Medida prevê minimizar o problema de abrasividade da pista
Um teste realizado pela fornecedora oficial de pneus da Stock Car, Pirelli, pretende minimizar a previsão dos chefes de equipe de uma corrida com grandes desgastes dos pneus, considerando o piso abrasivo e a alta temperatura da pista gaúcha de Viamão. "Sem dúvida essa é uma das nossas preocupações para essa prova. Já vimos inúmeras vezes um pneu estourado mudar o curso da prova e tirar título de piloto", diz Ricardo Maurício, que em 2011 perdeu o título antecipado por causa de um pneu furado.
Os testes, segundo a fornecedora, foram realizados nos dias 24 e 25 de abril e define limites rigorosos de cambagem e pressão, com máxima de 3,5 graus na dianteira e 2,0 graus na traseira e pressão mínima nos quatro pneus de 24 psi a frio, com objetivo de alcançar 32 psi a quente. "Esses números são apenas recomendações, já que a cambagem e a pressão utilizada nos pneus mudam todo o setup do carro e estão entre os itens que podem fazer um carro andar melhor ou pior, por isso, fazer a escolha correta é fundamental", diz o chefe da equipe Eurofarma-RC, Rosinei Campos.
Outra mudança anunciada foi o fornecimento de um jogo adicional de pneus exclusivamente para essa etapa, e ainda, o aumento de 20 para 30 minutos o tempo de aquecimento inicial. Com essa ampliação, as equipes poderão aquecer os dois jogos. O segundo será utilizado no pit stop entre as janelas 18 e 24, também alteradas para essa corrida.
Os treinos livres
Na equipe Eurofarma-RC, Max Wilson foi o primeiro a entrar na pista. Com um carro equilibrado, chegou a dominar em alguns trechos e estava com o terceiro melhor tempo quando numa derrapada na curva do laço entrou na caixa de brita causando grandes avarias. Mesmo fora do treino, conseguiu manter a marca do sétimo melhor tempo entre os 31 carros concorrentes. A equipe trabalhou depressa e ele voltou para o treino oficial da tarde, último antes do classificatório, mas fechou em décimo sétimo. "Tivemos que fazer tudo muito rápido, mas não temos mais tempo para fazer novos testes de setup e ver porque, efetivamente, o carro não respondeu tão bem dessa vez", diz o Chefe da Equipe, Rosinei Campos.
Já Ricardo Maurício que ficou apenas com a nona colocação pela manhã, subiu quatro posições.
Classificatório
Depois do acidente com o carro 65 do piloto Max Wilson e com pouco tempo para novos testes, a equipe não conseguiu um bom resultado no classificatório e o piloto vai largar em décimo nono lugar. Ricardo Mauricio, passou para o Q2 e larga em sexto lugar. "Até o classificatório estávamos brigando com um pequena diferença de tempo, mas os adversários abriram uma vantagem muito grande e vamos ter que entender o que houve", diz Meinha, referindo-se a marca de 1:01.800 do pole position, Daniel Serra.
Confira o gride de largada:
1 - Daniel Serra
2 - Cacá Bueno
3 - Atila Abreu
4 - Valdeno Brito
5 - Thiago Camilo
6 - Ricardo Maurício
7 - Duda Pamplona
8 - Júlio Campos
9 - Denis Navarro
19 - Max Wilson
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