novidade na competição que será adotada em Minas pela segunda vez na temporada, irá deixar mais competitiva e técnica, a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade a ser disputada nos dias 5 e 6 de junho, em Sete Lagoas. A alteração já foi testada na etapa de Erechim, após sugestão de pilotos e chefes de equipes e pronta concordância da nova gestão da Confederação Brasileira de Automobilismo, através do presidente da Comissão de Rali, Djalma Neves e do comissário da CBA, Fernando Leão. Na primeira etapa valeu o regulamento antigo.
Na prática, a entidade decidiu que as categorias N-1, 2 e 3, fossem agrupadas numa única classe que passou a ter a denominação N-3, ampliando o número de veículos brigando pelo título da competição. O resultado é uma disputa acirrada e garantia de espetáculo para o público que acompanhar a prova nos pontos permitidos no percurso, asseguram pilotos e chefe de equipe.
”Fui um dos que vinha articulando e estimulando esta mudança há algum tempo. Era para ter sido implantado desde o início do campeonato. Não existem razões para termos diversas categorias com dois ou três carros, produzir um monte de campeões brasileiros no final do ano de variadas categorias, sem que a conquista tenha tido significativo valor técnico e competitivo”, afirma Mauricio Neves, piloto da equipe Chevrolet que venceu, recentemente, o Raly RN 1500, no Nordeste do Pais. Ele já garantiu presença em Sete Lagoas.
FORÇA
Neves destacou ainda que a unificação ganhou mais força após se confirmar que o desempenho dos que disputavam a N-1 (1.400 cilindradas) e N-2 (1.600 cc) se equivalia aos das N-3 (1.800 cc). Ele adverte, entretanto, que se durante a competição um veículo apresentar um desempenho infinitamente superior aos demais, será acionado uma Comissão, constituída com a autoridade para introduzir alterações que reequilibre a categoria.
Maurício não está sozinho nesta defesa. O mineiro de Juiz de Fora, Marcos Mendes, que também disputa o Brasileiro, aplaude a iniciativa da Confederação Brasileira de Automobilismo. “O nível de animação hoje entre os pilotos é 10. Eu disputava a N-2 e durante todo o ano só tinha um outro adversário. Hoje a situação é totalmente diversa. Todos estão acelerando forte e o resultado ficou totalmente imprevisível. Qualquer um pode chegar em primeiro”, confidenciou.
BRIGA ENTRE EQUIPES
Luiz Haas, chefe de equipe da Chevrolet, também é entusiasta das mudanças. “Hoje o campeonato é muito mais competitivo. No passado, se em uma categoria que tivesse apenas dois competidores, um furasse o pneu, o outro aliviava e corria apenas para chegar ao final da corrida. Aí perdíamos em emoção, principalmente para o publico”, assegurou.
Haas destacou ainda que a briga ficou também muito mais acirrada entre as equipes. Além da Chevrolet, estarão ainda a Fiat, a Peugeot e a Ford correndo juntas em busca do título brasileiro.
A Confederação Brasileira de Automobilismo não se descuidou, contudo, da nova geração de pilotos brasileiros que desejam ingressar no seleto grupo dos melhores do País. Foi criada a classe N2 Light. Trata-se de uma categoria de acesso que veda a participação de qualquer piloto que tenha sido campeão brasileiro o sul-americano. O Brasileiro de Rali tem ainda as categorias A-6 e N-4( veiculos acima de 2 mil cc) .
Os apaixonados pela velocidade de Sete Lagoas não torcerão apenas pela disputa do Brasileiro de Rali. Paralelo a competição, estarão sendo disputadas ainda, a etapa de abertura do Campeonato Mineiro de Rali de Velocidade e do Trofeo Fiat que, este ano, retoma com força total, atraindo nova e promissora geração de pilotos mineiros.
ESPECIAIS
Os campeonatos Brasileiro, Mineiro e Trofeo Fiat serão disputados num único dia, sábado, dia 6, uma outra novidade para a atual temporada. Serão sete especiais em 94,50 Km, com 92,50 Km de deslocamentos. A divisão das especiais é esta:
Primeira Especial (inclui a 3 e 5): 10,50 Km, com 4,15 Km de deslocamento do Parque de Apoio ao ponto de largada. Trecho é um misto de terra vermelha batida com estradão. Tem trechos de alta velocidade e travada
Segunda Especial(inclui a 4 e 6 ) : 17,20 Km, com 14.7 Km de deslocamento. Misto de rodovias vicinais largas de terra batida, serras e cascalho. Velocidade alta e travada
Sétima Especial: 11,4 Km, com deslocamento de 4.15 Km. Trecho é um misto de terra vermelha batida com estradão e cascalho. Tem trechos de alta velocidade e travada
SERVIÇO
Quarta Feira ( 03 de junho) - 9h – Início da montagem do parque de apoio;
20h – Divulgação da Lista Oficial de Inscritos – Secretaria;
Quinta feira (4 de junho) – 8 h - Abertura da secretaria de prova – Museu dos Ferroviários (Av. Antonio Olinto s/n) - Início da Vistoria Administrativa e entrega dos Livros de Bordo na Secretária da prova.
Sexta Feira (05 de junho) 8 h – Abertura da secretaria de prova – Parque de Apoio
8h – Abertura da Vistoria Técnica - A vistoria técnica dos veículos será feita na Concessionária Fiat Antonauto,Av. Marechal Castelo Branco, 3705 – Sete Lagoas. Os horários para apresentação dos veículos serão os abaixo descritos:
HORÁRIO
CATEGORIAS
CAMPEONATO
8h
Todas
CMR
8h30min
N2 LIGHT
CBR
9h
N2
CBR
9h30min
A6
CBR
10h
N3
CBR
10h30min
N4
CBR
8 às 17h – Período do reconhecimento das Especiais pelos pilotos. Ele é feito em veículo comum.
15 às 17h: Shakedown (teste dos veículos pelos pilotos) Av. Marechal Castelo Branco s/n, próximo ao viaduto da Av. Perimetral. (pista da Antonauto)
17h – Fim do atendimento da secretaria de prova.
18h– Briefing
20h – Largada Promocional
Sábado (6 de junho) 07h30min: Largada das categorias
15h30min: Superprime (disputa em circuito fechado com simulações dos diferentes pisos das estradas por onde o rali passou) Local: Será realizada na Av. Marechal Castelo Branco s/n, próximo ao viaduto da Av. Perimetral. (pista da Antonauto). A dupla que não participar será multada em cinco UPs, conforme regulamento geral do CBRV 2009.
17 horas: Premiação
Hospital de emergência: Hospital Municipal Monsenhor Flávio D’Amato (Av. Raquel Teixeira Viana, 716 – Bairro Canaã. Tel 31 3773-2600)
As etapas do Campeonato Brasileiro e Mineiro de Rali, além do Trofeo Fiat, têm a organização e supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo, Federação Mineira de Automobilismo e Rallye Clube de Minas Gerais; patrocínio da Fiat, Petrobrás, Acisel e FPT - Powertrain Tecnologies. Apoio da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, OMR e Petrolub
Rallye Clube de Minas Gerais/Assessoria de Imprensa
William Santos
Fone: (31) 99532081
Yes Sports
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