Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sexta-feira, 26 de abril de 2013

SHELL RACING ESPERA RECORDE NO CIRCUITO MISTO MAIS RÁPIDO DA STOCK CAR





Valdeno Brito destaca a expectativa de melhora de tempo em mais de dois segundos na pista cuja média horária será perto de 180 km/h

No circuito onde disputou a sua primeira corrida, a Stock Car tem tudo para fazer a corrida mais rápida de sua história. A terceira etapa da temporada será disputada em Tarumã, na região metropolitana de Porto Alegre, e a expectativa da equipe Shell Racing é que os carros sejam de 2 a 3 segundos mais rápidos que no ano passado, fazendo com que a média horária chegue a impressionantes 180 km/h. Esta é uma velocidade compatível com a praticada em Brasília, onde a categoria corre em um circuito de anel externo (com apenas 4 curvas para o mesmo lado).

"Após conversar com meus engenheiros e mecânicos, acredito que o tempo de volta pelo traçado da pista de Tarumã deve ser reduzido em pelo menos dois segundos, podendo ser até mais, o que é muito significativo para um traçado misto de 3 km de extensão", falou Valdeno Brito, que está quarto no campeonato com 37 pontos, apenas quatro do líder Daniel Serra.

Tal melhora é explicada por conta de novo fornecedor de pneus, a Pirelli, cujos compostos tornaram os carros mais rápidos ao proporcionar mais aderência. Com isso, o consumo também aumentou, e assim a Stock Car em 2013 volta a ter o reabastecimento obrigatório durante a corrida com o Shell V-Power etanol, fornecido pela Raízen a todas as equipes.

"A estratégia terá um papel crucial nesta etapa. No ano passado, os pilotos não eram obrigados a fazer parada nos boxes, então valia a pena ficar na pista mesmo com um excessivo desgaste de pneus. Agora, mesmo com o novo fornecedor, a pista de Tarumã deverá consumir bastante os compostos, e com a parada obrigatória vai estimular que muitos carros aproveitem para trocar pneus", diz Rodolpho Mattheis, chefe da equipe Shell Racing.

Valdeno Brito também está empolgado em voltar a competir na histórica pista de Tarumã. "Gosto muito do circuito, onde já conquistei dois pódios. A expectativa é poder somar mais pontos e poder continuar brigando pela liderança do campeonato", concluiu o paraibano, que ano passado, quando também corrida pela Shell Racing, venceu duas vezes (Curitiba e Cascavel) e foi disputou o título até a última etapa.

Todos os treinos livres, inclusive o classificatório, serão no sábado (27). A definição do grid de largada começa às 16h e a largada às 11h de domingo (28), todas com transmissão ao vivo e em HD pelo Sportv. A TV Globo exibe compacto da prova no Esporte Espetacular no domingo seguinte, dia 05/05.

Sobre a Raízen

A Raízen é a empresa resultante do processo de integração de parte dos negócios da Shell e Cosan. A empresa está entre as cinco maiores companhias do Brasil em faturamento. Com 24 unidades de produção, a Raízen tem capacidade para produzir 2,2 bilhões de litros de etanol por ano, 4,4 milhões de toneladas de açúcar e 900 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana. A Raízen possui 57 terminais de distribuição e comercializa aproximadamente 21 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte e indústria e para a sua rede formada por 4.700 postos de serviço com a marca Shell. No Brasil, a Raízen está presente nas principais categorias do esporte a motor, por meio da marca Shell V-Power, como na Fórmula 1, Stock Car e Fórmula Indy. 

Programação, Stock Car, 3ª etapa:

Sábado, dia 27/abril:
07h35 - 07h50: Shakedown
08h00 - 09h05: 1º Treino livre - (1º grupo)
09h15 - 10h20: 1º Treino livre - (2º grupo)
11h50 - 12h55: 2º. Treino livre - (1º. Grupo)
13h05 - 14h10: 2º. Treino livre - (2º. Grupo)
16h00 - 16h50: Classificação

Domingo, dia 28/abril:
11h00: Largada (40 min de prova + 1 volta)
12h15 - 13h15: Visitação boxes

Classificação do campeonato após 2 etapas:

1º) Daniel Serra, (Red Bull Racing/Chevrolet), 41 pontos
2º) Cacá Bueno, (Red Bull Racing/Chevrolet), 40
3º) Ricardo Mauricio, (Eurofarma RC/Chevrolet), 38
4º) Valdeno Brito, (Shell Racing/Peugeot), 37
5º) Max Wilson, (Eurofarma RC/Chevrolet), 29
6º) Tuka Rocha, (BMC Racing/Chevrolet), 25
7º) Átila Abreu, (Mobil Super Pionner Racing/Chevrolet), 22
8º) Thiago Camilo, (Ipiranga-RCM/Chevrolet), 20
9º) Allam Khodair, (Vogel Motorsport/Chevrolet), 17
10º) Galid Osman, (Ipiranga-RCM/Chevrolet), 6
11º) Ricardo Zonta, (BMC Racing/Chevrolet), 15
12º) Luciano Burti, (Boettger Competições/Peugeot), 13
13º) Fabio Fogaça, (Vogel Motorsport/Chevrolet), 13
14º) Sergio Jimenez, (Voxx Racing Team/Peugeot), 12
15º) Rafa Matos, (Hot Car Competições/Chevrolet), 11
16º) Rodrigo Sperafico, (Prati-Mico's Racing/Chevrolet), 11
17º) Julio Campos, (Prati-Mico's Racing/Peugeot), 10
18º) Lico Kaesemodel, (Boettger Competições/Peugeot), 10
19º) Marcos Gomes, (Carlos Alves Competições/Chevrolet), 8
20º) Denis Navarro, (Voxx Racing Team/Peugeot), 8
21º) Ricardo Sperafico, (Officer ProGP/Chevrolet), 7
22º) Nonô Figueiredo, (Mobil Super Pionner Racing/Chevrolet), 7
23º) Diego Nunes, (RC3 Bassani/Peugeot), 5
24º) Popó Bueno, (Shell Racing/Peugeot), 5
25º) Wellington Justino, (Hot Car Competições/Chevrolet), 4
26º) Vitor Genz, (Gramacho Competições/Peugeot), 3
27º) Rubens Barrichello, (Full Time Competições/Chevrolet), 2
28º) Duda Pamplona, (Officer ProGP/Chevrolet), 1
29º) Alceu Feldmann, (Full Time Competições/Chevrolet), 0
30º) Beto Cavaleiro, (Hanier Racing/Peugeot), 0
31º) David Muffato, (Carlos Alves Competições/Chevrolet), 0
32º) Felipe Lapenna, (Hanier Racing/Peugeot), 0
33º) Patrick Gonçalves, (RC3 Bassani/Peugeot), 0
34º) Rodrigo Pimenta, (Gramacho Competições/Peugeot), 0






RF1

Nenhum comentário: