Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

YAMAHA IBITIPOCA OFF ROAD COLOCA 301 MOTOS

NA TRILHA EM DOIS DIAS DE PROVA

Juiz de Fora (MG), 13 de AGOSTO de 2010

Será disputado neste final de semana o rali de regularidade de motos e carros mais charmoso do Brasil. O 21º Yamaha Ibitipoca Off Road, com vistoria nesta sexta (dia 13), largada em Juiz de Fora sábado (dia 14) em direção a Conceição de Ibitipoca e largada em Conceição do Ibitipoca (dia 15) de volta a Juiz de Fora, vai reunir nada menos que 301 motos.

Além da natural expectativa em relação aos vencedores do Ibitipoca Off Road, que tradicionalmente escrevem seus nomes na história do rali nacional, a prova de motos, em seis categorias, vai corresponder às finais de duas competições (Estadual e Copa Sudeste) e também contará pontos para a Copa Estrada Real. Já a competição entre os carros valerá pela Copa Jeep Club Juiz de Fora, retomada este ano.


PATROCÍNIO E APOIO

O evento conta com patrocínio de Yamaha River Motos e apoio de Independência Shopping, Thema Veículos, Siloé Alimentos, Rádio Energia. A supervisão é da Federação Mineira de Automobilismo e da Federação de Motociclismo do Estado de Minas Gerais

TRADIÇÃO

“O importante é manter o padrão de qualidade e até de dificuldade que se tornaram características particulares do Ibitipoca Off Road”, avalia Manoel Rezende, coordenador geral do evento. “Estaremos recebendo os melhores de todo o estado, da região e do Sudeste”, completa Thiago Rezende, que responde pela supervisão.

FICHA TÉCNICA

Grande equipe atua na organização do 21º Yamaha Ibitipoca Off Road:

Coordenador geral: Manoel Rezende

Supervisão geral: Thiago Rezende

Diretor de Simulado e Apuração: Anderson Boka

Diretor da Prova de Motos: Saulo Santana

Diretor da Prova de Carros: Cristiano Serpa (Pezinho)

Carro 00 (zero zero): Rivo Átila

Abre-trilha: Manoel, Saulo e Miguim

Fecha-trilha: Dinei, Neném, Alex + e Babão





HORÁRIOS

Em função do grande número de motos, os organizadores tomaram algumas providências. Entre elas, o horário da largada foi antecipado em uma hora tanto no sábado como no domingo. A primeira moto, portanto, larga 8h, sábado, de Juiz de Fora, e domingo, de Ibitipoca.

DIA APÓS DIA

DIA 13 (6ª feira): vistoria, a partir de 17h, no estacionamento externo do Independência Shopping, em Juiz de Fora.

DIA 14 (sábado): 8h, largada no shopping em direção ao distrito de Conceição de Ibitipoca, com neutralizado na cidade de Lima Duarte.

DIA 15 (domingo): 8h, largada em Conceição de Ibitipoca. Os pilotos começam a chegar ao shopping às 14h30, e o público terá atrações como o show da banda ZonaBlue, às 17h, antecedendo a divulgação do resultado.

MOTOS

As categorias de motos são Master, Sênior, Over 40 (pilotos acima de 40 anos), Over 50 (mais de 50 anos), Júnior e Novatos. E ainda prevê a prova feminina. O percurso das motos no primeiro dia, com alto grau de dificuldade, será de 198 quilômetros. No domingo, serão 160 quilômetros.

CARROS

Os carros estão distribuídos nas categorias Super Master, Master, Sênior e Turismo (4x2 Light). Também haverá prova nos quadriciclos. Serão 185 km no sábado e mais 156 km no domingo.

TOP DE LINHA

O Yamaha Ibitipoca Off Road a cada ano se consolida como um dos mais técnicos e disputados ralis de regularidade do País, e uma das maiores e melhores provas de moto nacionais.

EXPOSIÇÃO

Para os amantes da prova, uma ótima opção é visitar a exposição fotográfica, com fotos de Aelson Amaral e criação gráfica de Marcus Vinícius, em exibição até o próximo dia 16, no stand do Yamaha Ibitipoca Off Road, no Independência Shopping.



ATUAIS CAMPEÕES

Confira os vencedores da prova em 2009, portanto os atuais campeões:

MOTOS

CATEGORIA MASTER: Caio Sabato – Lavras (MG)

SÊNIOR: Vinícius Campos Mendes – Santos Dumont (MG)

OVER 40: José Alexandre Tommaso – Volta Redonda (RJ)

OVER 50: Amilar José Rodrigues – Timóteo (MG)

JÚNIOR: Breno Rezende Martins da Costa - Juiz de Fora (MG)

NOVATOS: Osni Sidney Sporch Júnior – São João Nepomuceno (MG)

CARROS

CATEGORIA SUPERMASTER

Piloto Wander de Almeida Filho (Nova Lima - MG)/

Navegador Wagner Antônio de Paula (Juiz de Fora - MG)

MASTER:

Piloto Mário César de Landa/Navegador Luiz Antonio Cavalieri (Juiz de Fora)

SÊNIOR:

Piloto Willian Werneck/Navegador Pedro Ribeiro (Juiz de Fora)

TURISMO

Piloto Marcelo Tonelli Pinheiro/Navegador Bernardo Gravina (Juiz de Fora)

QUADRICICLOS: Piloto Leonardo Vieira (Juiz de Fora)



OBS: Além do sonhado pódio do próprio Ibitipoca,

a prova de motos valerá por 3 campeonatos. Entenda:

CAMPEONATO MINEIRO

O Ibitipoca vai corresponder às últimas etapas do Estadual de Regularidade promovido pela Federação de Motociclismo de Minas, que envolve as categorias Master, Sênior, Over 40 Over 50, Júnior, Novatos e Feminino. As etapas iniciais – cada uma em dois dias de prova - foram em: Formiga, Patrocínio, Lavras, Catas Altas e Montes Claros.

(mais informações: www.fmemg.esp.br)

COPA SUDESTE

A Copa Sudeste é uma espécie de mini-campeonato Brasileiro. Cada etapa também teve dois dias prova. A abertura foi no Espírito Santo, com as duas primeiras etapas. Terceira e quarta ocorreram em Rio de Janeiro (Enduro do Tomate) e São Paulo (Kaipira). A Copa Sudeste vai trazer ao Ibitipoca pilotos que lideram em seus estados na categoria Master, paulistas e um expressivo número de capixabas.

(ranking da Copa Sudeste: www.proenduro.com.br)



COPA ESTRADA REAL

A Copa Estrada Real é promovida pelo Trail Clube Rompe Barro Off Road e este ano está sendo supervisionada pela Federação Mineira de Motociclismo. As etapas anteriores foram em Juiz de Fora, Antônio Carlos, Coronel Xavier Chaves, Santos Dumont e Barbacena. Ao contrário do Estadual e da Copa Sudeste, o Ibitipoca não vai encerrar a Copa. Ainda estão previstas etapas em Ubá e Resende Costa.

(mais informações: www.copaestradareal.com)

YAMAHA IBITIPOCA OFF ROAD – REVISTA

Como já se tornou tradicional, foi lançada a revista oficial do evento. São 32 páginas que revelam bastidores, expectativas dos pilotos, quem são e de onde vem os pilotos, a participação feminina, depoimentos de jornalistas, charges, orientações aos participantes, entrevistas, curiosidades e muito mais.

DEPOIMENTOS:

“Nenhum evento se torna grande por acaso, só volta no ano seguinte quem gostou muito do anterior. Graças a Deus temos organizadores no Brasil que ainda acreditam nesse esporte, pelo qual tanto somos apaixonados”

(Aloísio Sfalsim – Telão, coordenador da delegação dos capixabas)

“Minha expectativa é enorme. Estou realizando um sonho. Sempre quis correr o famoso Ibitipoca e nunca consegui convencer meu pai a deixar. Mas com o tempo ele foi amaciando. O mais importante será estar correndo e participando de uma prova que há muitos anos gostaria de fazer.”

(Sabrina Katana – Campeã do Enduro da Independência)

“Estou procurando aprender o máximo com os melhores pilotos do Brasil, e tendo a oportunidade de prestigiar grandes provas pelo país. E o Ibitipoca Off Road sem dúvida é mais uma grande prova.”

(Eduardo Shiga Tadashi – Líder do Campeonato Paulista nas motos)

“Já pude viver e conhecer de perto alguns dos melhores eventos e pilotos do Brasil e do Mundo. Desde Guilherme Marchetti, Jorge Balbi Jr e Sandro Hoffmann até Stefan Everts, Rodney Smith e Ricky Carmichael. Conversei com todos eles, já fiz trilhas em todo o Brasil, além de trilhas na Venezuela, Estados Unidos, Portugal e Áustria. Posso dizer com muita satisfação: “O Ibitipoca Off Road é sim, um dos mais belos eventos do mundo!”

(Renato Furmann Jeca Jóia – Editor da Revista Pró-Moto)

(mais informações: www.ibitipocaoffroad.com.br)



InterMídia – Assessoria de Imprensa e Revista

21º Yamaha Ibitipoca Off Road

Texto: Ivan Elias

Fonte: organizadores

Nenhum comentário: