Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

domingo, 20 de outubro de 2013

Stock Car: Apenas sete pilotos seguem com chances de vencer o campeonato

 
José Mario Dias
Clique na imagem para fazer o Download...
Equipe de laço rosa pelo Outubro Rosa

Alta | Web
José Mario Dias
Clique na imagem para fazer o Download...
Disputa entre RC e Matteis

Alta | Web
José Mário Dias
Clique na imagem para fazer o Download...
Eurofarma-RC tem dois pilotos entre os sete candidatos ao título

Alta | Web
José Mário Dias
Clique na imagem para fazer o Download...
Ricardo Maurício é o quarto colocado empatado com Cacá Bueno

Alta | Web

Stock Car: Apenas sete pilotos seguem com chances de vencer o campeonato

Ricardo Maurício e Max Wilson da Eurofarma-RC estão entre os sete

Faltando apenas duas provas e 75 pontos para o final da temporada 2013 da Stock Car, apenas 7 dos 34 pilotos que formam o grid da Stock Car mantém vivo o sonho do titulo. Daniel Serra, Thiago Camilo, Cacá Bueno, Ricardo Maurício , Valdeno Brito, Max Wilson e Marcos Gomes formam o time de possíveis campeões, cenário formado na etapa que aconteceu nesse domingo, em Curitiba. Daniel Serra, que chegou líder, fez o segundo lugar na corrida paranaense e manteve a liderança do campeonato com 172 pontos. Thiago Camilo também pontuou e é o vice-lider com 161 pontos, apenas um de diferença para Cacá Bueno e Ricardo Maurício que seguem empatados na terceira posição com 160 pontos. No critério de desempate - maior número de vitórias, Ricardo Maurício aparece em quarto lugar. "O mais importante é que estamos todos próximos em tempo e pontos, o que torna o resultado muito aberto, sem chance de qualquer prognóstico", disse o chefe da equipe Eurofarma-RC, Rosinei Campos.

O resultado poderia até ter sido melhor para o piloto do carro 90, mas ao menos duas situações contribuíram para a quarta posição. Largando em segundo, logo atrás do pole Atila Abreu, o motor apagou na hora da largada e ao arrancar já estava no centro da disputa entre Cacá Bueno e Julinho Campos. Pressionado nas duas laterais, caiu para a oitava posição. A recuperação veio ao longo dos 40 minutos de prova, com uma ultrapassagem sobre o adversário Cacá Bueno, com quem disputava o quarto lugar, na última volta. O maior desafio, segundo ele, é encontrar o limite entre a agressividade e a cautela para que as consequências não sejam desastrosas. "Andamos sempre no limite. Temos que ser agressivos para o campeonato, mas ao mesmo tempo, cautelosos para que não resulte em acidentes que acabam zerando os pontos em uma etapa", analisa.

Na etapa de Curitiba, Max Wilson largou em oitavo lugar. Logo na primeira volta sofreu uma colisão que acabou com o pneu traseiro esquerdo furado. Com a troca e depois, a parada obrigatória de abastecimento, ele teve que passar duas vezes pelos boxes o que o fez perder segundos preciosos. Mesmo subindo nove posições durante a corrida, ele terminou em vigésimo quarto lugar e não pontuou. Com 117 pontos ganhos até a etapa anterior, ele ocupa o sexto lugar no geral e se mantém entre os sete candidatos ao título da maior categoria do automobilismo nacional.

A semi-final será disputada no circuito oval de Brasília e promete ser ainda mais tensa que Curitiba. Para Ricardo Maurício, não há estratégia que possa ser traçada antes da largada. "O que podemos fazer antes é feito. Mas estratégia de corrida só existe na hora. A decisão do uso do push-to-pass, se trocamos ou não pneus, tudo isso é feito com base em informações que vamos recebendo ao longo da disputa", afirma.

Confira os pilotos que mantem as chances de vitória no campeonato:

1 - Daniel Serra - 172 pontos
2 - Thiago Camilo - 161
3 - Cacá Bueno - 160
4 - Ricardo Maurício - 160
5 - Valdeno Brito - 119
6 - Max Wilson - 117
7 - Marcos Gomes - 102

Nenhum comentário: