Grande Prêmio da Índia 2013 – Treinos Livres
São esperados entre dois e três pit stops no calor da Índia
Delhi, 25 de outubro de 2013 – O piloto Sebastian Vettel, da Red Bull, foi o mais rápido nas duas sessões de treinos livres realizadas hoje sob calor de 30ºC para o Grande Prêmio da Índia 2013. O alemão fez o melhor tempo da manhã com o pneu P Zero Branco médio, enquanto no treino da tarde o piloto alemão optou pelo pneu P Zero Amarelo macio. Esse dois tipos de pneus são mais macios do que os escolhidos em 2012, quando a maioria dos pilotos terminou a prova com apenas uma parada. Na sessão da tarde, Vettel cravou o tempo de 1m25s722, quase um segundo mais rápido do que tinha sido mais cedo. Nas duas sessões Mark Webber foi o segundo mais rápido.
Houve uma evolução considerável nas condições de pista o longo do dia, o que fez com que Vettel fosse capaz de superar o tempo que tinha obtido no ano passado na segunda sessão da sexta-feira, que tinha sido 1m26s221, também com pneus macios.
Com o forte calor esperado para todo o final de semana, a expectativa é que as equipes optem por estratégias de duas ou três paradas. Caso o alemão da Red Bull termine o GP da Índia entre as primeiras cinco posições, conquistará seu quarto título mundial. Apenas outros quatro pilotos atingiram essa façanha em toda a história da F1: Juan Manuel Fangio, Alain Prost and Michael Schumacher.
"A combinação de compostos mais macios que trouxemos para o GP da Índia esse ano permitirá às equipes estratégias com duas ou três paradas, diferentemente de 2012 quando a maioria dos pilotos terminou a prova fazendo apenas uma parada. Depois do que vimos hoje, o desgaste e a degradação está em linha com as nossas expectativas, mas houve algumas questões com bolhas no composto macio, enquanto alguns pilotos corriam até 24 voltas com o pneu médio. Os pneus médios parecem ser o pneu ideal para a corrida, enquanto o pneu macio é o mais indicado para a qualificação, já que é cerca de 0,8s mais rápido por volta até agora."
"Avaliar a queda no desempenho vai ser a chave para a formulação da estratégia e o momento certo para o primeiro pit stop. Consequentemente, algumas equipes também irão avaliar os benefícios potenciais de iniciar a corrida com os compostos médios. No entanto, a pista ainda não evoluiu completamente e as decisões finais devem ser tomadas somente após os treinos livres de sábado", diz o diretor de Automobilismo da Pirelli, Paul Hembery.
FP1: | FP2: | ||||
1. Vettel | 1m26.683s | Pneus Médios | 1. Vettel | 1m25.722s | Pneus Macios |
2. Webber | 1m26.871s | Pneus Médios | 2. Webber | 1m26.011s | Pneus Macios |
3. Rosberg | 1m26.899s | Pneus Médios | 3. Grosjean | 1m26.220s | Pneus Macios |
Estatísticas de Pneus do dia:
| Macio | Médio | Intermediário | Chuva |
kms percorridos * | 1,279 | 4,910 | N/A | N/A |
sets usados ** | 22 | 46 | N/A | N/A |
Maior nº de voltas ** | 20 | 34 | N/A | N/A |
* O número acima indica o total de quilômetros percorridos nas duas sessões hoje, considerados todos os pilotos
** Por composto, considerados todos os pilotos
May the Force be with you:
Popularmente conhecido como força G, é, de fato, a aceleração. Esses são os valores máximos nas curvas e frenagens:
-Max. força-g frenagem (força longitudinal): | -4.45 @ Curva 4 |
-Max. força-g curva (força lateral): | 4.55 @ Curvas 9 e 14 |
Fatos do dia - Pirelli
Índia tem a maior área de boxes em todo o calendário da Formula 1, com 414 metros sujeitos ao limite de velocidade. Contudo, o design faz com que a perda total seja de 18 segundos, o que não deve causar grandes efeitos nas estratégias de paradas. No último ano, o vencedor Vettel fez somente uma parada, na volta 33. No total da prova foram 28 pit stops.
Sebastian Vettel (Red Bull)
Kaoane Setti
FSB COMUNICAÇÕES
Tel: + 55 11 3165-9647
Website: http://www.fsb.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/autodromos
E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735
Nenhum comentário:
Postar um comentário