Atividades representam as primeiras sessões coletivas e com cronometragem oficial em 2011
Os carros dos sonhos voltaram oficialmente às pistas nesta quarta-feira (16), com o primeiro dia de treinos e equilíbrio de desempenho do Itaipava GT Brasil, no circuito de Interlagos, em São Paulo. As atividades tomaram o dia inteiro, do início da manhã até o fim da tarde, com a participação de boa parte dos inscritos para os campeonatos das categorias Itaipava GT3 e GT4. Foram as primeiras sessões coletivas e com cronometragem oficial em 2011.
Além daqueles que disputam regularmente a temporada, participaram também os dois pilotos de testes contratados pela SRO Latin America e Auto+ Entretenimento para apoio ao trabalho de equilíbrio de desempenho, o brasileiro Enrique Bernoldi e o francês Jean-Marc Gounon. Durante os dois dias, eles vão pilotar pelo menos um modelo de cada marca e transmitir detalhes técnicos para a Comissão GT. Dados que serão utilizados futuramente pela Confederação Brasileira de Automobilismo.
As informações ajudarão a entidade a preparar as configurações iniciais dos diferentes carros para que eles tenham desempenhos semelhantes no Itaipava GT Brasil - trabalho que permitiu que todos os modelos vencessem pelo menos uma corrida em 2010. Sem considerar as voltas completadas pelos pilotos de testes, o melhor tempo do dia ficou com a dupla Chico Longo e Daniel Serra, de Ferrari F430 Scuderia. Os testes prosseguem nesta quinta-feira (17).
"Para nós, o treino de pré-temporada é muito importante. Eu não guiava o carro há algum tempo e, apesar de contarmos com um modelo confiável e equilibrado, são atividades importantes para o desenvolvimento e para uma evolução bastante necessária, já que neste ano teremos novos carros no grid de largada, todos chegando com uma expectativa muito boa de desempenho", conta Matheus Stumpf, atual campeão do Itaipava GT Brasil em parceria com Valdeno Brito.
A dupla continua com o Ford GT e ganha a concorrência do modelo Ferrari F458, que deve chegar no fim do mês, e do Corvette Z06R, já no Brasil e participando dos testes em Interlagos. Sem falar nos outros carros que disputaram a temporada passada e estarão novamente na briga, como Lamborghini Gallardo LP560, Dodge Viper Competition Coupe, Ferrari F430. Isso para ficar apenas na Itaipava GT3. A GT4 deve ter os modelos Ginetta G50, Ferrari Challenge, Maserati Gran Turismo, Porsche 996, Maserati Trofeo.
Foi um dia bastante movimentado para todas as equipes, conciliando os testes dos próprios pilotos com as voltas completadas por Jean-Marc Gounon e Enrique Bernoldi (que no geral foi o mais veloz, com o tempo registrado com o Lamborghini de Vanue Faria). "Meu objetivo não é andar rápido, mas ver as características de cada carro. Andei a maior parte do tempo com tanque cheio. Mas o que eu mais gosto de fazer é pilotar, então passar o dia ao volante destes carros é muito legal", comenta Enrique Bernoldi.
"Foi a primeira vez que fiz este tipo de trabalho. No ano passado acompanhei o (Heinz-Harald) Frentzen fazendo a equalização no Mundial FIA GT1, afinal era do meu interesse, e estou tentando fazer o mesmo aqui, tentando pegar o máximo de dados possíveis para ajudar no equilíbrio de desempenho", acrescenta o piloto. O trabalho conta também com a experiência de Jean-Marc Gounon, piloto de testes oficial da SRO na Europa.
"Os dois pilotos foram fantásticos nas avaliações e as equipes colaboraram bastante entregando carros bem ajustados aos pilotos de testes. O dia foi bastante produtivo, conseguimos aproveitar muito bem o tempo disponível, deixando apenas algumas avaliações para amanhã", analisa o diretor técnico da SRO Latin America, Ivo Sznelwar, membro da Comissão GT. Vale lembrar que os carros começaram os treinos de equilíbrio de desempenho com configurações da GT3 Europeia.
Credito das fotos: Pedro Bicudo
Assessoria de Imprensa – Itaipava GT Brasil
TIAGO MENDONÇA
Tel.: (11) 3045.0836
Cel.: (11) 8331.5464
imprensa@sro-la.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário