Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

terça-feira, 29 de março de 2011

Kart: Gustavo Lima alcança objetivo e fecha Florida Winter Tour entre os "top ten"


Mais do que ter atingido seu principal objetivo – finalizar entre os dez primeiros –, o piloto de Brasília (DF), Gustavo Lima (Rede Brasília de Hospitais | Grupo Acreditar | DMI | Diagnostik) alcançou outras conquistas importantes na última etapa do Florida Winter Tour, um dos mais importantes torneios do kartismo americano, disputada no último final de semana em Ocala, Flórida.

Gustavo, que nos Estados Unidos compete pela equipe americana J3 Competition com chassi Kosmic, teve quatro belas atuações nas duas pré-finais e duas finais disputadas no sábado e domingo (26 e 27). Nas duas corridas de sábado ele terminou em 9º dentre os 34 concorrentes que haviam se classificado para a fase final. E no domingo, quando mais uma vez 34 pilotos foram à pista, Gustavo Lima obteve o 5º lugar nas duas corridas, pré-final e final.

A boa campanha de Gustavo Lima no FWT encerrou-se, assim, com o 7º lugar na tabela final de classificação da categoria Rotax Max Junior, com 729 pontos conquistados, 266 a menos que o obtido pelo campeão Dore Chaponick Jr. Tal pontuação e tal classificação final foram as melhores obtidas por um piloto brasileiro dentre todas as categorias da edição 2011 do Florida Winter Tour, e esta foi uma das conquistas de Gustavo Lima em sua primeira participação em competições fora do Brasil.

Outra importante marca alcançada por Gustavo Lima no FWT foi a de ter sido o melhor estreante dentro da categoria. E, por fim, o jovem piloto foi o melhor brasileiro na categoria Júnior desde a criação da competição em 1999.

Grande desportividade - Um fato acontecido na última final, disputada no domingo, merece uma menção especial. Durante as últimas voltas da corrida, em uma ultrapassagem, houve um toque entre Gustavo Lima e um adversário. O brasileiro ganhou a posição, abriu boa vantagem, agora em 4º, e não recebeu punição por isto, o que se configurou, portanto, em uma atitude considerada desportiva pela direção de prova.

Na última volta Gustavo Lima diminuiu sua velocidade e devolveu a posição. "Eu julguei que havia sido anti-desportivo, tirei o pé e deixei meu concorrente passar", explicou Gustavo aos que não entenderam a súbita diminuição de velocidade, na verdade um gesto de grande desportividade, elogiado por todos.

"Foi uma atitude madura, de um piloto em formação, e que só reforça os valores pessoais e o caráter da pessoa Gustavo Lima", atesta seu pai, Erickson.

Balanço positivo – Além da boa performance nas três etapas e do ótimo 7º lugar entre cerca de 80 pilotos – apenas 34 se classificavam para a fase final de cada rodada –, Gustavo Lima volta dos Estados Unidos com grandes ganhos.

Apenas em seu segundo ano no kartismo, Gustavo Lima (Rede Brasília de Hospitais | Grupo Acreditar | DMI | Diagnostik) tem usado todas as competições de que tem participado para atender seu principal objetivo: aprender o máximo possível.

"O Gustavo voltou com uma bagagem imensa, onde consta o relacionamento com pilotos e equipe de todo o mundo e o conhecimento de novos equipamentos, motores e chassis. Além disso, ele aprendeu muito em todas as corridas que disputou nos Estados Unidos e vem disputando no Brasil", avalia Erickson, o pai de Gustavo Lima. "Queremos agradecer a todos que torceram pelos brasileiros no FWT. Nossos pilotos deram show. E agradecer também a J3 Competition, a seus proprietários Justin e Jim e, principalmente ao mecânico do Gustavo, o Bob. E também ao Dennis Dirani, nosso coach, que tantos ensinamentos prestou. E as equipes brasileiras Roger Motorsport e Dibo Racing", finaliza.

Sul-Brasileiro – Nesta quarta-feira (30) Gustavo Lima desembarca em Curitiba (PR), onde nasceu, para a disputa da etapa de abertura do 14º Campeonato Sul-Brasileiro, que começa na quinta-feira com os primeiros treinos oficiais.

Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer (MTb/RS 14706)
Contato: (51) 8162.8479
Foto: Divulgação

Nenhum comentário: