Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Pirelli F1: Prévia do GP de Abu Dhabi


Prévia do Grande Prêmio de Abu Dhabi: Yas Marina,
31 Outubro a 3 Novembro de 2013

OS PNEUS P ZERO MÉDIOS E MACIOS MAIS UMA VEZ EM ABU DHABI

Milão, 28 de Outubro de 2013 – O Grande Prêmio de Abu Dhabi é o único do ano com largada no final da tarde e encerramento próximo do pôr do sol, proporcionando a pilotos e times um desafio único e aos espectadores uma experiência espetacular.

Os pneus escolhidos para o GP de Abu Dhabi são o P Zero Branco médio e o P Zero Amarelo macio, os mesmos utilizados no GP da Índia no último final de semana. Contudo, as temperaturas a que os pneus serão submetidos, ao contrário de outros circuitos, deve cair no decorrer da prova ao invés de subir.

"A maneira como a temperatura de pista cai em Abu Dhabi obviamente terá efeitos no desgaste e degradação dos pneus, o que significa que as equipes serão capazes de fazer trechos maiores com os pneus macios na parte final da prova. Abu Dhabi é um circuito muito conhecido, pois foi palco de testes antes de nossa entrada na F1. O autódromo de Yas Marina é um dos circuitos mais modernos e espetaculares do ano, com grandes desafios técnicos que testam a maioria dos aspectos do desempenho geral de um pneu. No ano passado, como o desgaste não é especialmente alto nessa pista, muitos pilotos optaram por uma parada apenas. Como os compostos são mais macios este ano, a expectativa é de duas paradas, mas teremos que esperar até sexta-feira para termos uma visão mais clara da diferença de tempo entre os dois compostos. O trabalho feito durante as sessões de sexta e sábado será fundamental para moldar a compreensão de cada equipe de quais estratégias são possíveis e vantajosas para o domingo", diz o diretor de Automobilismo da Pirelli, Paul Hembery.

O circuito do ponto de vista do pneu:

Em média, a temperatura da pista cai em 15ºC durante a corrida, de cerca de 45ºC no início da prova para 30ºC ao final, o que é aproximadamente o mesmo que a temperatura ambiente. Este é o oposto ao que é visto nas corridas que ocorrem no início da tarde, onde a temperatura da pista tende a ficar maior do que a temperatura ambiente.

Parecido com o circuito japonês em Suzuka, a primeira parte do circuito consiste, essencialmente, em uma série contínua de curvas, que sujeita o carro a aceleração laterais de 4g. Os pneus, então, tem que apresentar um ótimo desempenho por uma longa reta, com os carros em plena aceleração durante cerca de 15 segundos, o que equivale a uma carga de downforce de cerca de 800 kg empurrando para baixo em todas as quatro rodas.

A tração é o aspecto chave para um bom desempenho em Yas Marina, já que não há muitas curvas de alta velocidade. Para ajudar os pilotos ganhar tração máxima, os engenheiros tendem a ajustar os carros com uma traseira bastante suave, o que pode levar a um maior desgaste do pneu traseiro. Se o ajuste é muito rígido na parte de trás, o oposto pode ocorrer: rotação excessiva, o que também reduz a vida dos pneus.

Outras informações sobre Abu Dhabi e as exigências a que os pneus são submetidos, bem como informações sobre como as temperaturas afetam o desempenho, podem ser encontrados em um vídeo em animação 3D estrelando da Pirelli Racing Manager Mario Isola. A utilização é livre e pode ser encontrado no site oficial da Pirelli na Formula 1: www.pirelli.com/f1pressarea.

Notas Técnicas:

O circuito de Yas Marina está localizada ao nível do mar e a maior densidade do ar aumenta o desempenho do motor. Esta força extra também tem um efeito sobre o desgaste dos pneus, com exigências maiores especialmente sobre os pneus traseiros. Os carros tendem a correr com acerto médio na pressão aerodinâmica.

Já a superfície da pista em Abu Dhabi é formada por pedras extraídas na Inglaterra e é geralmente bastante macia. O emborrachamento da pista deve fazer com que as condições melhorem ao longo do final de semana. Também é comum encontrar poeira no circuito durante o início dos treinos livres, mas é rapidamente varrido pelos carros ao longo das sessões.

Os dois primeiros colocados em Abu Dhabi no ano passado (Kimi Raikkonen e Fernando Alonso) usaram estratégia de uma parada, partindo com pneus macios e terminando com médios. Sebastian Vettel, que começou nos boxes depois de ter seu tempo de qualificação anulado, terminou em terceiro, com uma estratégia de duas paradas, tendo começado com pneus médios e chegado ao fim na prova com pneus macios.

 

Escolha de pneus até agora:

 

PZero Vermelho

PZero Amarelo

PZero Branco

PZero Laranja

Australia

Supermacio

 

Médios

 

Malaysia

 

 

Médios

Duros

China

 

Macio

Médios

 

Bahrain

 

 

Médios

Duros

Spain

 

 

Médios

Duros

Monaco

Supermacio

Macio

 

 

Canada

Supermacio

 

Médios

 

Great Britain

 

 

Médios

Duros

Germany

 

Macio

Médios

 

Hungary

 

Macio

Médios

 

Belgium

 

 

Médios

Duros

Italy

 

 

Médios

Duros

Singapore

Supermacio

 

Médios

 

Korea

Supermacio

 

Médios

 

Japan

 

 

Médios

Duros

India

 

Macio

Médios

 

Abu Dhabi

 

Macio

Médios

 


Vista do Circuito de Abu Dhabi


O P Zero Amarelo macio e o P Zero Branco médio foram nominados para o Grande Prêmio de Abu Dhabi.

 

 

Vídeos com entrevistas com Paul Hembery, bem como imagens e press releases estão disponíveis para a imprensa no link www.pirelli.com/f1pressarea (registro obrigatório). Siga-nos no Twitter @ Pirelli_Media e @ pirellisport ou Facebook: Pirelli Motorsport .

 

Por favor, visite também o website da Pirelli, para mais informações sobre a empresa: www.pirelli.com.

 

__________________________________________________________________

 

Mais informações:

FSB Comunicações / Assessoria de Imprensa da Pirelli (11) 3165-9596

Edson Gushiken – (11) 3165-9592 / edson.gushiken@fsb.com.br

Kaoane Setti – (11) 3165-9647 / kaoane.setti@fsb.com.br

 

Pirelli - (11) 3177-8705 - www.pirelli.com.br

Marco Cortinovis – (11) 3177-8717 / marco.cortinovis@pirelli.com

Rubia Sammarco – (11) 3177-8706 / rubia.sammarco@pirelli.com

 

 

 



 

 


Kaoane Setti

FSB COMUNICAÇÕES

Tel: + 55 11 3165-9647

Website: http://www.fsb.com.br

 




--
Jornal do Autódromo / Jornal dos Vales
Foto da capa

NOTA: O Jornal do Autódromo tem Apoio e Patrocínio da CIA - Central de Inteligência Acadêmica (http://www.centraldeinteligencia.com.br
Todos os direitos reservados - 2002 - JORNAL DO AUTÓDROMO:  O Jornal do Autódromo é o principal veículo de comunicação esportivo do Brasil. Seu principal noticiário é o automobilismo e a velocidade em geral. Cobrindo notícias no Brasil e no Mundo. Os profissionais das maiores agências de comunicação, mídia e agência de jornalismo esportivo do Brasil, visitam e deixam suas notícias no Portal do Jornal do Autódromo, contribuindo, assim, com o crescimento em audiência segmentada. Ainda, posssui a maior concentração de amantes do automobilismo brasileiro. Quando for anunciar, pense no perfil que você quer atingir e faça sua campanha de publicidade no lugar certo! É melhor para o seu cliente e muito melhor para você! ANUNCIE NO JORNAL DO AUTÓDROMO 
Temporada 2013: Tabela de valores: on-line - impresso
Prezados(as), todas as seções do Jornal do Autódromo são vinculadas diretamente ao facebook e ao twitter, onde as notícias são lidas por milhares de internautas!
____________________________
Facebook:  https://www.facebook.com/autodromos
E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735

Nenhum comentário: