Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sábado, 27 de abril de 2013

Rafa Matos faz primeira prova em Tarumã preparado para o que vai encontrar. Pneus são principal preocupação do mineiro da equipe Hot-Car



     Se a tecnologia pode ser uma aliada no automobilismo atual, usá-la se torna praticamente uma exigência para ser competitivo numa categoria equilibrada como Hot-Car. O mineiro Rafa Matos (Bardahl/Ativas/Symantec/IMM Impermeabilizantes/Belvitur) já aprendeu os traçados de muitos autódromos nos Estados Unidos no braço. Como estamos na era dos simuladores, ele pôde conhecer os 3.016m de Tarumã virtualmente, antes de ganhar o asfalto amanhã, nos treinos para a terceira etapa do Brasileiro de Stock Car, que marca o retorno ao local em que tudo começou, há 35 anos – em 1979 a Stock largava pela primeira vez, com os saudosos Opalas. O piloto e a equipe Hot-Car mostram preocupação especial com os pneus, que devem ser os protagonistas do fim de semana.

     “São muitas curvas rápidas para a esquerda e não há como não apoiar o lado direito do carro. Que o desgaste será elevado é algo esperado, mas além das regulagens que já estamos preparando, a Pirelli também deve indicar limites de cambagem e pressão para evitar problemas. O fundamental será ter um carro que mantenha o rendimento constante ao longo da prova, ainda que seja adotada a troca obrigatória dos pneus”, diz Rafa, que vê alguns fatores positivos na experiência que teve nos ovais norte-americanos. “Ao menos tenho uma ideia de como o carro se comportará e, dentro do que é possível mexer ao longo da prova, penso que terei alguns recursos para trabalhar”.

    O otimismo para a corrida é justificado e a expectativa é de, pela primeira vez, garantir um lugar entre os 10 primeiros na qualificação de sábado (27). “Depois das duas primeiras etapas já sabemos o que não fazer e acredito que temos uma base muito boa para evoluir. Resta agora confirmar na pista”. Na terça-feira, em Belo Horizonte, Rafa foi atração do programa “Esportes pelo Ar”, da Inconfidência AM, uma das mais populares emissoras do estado. Em meio à jornada esportiva, ele falou sobre a experiência na Stock, os desafios da carreira e respondeu às curiosidades dos ouvintes.

Brasileiro de Stock Car
Terceira etapa: Tarumã (RS)

Programação
Sábado (27)
7h35 às 7h50        Shakedown
8h às 9h05        1º Treino livre (Grupo 1)
9h15 às 10h20        1º Treino livre (Grupo 2)
11h50 às 12h55:     2º Treino livre (Grupo 1)
13h05 às 14h10:     2º Treino livre (Grupo 2)
16h às 16h50        Treino classificatório

Domingo (28)
11h    Corrida    (40 min  + 1 volta)


Rafa Matos conta com o patrocínio de Bardahl, Ativas/Symantec, IMM Impermeabilizantes e Belvitur


Rafa Matos
Contato para entrevistas e maiores informações
Rodrigo Gini
imprensarafamatos@gmail.com
(31)9616-4179

Nenhum comentário: